Depois de dois anos de quebras significativas nas operações turísticas, 2022 afirma-se como o ano da recuperação.
De acordo com os dados publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o “crescimento acentuado” do consumo privado e a “forte recuperação” da atividade turística impulsionaram a economia portuguesa para um crescimento de 11,9% em termos homólogos no primeiro trimestre deste ano.
No caso específico do Turismo, o INE refere que, no primeiro trimestre deste ano, esta atividade tão importante para a economia de milhões de portugueses cresceu 206,7% em termos homólogos (-121,5% no trimestre anterior e -62,9% no 1º trimestre de 2021).
Este regresso em força do turismo é uma excelente notícia não só para quem já tem negócios na área, como também para todos os empreendedores que estão a pensar investir na atividade turística e aproveitar o boom de turistas no verão 2022.
Como o Turismo é uma área em constante evolução, e todos os anos surgem novas tendências, de forma a ajudar todos aqueles que desejam investir, vamos dar-lhe a conhecer 10 ideias criativas de turismo que se assumem como excelentes oportunidades de negócio. Venha daí!
Turismo: ideias inovadoras de oportunidade de negócio
Sem qualquer preocupação de organizarmos a nossa lista por critérios de importância, eis 10 boas ideias empreendedoras de Turismo:
1. Guia turístico
Mais turistas significa, invariavelmente, mais pessoas a solicitarem o serviço de guias turísticos. Se fala mais do que uma língua estrangeira, é conhecedor da história da sua cidade e conhece bem o terreno, esta é uma boa forma de começar um pequeno negócio ligado ao turismo.
Crie um site, e/ou páginas nas redes sociais, para anunciar os seus serviços e permitir que potenciais clientes agendem a sua visita e efetuem o pagamento, quer seja através do próprio site, ou de uma página segura.
Pela sua importância para qualquer negócio (online ou offline), é necessário que ofereça meios de pagamento adequados aos hábitos e necessidades dos seus clientes no seu site ou páginas das redes sociais, caso decida vender os seus serviços de guia turístico sem site.
De modo a que o seu negócio ofereça os mais inovadores meios de pagamento aos seus clientes, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.
Comecemos pelo REDUNIQ E-Commerce. Esta solução pode ser totalmente integrada no seu site online, o que permite à sua loja virtual receber pagamentos online com cartões débito e crédito, de clientes de todo o mundo, das marcas internacionais Visa e Mastercard, por MB WAY e referência Multibanco, sem custos de adesão nem mensalidade
Já se a sua ideia é vender online sem site através das redes sociais ou de marketplaces, o REDUNIQ@Payments é a mais indicada. Para além de não ter custos de adesão, custos fixos ou mensalidade, esta solução chave na mão não exige integração permitindo-lhe receber pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY e com cartões, Visa e Mastercard.
Para além da componente online, de forma a captar mais clientes, estabeleça parcerias com hotéis, hostels ou agências de viagem para que estes indiquem os seus serviços aos turistas.
2. Restaurante/Bar
Ainda que não seja propriamente original, um restaurante ou um bar são negócios que fazem parte da cadeia de valor empresarial da indústria do turismo. Para dar um toque de criatividade ao negócio, pode apostar em street food e vender as suas iguarias numa carrinha clássica (uma “pão de forma”, por exemplo) decorada de forma apelativa, ou abrir um restaurante/bar os petiscos típicos da sua zona são a especialidade, neste último caso pode ainda juntar animação com música ao vivo de artistas locais.
Para o ajudar a vender mais, e oferecer aos seus clientes uma experiência ainda mais satisfatória, ofereça meios de pagamento contactless inovadores, como o terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que o seu restaurante/bar/roulotte aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.
3. Negócio de táxis e autocarros
Ainda que envolva um investimento inicial de alguma evergadura, e alguns processos burocráticos, com a subida do preço dos combustíveis cada vez mais pessoas irão preferir ser transportadas de táxi, o que levará a um aumento da procura por estes serviços, especialmente à saída de aeroportos e estações de comboio.
À semelhança do que acontece nos restaurantes/bares, a REDUNIQ dá uma ajuda no crescimento e gestão do negócio através app omeutáxi que, na prática, é uma aplicação certificada pela autoridade tributária que permite que os taxistas usufruam de um sistema de faturação “ao volante” a partir do terminal REDUNIQ Smart.
