Se os meios de pagamento online, como é o caso da solução pronta a usar REDUNIQ@Payments e da solução profissional REDUNIQ@E-Commerce, devem estar em linha com os hábitos dos clientes e a especificidade do negócio online para que o checkout possa ser simples, rápido e fidelizar o cliente, a inclusão de um chatbot online pode aprimorar a jornada de compra contribuindo, tal como os pagamentos, para uma maior taxa de fidelização.
Chatbot: O que é?
Na prática, um chatbot ou assistente virtual é um software baseado em Inteligência Artificial (IA) que consegue simular um diálogo com um ser humano e ajudá-lo durante uma compra online.
Para além de poderem estar operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, o uso de chatbots tem um vasto âmbito de aplicação, já que ao atendimento e suporte ao cliente se juntam valências e capacidades de atuarem em campanhas de marketing e na altura do pagamento.
Apesar de, no início da utilização de chatbots para empresas e negócios, existir algum cepticismo em relação à sua agilidade, rapidez e capacidade de interação com humanos, a sua utilização generalizou-se e tem, hoje, um papel fundamental em qualquer estratégia de atendimento e suporte numa loja online.
Como criar um chatbot?
Quem quer introduzir um chatbot para negócios online terá, antes de mais, de escolher um entre os vários tipos de chatbots existentes.
Por exemplo, se tem uma pequena loja online de vestuário, a opção por uma versão de chatbot online mais simples e, consequentemente mais barata, pode ser a solução ideal, enquanto empresas que trabalhem com volumes de vendas mais altos, a escolha deve recair sobre um chatbot online mais robusto e apoiado por IA.
No mercado, atualmente, existem várias empresas que criam chatbots online à medida das suas necessidades e em linha com os seus objetivos. Um conselho, é interessante que o chatbot online seja capaz de abranger o maior fluxo de temas possível, especialmente os mais comuns, para um primeiro contacto com o cliente.
Depois de testado e implementado, vá monitorizando o chatbot online para perceber se os objetivos estão a ser atingidos e qual a taxa de reclamações.
Vantagens de um Chatbot Online para o seu Negócio
Como já referimos, a implementação de um chatbot no seu negócio online vai permitir-lhe não só poupar nos recursos humanos para atendimento ao cliente, como alargar o tempo de “expediente” da sua loja, já que este tipo de programas pode trabalhar ininterruptamente 24 horas por dia ao longo de toda a semana ajudando a que possa receber clientes de várias partes do mundo a qualquer hora do dia.
Para além disso, o chatbot online pode funcionar como um chamariz para um cliente que entra no seu site, uma vez que ao estabelecer, de imediato, uma conversa com o consumidor, vai ajudar a que este passe mais tempo na loja online.
Nesta conversa, é importante que o chatbot reúna o máximo de informações possíveis sobre o cliente contribuindo para não só personalizar toda a jornada de compra, mas também para a criação de estratégias de vendas mais racionais e direcionadas.
Isto, na prática, significa que um chatbot é capaz de gerar um grande número de leads (interesse num produto ou serviço por parte do cliente) que, bem trabalhados, conduzem a um maior número de vendas e a uma taxa de fidelização mais alta.
Como é que empresas podem fazer uso dos Chatbots Online?
Os chatbots online revolucionaram a interação entre empresas e consumidores. Estas ferramentas de IA proporcionam respostas instantâneas, melhorando a experiência do utilizador ao proporcionar assistência em tempo real.
Como oferecem às empresas um serviço ao cliente 24/7, faz com que os tempos de esperam sejam reduzidos.
Os chatbots podem ser programados para fornecer informações, resolver problemas comuns e até mesmo realizar vendas, o que economiza tempo e recursos.
Além disso, ao recolher dados valiosos dos utilizadores, ajudam na análise de comportamentos e preferências do cliente, contribuindo para estratégias de marketing mais eficazes.
Esta tecnologia continua a evoluir, prometendo inovações fascinantes no futuro do atendimento ao cliente digital.