As compras online estão, sem dúvida, a corresponder às expectativas, e espera-se que sejam o canal principal do retalho, a nível global, até 2021. No entanto, vários questionários e estudos mostram que a taxa de carrinhos de compras abandonados nas lojas online é de cerca de 75%, durante a o check-out. Para os retalhistas online, esta perda de vendas pode ter um impacto dramático – de facto, um estudo de 2019 revelou que os números elevados de carrinhos de compras abandonados se traduzem em 260 mil milhões de dólares em potenciais vendas.
Como acabar com carrinhos de compras abandonados
Os carrinhos de comparas abandonados podem ser uma oportunidade para os retalhistas. Ao perceber-se o porquê deste abandono, é possível contrariar a tendência e aplicar estratégias para converter mais clientes.
Mas, como podem os retalhistas atrair e ganhar mais clientes, tornando um dos maiores pontos fracos de toda uma indústria – os carrinhos de compras abandonados – numa das maiores oportunidades de receita para o e-commerce?
Se este é um problema no seu negócio, comece por implementar algumas das seguintes estratégias que o ajudarão a tirar partido dos carrinhos de compras abandonados.
Remova passos desnecessários no checkout
Um estudo da Baymard, 40 Cart Abandonment Rate Statistics, revelou que 26% dos consumidores dos Estados Unidos deixam os seus carrinhos de compras abandonados devido a processos de checkout morosos e complicados.
As razões para este abandono incluem passos e obrigações desnecessários como:
- Preencher campos de nome a morada diferentes;
- Diferenciar entre endereço de entrega e endereço de faturação;
- Criar uma conta de utilizador para conseguir finalizar o processo.
O estudo sugere ainda que o agilizar destes processos poderá ter consequências importantes para os retalhistas – nomeadamente, mais retenção e atração de novos clientes.
Ofereça aos seus clientes várias formas de pagamento
De acordo com a Forbes, o facto de um e-commerce não oferecer várias formas de pagamento – incluindo diferentes tipos de cartão de crédito e débito – é responsável por cerca de 25% dos carrinhos de compras abandonados.
É uma realidade: o retalho online é um fenómeno global. Por isso, é mais importante que nunca oferecer métodos de pagamento que se adequam às necessidades e preferências dos consumidores – tanto nacionais como internacionais. Um estudo da Discover® Global Network descobriu que 86% dos utilizadores de cartão bancário procuram especificamente comerciantes online que lhes ofereçam o seu método de pagamento preferido [6] – e este é um dos fatores decisivos na hora de avançar para checkout, ou não.
Mostre aos seus clientes que cartões aceita no seu negócio
As palavras de ordem são simplicidade e transparência. Informe os seus clientes de quais são os cartões bancários que o seu negócio aceita, e comunique-o de forma transparente.
Ao mostrar que aceita pagamentos com vários cartões estará a abrir as portas a muitíssimos mais consumidores nacionais e internacionais – que poderiam pensar que não conseguiriam efetuar pagamentos na sua loja online. Mas, a não ser que o indique explicitamente, os seus potenciais clientes não vão adivinhar que tipos de cartão aceita no seu negócio.
Líderes em aceitação de cartões
Usando as soluções de pagamento com cartão da REDUNIQ, estará a abrir as portas do seu negócio a um aumento de vendas e de novos clientes. Aceita?
Remova a obrigação de criação de conta no checkout
Sabia que 34% dos consumidores online admitem que o motivo principal para deixarem os carrinhos de compras abandonados no checkout era a obrigação de criar uma conta para poder prosseguir? Para um novo cliente, esta situação pode ser a razão que o faz decidir procurar outra loja online.
Os consumidores de hoje em dia procuram rapidez, simplicidade e agilidade no momento de pagamento das suas compras. Criar mais uma conta é, provavelmente, a última coisa em que querem a pensar.
Abandone estas práticas desatualizadas e inspire-se com ideias inovadoras de user experience, tal como a criação de conta parcial – onde só um email e uma password são necessários – ou a opção de “continuar como visitante”. Estas pequenas mudanças podem ter um papel importante no sucesso do seu negócio.
E, então, e a longo prazo? Dando aos seus consumidores aquilo que pedem, ainda que isto implique não criar uma conta na sua loja online, é o primeiro passo para que se tornem clientes regulares.
Checkouts agilizados
Remova a obrigação, e ofereça antes a opção, de criar uma conta de utilizador para melhorar o processo de checkout da sua loja online. Aceita?
Aproveite-se do potencial do autofill
Tal como o contactless revolucionou a velocidade do checkout físico, também o autofill – ou preenchimento automático – transformou o e-commerce, criando uma experiência de checkout mais fácil, mais rápida, e sem obstruções.
Não é apenas tempo que está a ganhar, são menos carrinhos de compras abandonados – e, claro, mais vendas! O autofill é especialmente útil para quem não usa uma wallet, por exemplo, e não tem os dados do cartão à mão.
Uma compra rápida leva a menos abandono, mas tenha em atenção que funções de preenchimento automático mal implementadas na sua loja online podem ter o efeito oposto. Se o autofill levar a formulários mal preenchidos com as informações trocadas, pode estar a fazer os seus clientes sentirem-se frustrados – e como já vimos, a frustração é o que faz os consumidores deixarem os carrinhos de compras abandonados.
Assegure-se que o autofill no seu website preenche os campos certos e em poucos segundos.
Faça da simplicidade o seu guia
Criar uma experiência simples e intuitiva para os consumidores pode trazer-lhe a si e ao seu negócio muitos benefícios – e aproximá-lo mais do sucesso, num momento competitivo como o que se vive atualmente. Assim:
- Agilize o processo de checkout;
- Disponibilize várias formas de pagamento – e comunique-as claramente;
- Não force os seus clientes a criar contas de utilizador;
- Otimize o seu website com preenchimento automático.
- Se os retalhistas online adotarem algumas destas estratégias, espera-se que a conversão de clientes aumente em mais de um terço – cerca de 35%.
Tem a oportunidade de conseguir menos carrinhos de compras abandonados, mais vendas, clientes mais satisfeitos e receitas crescentes. Vai deixá-la escapar?
* Artigo adaptado de Discover® Global Network.