Para além de permitir a emissão de faturas, a omeutáxi app oferece aos taxistas a possibilidade de terem um negócio mais móvel e digital, e receberem, com maior segurança e simplicidade, pagamentos por cartão das principais marcas nacionais e internacionais, por contactless, e ainda através do telemóvel (MB Way, Apple Pay e Google Pay).
Caso deixe cair a ideia do táxi, pode apostar num negócio de autocarros que leve os turistas a visitar pontos turísticos na sua cidade.
4. Empresa de consultoria em viagens e turismo
Caso tenhas qualificações e experiência na área do turismo, a consultoria pode afirmar-se como um negócio próspero e lucrativo na indústria de viagens e turismo.
A lista de clientes a quem pode oferecer os seus serviços é extensa e pode incluir empresas, agências governamentais ou turistas individuais.
5. Aluguer de veículos
Um negócio de aluguer de veículos para transporte de turistas em território nacional ou para tours panorâmicos é sempre viável e lucrativo. Para além dos tradicionais carros, pode apostar em scooters ou tuk tuks.
O ponto principal é conduzir uma pesquisa de mercado prévia para saber o que os turistas esperam ou podem necessitar quando visitam a zona onde pretende operar.
Depois, tal como acontece com os negócios de guia turístico, é necessário criar um site ou anunciar os seus serviços nas redes sociais, garantir meios de pagamento acessíveis e adaptados e posicionar seu negócio num local que seja visível para os turistas.
6. Negócios de fotografia
Apesar de hoje em dia toda a gente conseguir tirar fotografias através do seu smartphone, o Instagram vei fazer com que muitos turistas procurem captar os melhores momentos das suas viagens, com recurso a fotografos profissionais, para posteriormente as capitalizar nas suas páginas pessoais.
Assim, caso seja um fotógrafo profissional ou tenha bons conhecimentos de fotografia, pondere a possibilidade de abrir o seu próprio negócio. Para além do necessário marketing online, pode tentar associar-se a uma empresa de viagens e/ou tours para se tornar um dos seus fotógrafos oficiais.
7. Serviços de entrega de bagagens
De forma a evitar que os turistas se tenham de preocupar com os sempre aborrecidos momentos de espera no carrossel de bagagens e verificações de segurança, pode começar um negócio de entrega de bagagens que agilize todo o processo por eles.
Tudo o que o cliente terá de fazer é arrumar as suas roupas de viagem e demais pertences dentro da mala, uma vez que a empresa de entrega de bagagens fica encarregue de levar e guardar a bagagem em seu nome. Para além disto, uma empresa deste tipo também ajuda na codificação do conteúdo online para que o proprietário possa atualizar a sua mala para outra viagem.
8. Serviço de boas-vindas
O serviço de boas-vindas traduz-se na recepção de turistas numa cidade turística e, por sua vez, na disponibilização de informações úteis, amostras de produtos provenientes de empresas locais e outros tipos de oportunidades que estão disponíveis na cidade.
Para além da facilidade em estabelecer parcerias com entidades institucionais e empresariais da cidade, este é um negócio que requer pouco ou nenhum capital inicial.
9. Lavandarias self-service
Sejam ou não turistas, todas as pessoas querem roupas lavadas e é aí que surgem as lavandarias self-service.
Como o nome indica, uma lavandaria self-service é uma lavandaria onde as pessoas podem pôr a lavar e secar a sua roupa de forma autónoma, rápida e barata.
Este é um negócio lucrativo, especialmente se a lavandaria self-service estiver localizada numa área onde existam muitos hostels ou alojamentos locais.
10. Loja de souveniers (online e offline)
Os turistas querem sempre levar consigo, para o país ou zona de origem, uma lembrança física das suas viagens, por isso, é inevitável que na nossa lista conste a loja de souveniers física, e a uma possível extensão da mesma online.
Ao artesanato local, presentes exclusivos e roupas nativas da sua cidade, pode ainda dar o seu toque pessoal e vender também produtos feitos por si.
Tenha em mente que a sua loja de souveniers deve estar bem localizada e ter uma aparência atraente.
Caso decida criar uma extensão online da loja através de um site ou de uma página nos marketplaces das redes sociais, tenha em especial atenção o display (imagem do site/página), funcionalidade e usabilidade, utilize estratégias de marketing diversificadas (email marketing, newsletters, anúncios pagos, etc.) e aposte em meios de pagamento online que diminuam o atrito na hora da compra e que se adaptem às necessidades dos consumidores, como é o caso do REDUNIQ@Payments (no caso de vender sem site) e do REDUNIQ E-Commerce (vendas através de site).