Num mundo em que os pagamentos são cada vez mais digitais, é natural que se já se tenha perguntado como é que uma transação através de contactless e carteiras digitais se processa.
Apesar de, provavelmente, estar mais interessado que o dinheiro das vendas, que o seu negócio recebe através de meios digitais, vá parar à sua conta bancária, a verdade é que para que todo esse processo se realize de forma segura, prática e rápida, têm de entrar em campo o chamado adquirente.
Quem é o adquirente e qual a sua função, são perguntas a que lhe vamos dar resposta já de seguida.
Adquirente: o que é?
O adquirente ou “acquiring bank” é, na prática, o desbloqueador de todo o processo envolvido numa transação, isto é, é a entidade que zelará para que o seu negócio receba o valor correspondente às vendas que fez.
Ao estabelecer contratos com os principais emissores de cartões do mercado, p.e. Visa e Mastercard, o adquirente vai permitir que um negócio, online ou físico, receba os frutos financeiros resultantes dos pagamentos com cartões de crédito e débito utilizados pelos seus clientes.
Assim, de forma sintética, o adquirente funciona como elo de ligação entre negócio e entidades bancárias, tendo a seu cargo a responsabilidade de receber o dinheiro que o banco do cliente autoriza a ser transferido no ato de pagamento com cartão e transferi-lo para a conta bancária do negócio.
REDUNIQ, único adquirente português com certificado PCI-DSS
Este é o trabalho da REDUNIQ, único adquirente português com o certificado PCI-DSS, o que garante a negócios e clientes que os seus dados pessoais e dinheiro estão sempre salvaguardados, algo essencial a para que a REDUNIQ tenha este certificado.
De notar que, para além de adquirente, a REDUNIQ é também um fornecedor de meios de pagamentos online e pagamentos físicos, como é o caso dos REDUNIQ@E-Commerce e REDUNIQ@Payments (meios de pagamento online) e dos TPA REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft (meios de pagamento físicos contactless), o que torna toda a gestão do seu negócio mais ágil e eficaz.
Exemplo Prático
Imaginemos que tem um negócio online de vestuário equipado com a solução chave na mão REDUNIQ@Payments e um cliente acaba de concluir a compra de umas calças.
Neste caso, se a transação for autorizada, receberá o pagamento na sua conta bancária no dia seguinte, mas se, por alguma razão, a transação não for autorizada, a REDUNIQ irá informá-lo de imediato da razão porque o pagamento não foi realizado, para que tome as medidas necessárias à resolução do problema.
Como se pode perceber, o papel dos adquirentes como é o caso da REDUNIQ, é extremamente importante para o regular funcionamento dos negócios, em especial, no que concerne aos pagamentos.
Adquirente e Subadquirente: diferenças
Para além dos adquirentes, existem ainda os subadquirentes, entidades em que o adquirente e o fornecedor de meios de pagamento são diferentes.
Neste caso, o processo será um pouco mais lento, já que o meio de pagamento do seu negócio terá de conectar-se a um adquirente que, por sua vez, vai enviar uma solicitação à emissora de cartões para autorizar o pagamento.
Neste ponto, o pedido segue para o banco emissor do cartão do cliente que irá verificar a existência de crédito suficiente na conta para a conclusão da transação. Assim que o pagamento for autorizado, o adquirente fará a reserva dos fundos (menos o custo da transação) na conta do retalhista e o dinheiro acabará por ser lá depositado em poucos dias.