O objetivo de qualquer negócio, físico ou online, é captar a atenção dos consumidores para a virtuosidade do seu produto/serviço para que, posteriormente, estes acabem por se transformarem em clientes.
Grosso modo, o que acabamos de sintetizar foram a primeira e última etapa daquilo que se denomina tecnicamente como “funil de vendas”.
Depois desta primeira aproximação ao conceito de funil de vendas, vamos olhar para este processo de uma forma mais atenta procurando explicar o que é e como criar um para o seu negócio.
O que é um Funil de Vendas?
O termo “Funil de Vendas” refere-se a todo o processo que se inicia com a estratégia de marketing, cujo objetivo é promover o seu produto ou serviço perante o grande público. Este processo evolui à medida que se envolve com os potenciais consumidores, proporcionando-lhes um atendimento que os cativa, que culmina com a concretização da compra e o respetivo pagamento.
Este conceito é fundamental para compreender como as empresas conduzem os seus esforços de vendas, desde a atração inicial até à conversão efetiva dos consumidores em clientes satisfeitos.
À semelhança do que acontece quando deitamos água através de um funil para um copo ou garrafa, a quantidade de água que entra na boca do funil é muito maior do que aquela que sai para o copo.
É isto que acaba por acontecer também com um funil de vendas, já que da grande massa de consumidores que toma conhecimento da sua marca, apenas uma pequena percentagem acaba por comprar o que tem para vender.
Daqui se depreende que, quanto maior a “boca” do funil”, maior será o número de consumidores que conseguirá converter em clientes. Contudo, para que isto seja uma realidade, todo este processo que é composto por uma série de etapas intermédias, terá de estar bem afinado para que o potencial cliente não abandone o seu carrinho de compras durante a jornada de compra.
Para além de tudo isto, o funil de vendas é uma importante ferramenta de aprimoração da experiência de compra que oferece aos seus clientes e de previsão de novos leads (consumidores que se interessam pelo seu produto/serviço).
Funil de Vendas: Etapas
Para que tudo isto seja possível, contudo, torna-se necessário que trate cada etapa da técnica do funil de vendas de forma cuidada de modo a que cada uma delas se encaixe nos hábitos e necessidades dos leads que pretende captar.
1ª Etapa: Prospecção (boca do funil)
Nesta primeira etapa, o sue negócio deve procurar criar uma estratégia de marketing e publicidade que lhe permita atrair a atenção de “prospects”, isto é, consumidores que, mediante a forma como lhe é apresentada a informação, podem ou não identificar no produto/serviço oferecido uma necessidade ou problema que tenham para resolver.
Em síntese, a etapa de prospeção tem por objetivo a qualificação de leads, ou seja, a captação de leads qualificados mediante estratégias de Marketing levando-os a percorrer todo o funil até se transformarem em leads qualificados por vendas (clientes que acabaram por comprar o seu produto/serviço).
2ª Etapa: Qualificação
De nada lhe vai adiantar conseguir atrair o cliente para uma jornada de compra na sua loja física ou online se essa mesma jornada estiver desfasada das expectativas do consumidor-alvo e das suas necessidades.
Por isso, na etapa da qualificação do lead, é importante que toda a informação (tal com o preço, características, o porquê de ser a solução ideal para o problema em questão, etc.) sobre os produtos/serviços que coloca à disposição e o atendimento seja o mais cuidado e personalizado possível para que o potencial lead sinta que está no caminho certo para satisfazer as suas necessidades.
3ª Etapa: Concretização da venda (fim do funil)
Se a fase intermédia deste modelo de funil de vendas correr como o esperado, o lead qualificado irá transformar-se em cliente, ou seja, irá concretizar a compra.
Contudo, para que a venda se realize, todo o processo de checkout seja o mais fluída e simples possível através de meios de pagamento adequados não só aos hábitos dos consumidores, como também à natureza do negócio.
Por exemplo, no caso de um negócio online, a REDUNIQ coloca à sua disposição duas soluções inovadoras que lhe permitem diminuir o atrito na hora do checkout e concretizar ledas com mais facilidade: o REDUNIQ@Payments e o REDUNIQ@E-Commerce.
Enquanto a primeira se trata de uma solução chave na mão que lhe vai permitir vender online com ou sem site e aceitar, de forma segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard . O REDUNIQ@E-Commerce, voltada para lojas online profissionais, oferece a possibilidade de aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, sem custos de adesão nem mensalidade e em total segurança.
Já se tiver a seu cargo uma loja física, é importante ter em mente que o peso do contactless na faturação dos retalhistas portugueses já ultrapassa os 50% (dados do Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de Portugal), o que vai implicar, necessariamente, a oferta de um terminal de pagamentos que acomode esta e outras formas de pagamento que são tendência nos dias de hoje, tal como as carteiras digitais e o MB WAY.
Entre estes terminais contam-se o TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais e o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App no smartphone do seu negócio.
No caso desta solução que transforma o seu smartphone ou tablet num TPA, o seu negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, QR Code e Contactless.
Por último, falamos do REDUNIQ Easy, uma solução onde paga um valor mensal ajustado ao seu negócio, sem custos de adesão, nem período de fidelização ou receita mínima, que lhe permite ter um terminal gratuito e aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, Contactless e MB WAY.
Este é a solução indicada para os negócios que tenham uma faturação relativamente pequena, vendam de forma sazonal, ou não pretendam ter qualquer preocupação das taxas de serviço ao Comerciante.