Como aumentar as vendas do seu negócio com subscrições?

A Internet e, sobretudo, o advento do comércio eletrónico, vieram dar aos negócios a oportunidade de desenvolverem novas estratégias de venda para cativarem um mercado cada vez mais volátil e difícil de fidelizar clientes. Uma delas é a subscrição de produtos ou serviços online.

De acordo com um estudo da Sell Courses Online, o mercado global de subscrições está a crescer mais de 65% por ano estimando-se que, em 2026, atinja uma dimensão global na ordem dos 904,28 mil milhões de dólares.

Os números não enganam, modelos de negócio por subscrição são uma grande e profícua oportunidade de a sua empresa garantir receitas mais regulares e uma taxa de fidelização de clientes mais alta.

Por que o modelo de subscrição está em alta?

O que faz com que, como referem Tien Tzuo e Gabe Weisert, autores do livro Subscribed: Why the Subscription Model Will Be Your Company’s Future – and What to Do About It, as empresas que apostam em modelos de subscrição cresçam 9 vezes mais do que aquelas que fazem parte do índice Standard & Poor’s 500?

A resposta é relativamente simples, mas exige a análise de diversos factores.

Entre eles, por exemplo, encontram-se a capacidade de, através da subscrição, as empresas conseguirem personalizar a experiência de compra dos seus clientes oferecendo-lhe, neste sentido, produtos e serviços que vão ao encontro das suas necessidades no momento oportuno.

Além disto, a facilidade de acesso à subscrição e a redução de custos iniciais e com a manutenção, acabam por cativar empresas e clientes por modelos de vendas deste tipo.

Uma vez que os modelos de subscrição prevêem que o consumidor tenha de deixar alguns dados pessoais junto da empresa no momento da subscrição, isto irá permitir à organização conhecer melhor os desejos e necessidades dos seus clientes e, dessa forma, conseguir oferecer-lhes uma experiência de compra em linha com as suas expectativas.

Benefícios das subscrições para o seu negócio

Criar e impor uma estratégia de marketing baseado em subscrições, pode trazer enormes benefícios não só ao seu negócio, como também aos seus clientes.

Assim, entre as principais vantagens das assinaturas para empresas e seus clientes, contam-se:

Obter um fluxo de caixa mais regular e, por isso, previsível

No momento em que várias empresas se debatem com grandes dificuldades de liquidez, criar uma estratégia de subscrições vai ajudá-lo a manter um fluxo de caixa regular que trará uma maior previsibilidade em termos de receitas à sua empresa.

Maior taxa de fidelização de clientes

A fidelização de clientes com subscrições é, sem dúvida, uma das grandes vantagens para o seu negócio.

Ao utilizarem, de forma consistente, um produto ou serviço que lhes ofereça benefícios, os clientes tendem a desenvolver um maior sentimento de lealdade à marca e, consequentemente, a procurem-na quando necessitarem de efetuarem as suas compras.

Oferta de uma jornada de compra mais atrativa

A par de meios de pagamento online em linha com as necessidades dos clientes e com a dimensão do negócio, as estratégias para implementar subscrições devem ser uma forma de tornar a jornada de compra do cliente mais rápida, cómoda e eficiente, uma vez que quanto menor atrito existir durante o processo de aquisição, melhor será a sua experiência e mais tentado a regressar ele estará.

Como implementar um modelo de subscrição eficiente?

Não será um exagero muito grande dizermos que os modelos de negócio por subscrição vieram para ficar, contudo, para que as empresas possam deles tirar os dividendos esperados, é importante que, antes de mais, a criação de uma estratégia deste tipo seja acompanhada de uma mudança nos processos internos do negócio e da implementação de sistemas de informação que consigam, em tempo útil, responder às necessidades dos consumidores atuais.

Na prática, isso passa por coisas tão distintas como a utilização de técnicas de marketing digital e de e-business eficientes, como também meios de pagamento online ajustados aos hábitos de consumo dos seus clientes e à dimensão do negócio.

5 passos para aumentar as vendas do seu negócio com subscrições

Feito este pequeno apontamento, é altura de o ajudar a perceber como aumentar as vendas do seu negócio com subscrições através de cinco simples passos.

