“Vender por WhatsApp. Aceita?” Este é o desafio que a REDUNIQ faz aos negócios, ao permitir a possibilidade de receberem os seus pagamentos por WhatsApp através da solução REDUNIQ @Payments.
Se, até aqui, o REDUNIQ @Payments permitia que os clientes enviassem o link para pagamento apenas por e-mail, agora já o podem fazer também por WhatsApp e SMS respondendo, assim, de forma simples e inovadora, aos novos hábitos de pagamento dos consumidores. O consumidor, por seu lado, tem a garantia de que a transação é completamente segura e os seus dados são protegidos dado que o seu pagamento é feito numa página segura da REDUNIQ.
A incorporação dos pagamentos por WhatsApp na solução REDUNIQ @Payments vai ao encontro de uma tendência que, com a pandemia e o obrigatório confinamento, se transformou numa necessidade. Os tempos de confinamento ditaram um célere reconfigurar dos comportamentos de consumo dos portugueses. Impossibilitados de aceder a lojas físicas (que em setores como a moda estavam encerradas), os portugueses viraram-se para as compras online.
Num contexto de digitalizações da vida quotidiana (trabalho, educação ou entretenimento p.ex.), o e- commerce e o home-delivery aceleraram. Este crescimento de vendas e compras à distância foi particularmente relevante no retalho alimentar, nos eletrodomésticos & tecnologia e na restauração com os comerciantes, e novos empreendedores, a apostarem seriamente no canal online. Para se ter uma ideia da dimensão deste novo paradigma, quando se compara abril de 2020 com o período homólogo, as vendas online em lojas de retalho registaram um aumento de 241% na faturação, e um aumento de 25% no ticket médio (passando de 90,24€ para 112,73€) segundo o relatório elaborado pela solução de conhecimento REDUNIQ Insights.
Com o advento, ou solidificação, do digital enquanto marketplace, as redes sociais tornaram-se, ainda mais do que anteriormente, locais de excelência para a venda de bens e serviços. Com maior ou menor preparação para abraçar esta nova forma de comércio, a realidade mostrou aos comerciantes que redes sociais como o Instagram, o Facebook ou o WhatsApp podem ser excelentes plataformas para quem quer entrar no comércio online sem que para isso tenha de ser detentor de uma loja/site profissional.
É aqui que entra o REDUNIQ @Payments, agora reforçado pela funcionalidade que permite o pagamento por WhatsApp.
Criada para negócios (com ou sem website) que pretendam aproveitar as potencialidades do digital para alavancar as vendas à distância e receber pagamentos online, esta solução permite a esses agentes económicos aceitarem pagamentos com cartão à distância, de forma simples, prática e segura, mesmo que as vendas se processem pelas redes sociais.
Como funciona o pagamento por WhatsApp da REDUNIQ @Payments?
O novo perfil de comerciante e o novo perfil de consumidor encontra a sua síntese neste serviço inovador em Portugal que permite a qualquer negócio, de forma prática, vender online mesmo que sem um site e aceitar pagamentos de vendas à distância através de um simples link. Com a adição da nova funcionalidade, tudo isto torna-se ainda mais simples dado que o link de pagamento pode ser enviado diretamente por WhatsApp ou SMS aumentando a rapidez e intuitividade da transação.
Em termos simples, o negócio adere ao serviço e tem acesso a um backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. O cliente recebe a mensagem, clica no link e entra numa página segura de pagamento. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente, com a confiança de ter já o pagamento realizado.
Após a receção do link para pagamento pelo cliente, este será redirecionado para uma página segura da REDUNIQ onde colocará os seus dados e efetuará o pagamento das compras. Validados os dados e autorizado o pagamento pelo banco emissor, a transação é realizada. Todos os pagamentos efetuados serão creditados na conta do comerciante no prazo máximo de dois dias úteis, após a data do pagamento.
O comerciante que aderir ao REDUNIQ @Payments passa a poder aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito (sistemas Visa e Mastercard) num montante máximo de cada transação por cartão/dia de 5.000€ para um total diário de 10.000€. Esta solução de pagamentos reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante sobre a página.
O dia-a-dia do seu negócio com pagamentos por WhatsApp
À semelhança da população chinesa e do seu Wechat (a maior rede social em todo o mundo) que lhes permite aliar as redes sociais aos pagamentos, os negócios portugueses passam, com os pagamentos por WhatsApp da REDUNIQ @Payments, a poderem disponibilizar aos seus clientes uma forma de pagamento rápida, simples e segura de, por exemplo, uma reserva de mesa num restaurante ou de uma consulta médica através do WhatsApp.
Para além de não ter mensalidades, receitas mínimas, custos de adesão e não necessitar de integração ou desenvolvimento, esta nova solução da REDUNIQ permite aos comerciantes fazerem do WhatsApp o centro nevrálgico do seu negócio como receber encomendas, confirmar pedidos, expedir artigos e processar pagamentos por link.
Restauração
Um restaurante pode receber, por exemplo, uma reserva via telefone com o cliente e pedir o pagamento da reserva via WhatsApp, E-mail ou SMS.
Hotelaria
Através do WhatsApp uma unidade hoteleira pode, para além de permitir que os clientes possam fazer reservas, também ir fazendo os consumos adicionais durante a estadia do cliente, enviar os menus (room service, massagens, acesso a spa, etc) e ainda dar-lhe a opção de fazer logo a reserva e pagamento.
Retalho
Os retalhistas passam a poder enviar uma mensagem a confirmar os artigos pedidos com o link de pagamento dos mesmos por WhatsApp, podendo receber pagamentos de cartões emitidos em todo o mundo e simplificando o processo de envio de link para o seu cliente, que pode aceder diretamente a uma página de pagamento segura e, após o pagamento ser efetuado, o retalhista pode receber notificação do pagamento, facilitando a confirmação das várias encomendas.
Saúde
Clínicas, hospitais ou gabinetes médicos privados podem receber pedidos de consulta via mail, site ou telefone e enviar, de forma rápida e segura, o link de pagamento. Ao utilizarem o pagamento por WhatsApp ou SMS, isto irá permitir-lhes ter um histórico mais simplificado do cliente ao comunicar com ele numa só plataforma.
Segurança
Tal como todos os pagamentos online feitos através da REDUNIQ, os pagamentos por WhatsApp são feitos com o protocolo 3D Secure, da Visa e Mastercard que, através de autenticação forte, traz segurança às vendas à distância. Não só a transação é feita com simplicidade e segurança como o negócio, ao assumir-se como cliente REDUNIQ, tem a certeza que está a cumprir todas as regras dos sistemas internacionais.
Ainda em relação à segurança, é importante sublinhar que a REDUNIQ foi o primeiro acquirer nacional, e até agora único, a receber a certificação do PCI-DSS (Payment Card Industry Security Standards Council), uma entidade independente criada pelos principais sistemas de pagamento internacionais (Visa, Mastercard, Discover, JCB e American Express), em 2006.
A certificação PCI-DSS tem como finalidade assegurar a confidencialidade e integridade dos dados sensíveis associados à utilização de cartões pelos seus titulares, salvaguardar os comerciantes de consequências financeiras e reputacionais resultantes da quebra de confidencialidade e uniformizar os requisitos de segurança a cumprir por todos os intervenientes na área dos pagamentos.