Tendências de Automação: como a tecnologia pode aumentar a eficiência?

Na era da economia digital, não há tempo para erros sob pena de os negócios perderem mercado e competitividade.

Felizmente, os avanços tecnológicos da última década e aqueles que estão, neste momento, a dar os primeiros passos na sua aplicação prática, permitem às empresas:

  • reduzirem os desperdício
  • diminuírem o atrito na sua relação com os clientes
  • aumentarem a sua eficiência conduzindo a uma maior faturação

Que avanços tecnológicos são esses que colocam as empresas no caminho da automação dos seus processos e que vantagens estas podem aportar aos seus negócios, são os temas das linhas que se segue.

Venha perceber como preparar o seu negócio para os desafios do século XXI!

Como aumentar a eficiência com tecnologia: as últimas tendências em automação comercial

Entre as grandes tendências em automação comercial do momento, estas cinco tecnologias são as que mais destaque têm:

Pagamentos Móveis e Digitais

Os hábitos de consumo alteraram-se e trouxeram com eles novas exigências no que toca aos pagamentos online e pagamentos físicos (presenciais).

Tal como está a acontecer em outras áreas, a experiência do consumidor nas compras online tem inspirado um conjunto de desenvolvimentos tecnológicos com vista a oferecer aos retalhistas tradicionais soluções que lhe permitam oferecer menos atrito no momento do checkout de pagamento e uma jornada de compra mais satisfatório aos seus clientes.

Isto é particularmente importante no chamado mobile commerce, ou seja, nas compras através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Por exemplo, na REDUNIQ, os retalhistas com negócios mais tradicionais encontram uma inovação tecnológica verdadeiramente revolucionária que alia o melhor da tecnologia digital à mobilidade: o POS REDUNIQ Soft.

Na prática, esta solução de pagamentos consiste numa aplicação móvel que o negócio poderá instalar no seu smartphone ou tablet e que lhe permite passar a receber pagamentos por cartão, por contactless, Google Pay, Apple Pay ou MB WAY (por QR Code, número de telemóvel ou NFC), de forma imediata, sem que o cliente tenha de se deslocar à loja.

Assim, com esta tecnologia de pagamentos, o retalhista pode alcançar os seus clientes, independentemente da hora ou local onde se encontrem, garantindo-lhes uma experiência de compra mais satisfatória, ágil e personalizada.

IA (Inteligência Artificial)

A IA não se resume ao famoso ChatGPT.

Entre as suas milhares de utilizações, a IA, quando aplicada ao comércio, permite aos retalhistas uma automação de processos de atendimento ao cliente, uma análise dos dados mais pormenorizada que leva a uma maior personalização da oferta e uma melhor previsão das vendas, entre outras aplicações.

Big Data

Um negócio de comércio eletrónico com uma rede de clientes alargada tem de lidar, quotidianamente, com uma enorme quantidade de dados que, quando bem trabalhados, podem representar uma vantagem competitiva de monta.

Esse é o trabalho dos softwares de Big Data e dos especialistas: analisar os dados, separá-los por categorias de informação e, a partir daí, gerarem insights que podem ser uma mais-valia na predição do comportamento dos clientes e na identificação de tendências de mercado.

Internet das Coisas (IoT)

O caso da Amazon é paradigmático da aplicação da Internet das Coisas na operacionalização do negócio e na redução dos custos logísticos.

Ao introduzir esta tecnologia para empresas nos seus armazéns, a Amazon garante que toda a gestão dos stocks e preparação das encomendas passa, entre outros, por robots e drones conectados à Internet que operam com base em aplicações para rastrear, localizar, classificar e até deslocar produtos.

Numa âmbito mais generalizado, a IoT pode ser utilizado por outros agentes comerciais para, por exemplo, automatizarem pagamentos, rastrear inventários ou monitorizar clientes.

Cloud Computing

O papel pertence ao passado.

Ao permitir armazenar e aceder a informações na Cloud, esta tecnologia oferece aos retalhistas não só um mais fácil acesso à informação de que necessitam, como também promove um aumento da eficiência operacional do negócio e ajuda-os a reduzir as despesas com a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), já que deixa de ser necessário a instalação de um servidor físico local.