1º Passo: Procure identificar os produtos/serviços que melhor se adequam a um modelo de subscrição

Da análise do inventário da sua empresa, deve sair um produto/serviço passível de ser adquirido regularmente pelos consumidores. Neste sentido, pode começar a fazer a triagem escolhendo artigos que, numa base mensal ou trimestral, têm mais procura.

2º Passo: Defina o plano e o preço de subscrição

Para que o modelo de subscrição se mostre efetivo, é importante que os subscritores ganhem alguma coisa com isso, razão por que o preço dos produtos e serviços incluídos no pacote seja mais baixo e dê acesso a outras vantagens.

Ainda neste campo, pondere criar planos de subscrição que sejam flexíveis, personalizáveis e se adaptem ao volume de compras efetuado pelo cliente.

Por exemplo, os planos podem ser escalonados de acordo com o grau de fidelização do cliente começando num nível de principiante e escalando até um nível para clientes mais antigos com ofertas exclusivas.

3º Passo: Adeque os seus meios de pagamento ao plano de subscrições

Para poder colher os frutos que irão advir do aumentar das vendas com subscrições, é importante que tenha ao seu dispor, na sua plataforma de comércio eletrónico, métodos de pagamento não só adequados ao meio online, como adaptados às necessidades dos seus clientes.

Nesta área, preste atenção à solução REDUNIQ@E-Commerce que, na prática, se destina a quem vende através de site e oferece, mediante um processo de integração simples e sem custos de adesão, que os seus clientes efetuem pagamentos online com cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard) de todo o mundo, e à solução REDUNIQ@Payments.

Esta última solução foi concebida a pensar nos muitos negócios que foram surgindo na Internet que vendem sem site através das redes sociais e oferece aos seus clientes a possibilidade de estes pagarem as suas compras por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard, através de um link de pagamento.

Além disto, a solução REDUNIQ@Payments permite pagamentos recorrentes, ou seja, se o seu negócio requer a cobrança automática de mensalidades ou prestações, basta que o seu cliente autorize o primeiro pagamento e todos os seguintes serão cobrados da mesma forma, sem complicações nem surpresas.

4º Passo: Comunique os planos de subscrições de forma multicanal

Para que os consumidores fiquem a par dos seus planos de subscrição, é essencial aproveitar os canais à sua disposição para comunicar este novo serviço, e as suas vantagens, de modo cativante.

Entre outros, faça campanhas de e-mail marketing, aproveite as redes sociais para explorar o marketing de conteúdo e o marketing de influência e pondere apostar em banners publicitários no seu site ou em sites com grande tráfego.

Pondere, igualmente, oferecer incentivos iniciais para estimular a adesão, como descontos ou brindes exclusivos.

5º Passo: Procure simplificar o processo de adesão

De modo a garantir uma fácil e simples migração da sua base de clientes habitual para os planos de subscrição que está a oferecer, é importante que garanta que todas as informações relativas à adesão, como os pagamentos e os produtos, sejam claras e transparentes.

Dicas para fidelizar clientes com um serviço de subscrição

Como vimos, a fidelização de clientes é um dos grandes objetivos de um plano de subscrição, mas para que ele funcione na perfeição, tome nota destas três dicas:

Procure conhecer o seu cliente

Quem são, o que valorizam e os que os motiva a fazer negócio consigo? Ao responder a estas três perguntas, estará mais perto de conhecer os seus clientes e oferecer-lhes um serviço mais personalizado e atraente;

Ofereça recompensas atrativas

Para que o seu programa de subscrições chame a atenção do consumidor, procure oferecer-lhe recompensas que este considere atrativas.

Entre outros benefícios, ofereça descontos em produtos, acesso a serviços especiais e exclusivos ou até bilhetes para eventos de música ou desporto.

Crie um sistema de pontos

Pela sua simplicidade, um sistema de pontos pode ser um excelente chamariz para os consumidores. Por exemplo, por cada euro gasto na sua loja, o cliente poderá acumular pontos que, atingindo um determinado volume, podem ser convertidos em descontos ou prémios.