Aproximam-se duas épocas de extraordinária importância na liquidez para o seu negócio: a Black Friday que, à semelhança do ano passado, será diluída ao longo de várias semanas e o sempre prodigo em compras Natal.
De acordo com um recente estudo da Netsonda, quase nove em cada dez portugueses estão a pensar fazer compras durante a Black Friday e desembolsar, em média, 327 euros, ou seja, mais cinco euros do que no ano passado, sendo que os produtos que deverão ter mais procura são os tecnológicos (56% das intenções de compra contra 55% em 2020), seguido dos artigos de moda e acessórios (48% contra 49% em 2020), eletrodomésticos (37% contra 36% em 2020), perfumes e cosméticos (24% das intenções de compra contra 25% em 2020) e os livros, que a fechar o top 5, devem atrair a atenção de 24% dos consumidores.
Se o canal de venda online, e-commerce, veio para ficar e já faz parte do dia-a-dia do consumidor português, para a Black Friday e Natal é esperado, como o estudo documenta, um “expressivo aumento” do peso da percentagem dos consumidores que vai dividir as suas compras pelos canais online e físico que passa dos 41% do ano passado para os 56% esperados para este ano.
Apesar de uma quebra no número de inquiridos que pretendem aproveitar as grandes promoções da Black Friday exclusivamente através da Internet, de 36% em 2020 para 21% em 2021, este canal continua a ser extremamente apelativo pela comodidade e rapidez que oferece como, aliás, se pode verificar pelos números do último Relatório dos Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal que nos diz que, só no ano passado, as compras online cresceram 32,3% em número de operações e em 9,6% no seu montante total, com uma boa parte deste crescimento a ser verificado durante a Black Friday e Natal.
Tendo em conta estes números e tendências de consumo, torna-se extremamente importante que vá preparando o seu negócio para fazer crescer as vendas na Black Friday e Natal. Como? Dando uma especial atenção aos meios de pagamento que fornece aos seus clientes, independentemente se detém uma loja física, online ou omnichannel (física e online).
Meios de Pagamento Online – E-Commerce
Em função do crescimento das compras online, começamos o nosso guia de preparação do seu negócio para a Black Friday e Natal pelos meios de pagamento online que deve colocar ao dispor dos seus clientes.
Como vimos, as compras através do e-commerce já fazem parte do quotidiano dos consumidores portugueses, o que vem obrigar os negócios a repensarem os seus meios de pagamento online e a oferecerem soluções adaptadas aos novos hábitos de consumo.
Neste domínio, a REDUNIQ desenvolveu soluções simples e seguras para a aceitação de pagamentos online, adaptadas às necessidades específicas de cada negócio. São eles o REDUNIQ@Payments e o REDUNIQ E-Commerce.
REDUNIQ@Payments
Destinada a negócios online, o REDUNIQ@Payments é uma solução chave na mão que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e SMS, através de cartões Multibanco, Visa e Mastercard, por referência Multibanco ou MB WAY.
De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Quando receber o link, o cliente só tem de clicar e será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o negócio não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.
Vantagens:
- Pagamentos online por WhatsApp, e-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ);
- Pagamentos à distância rápidos (pode gerar o pagamento de forma imediata para o telemóvel do cliente);
- Sem necessidade de ter um site ou de integração com o site do negócio (dado que o portal é da REDUNIQ), o que simplifica todo o processo em termos de tempo e custos;
- A página de pagamento reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante;
- Sem mensalidade, sem receita mínima (paga só as taxas dos pagamentos efetuados) e sem custos fixos.
REDUNIQ E-Commerce
Para além de permitir que o site aceite pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo, por referência Multibanco e MB WAY através de um processo de integração simples, o REDUNIQ E-Commerce é uma solução que, entre outras vantagens, não só proporciona ao seu negócio uma melhor gestão das vendas online realizadas, como lhe garante o registo dos dados de cartão do cliente (tokenização) para que, em compras futuras, este não se veja obrigado a introduzir novamente essa informação, o que torna o one click shopping uma realidade.
Tudo se processa de forma extremamente simples. No momento do pagamento, o cliente é direcionado para uma página de pagamento da UNICRE onde terá que inserir os dados do seu cartão para que o banco emissor faça a sua validação. Uma vez validado, o dinheiro será creditado na sua conta do em apenas dois dias úteis após a data da transação. De sublinhar que, durante todo o processo, nunca terá acesso aos dados bancários do cliente.
Vantagens:
- Permite-lhe aceitar pagamentos online com cartões dos principias sistemas emissores internacionais (Visa e Mastercard) e fazer a gestão das vendas realizadas;
- Integração simples e rápida que conta com o acompanhamento técnico da equipa de especialistas REDUNIQ;
- Não tem custos de adesão;
- Oferta da mensalidade;
- Permite o registo dos dados de cartão do cliente, para que em compras futuras não seja necessário introduzir novamente os dados – one click shopping;
- Possibilidade de integração com os principais shopping carts do mercado;
- Visão integrada de todo o negócio, com acesso a reports e análise de performance;
- Maior Segurança: as transações são verificadas e validadas sempre pelo banco emissor e o comerciante nunca tem acesso aos dados bancários do cliente.
Meios de Pagamento em Loja Física
Nem só de compras online se fará a época de compras que se iniciará a 26 de novembro com a Black Friday e terminará já perto do novo ano. Com 86% dos portugueses vacinados e a maior parte das restrições decorrentes da pandemia já levantadas, é de esperar, como vimos no estudo da Netsonda, um acréscimo do afluxo de clientes às lojas físicas.
Isto coloca em plano de destaque, uma vez mais, a importância dos negócios equiparem as suas lojas com terminais de pagamento com tecnologia contactless. De acordo com o último relatório REDUNIQ Insights, só em agosto deste ano, os pagamentos contactless representaram 67% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 4% de janeiro de 2019, e que vem comprovar a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto e uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables.
De modo a acomodar esta tendência nos pagamentos presenciais, a REDUNIQ coloca ao dispor dos negócios físicos o novo TPA Android com contactless REDUNIQ@Smart. Para além de permitir pagamentos por cartão ou smartphone, com contactless, chip, MB Way ou Apple Pay, este terminal Android dá aos agentes económicos a possibilidade de reduzirem o tempo de espera e, consequentemente, o tamanho das filas, bem como desenvolverem apps à medida do seu negócio e das necessidades dos seus clientes no próprio TPA.