O desenvolvimento tecnológico é inexorável e altera profundamente a forma como se compra e vende. Encontramos provas disso mesmo no crescimento exponencial das compras online graças a plataformas de e-commerce mais evoluídas e interativas, que tornam a experiência de compra mais simples e rápida, desde o momento em que se entra num site até o consumidor efetuar o pagamento.
Extremamente importantes na simplificação do checkout (finalização da compra com o pagamento), os meios de pagamento online são um campo aberto à inovação, como comprova a adição sistemática de novas soluções aos meios habitualmente disponibilizadas pelas empresas especializadas, como é o caso da REDUNIQ. A REDUNIQ oferece a possibilidade, a quem vende online sem site, de aceitar pagamentos com a carteira digital MB Way e a quem tenha uma loja física, de aceitar pagamentos deste tipo no seus terminais contactless, com as wallets Google Pay, Apple Pay e MB Way.
O termo wallet (digital wallet) ou a expressão “carteira digital” entraram definitivamente no léxico dos consumidores portugueses, mas será que todos sabem o que é uma e-wallet, como funciona e de que forma podem aceitar transações com estes meios de pagamento na sua loja física ou online? É o que vamos ajudá-lo a descobrir.
O que é uma carteira digital ou e-wallet?
Uma e-wallet (o nome em inglês para carteira digital) é uma aplicação que permite a alguém guardar os dados do cartão bancário e fazer pagamentos com o telemóvel ou computador.
Existem aplicações de e-wallet de vários fabricantes e podem oferecer diferentes funcionalidades, que vão do simples pagamento à manutenção completa de uma conta virtual.
Como funcionam as carteiras digitais?
Ao fornecer os dados do cartão físico (e conceder acesso através do banco) às aplicações e-wallet, o telemóvel passa a ser uma espécie de extensão da conta bancária, permitindo ao consumidor fazer pagamentos e outras transações.
Em algumas aplicações até se pode, inclusive, guardar mais do que um cartão, escolhendo um como pré-definido mas mantendo os outros disponíveis para quando forem necessários.
Para além disto, é ainda possível “guardar” dinheiro, mas para isso o consumidor terá de carregar o saldo da sua carteira digital: pode fazê-lo por transferência via homebanking, ou através do cartão de crédito ou débito.
A parte de fornecer dados tão sensíveis a uma aplicação, ainda que esta esteja licenciada para o efeito, pode causar alguma apreensão, mas não há razão para alarme. As aplicações de carteiras digitais têm de passar por uma série de certificações quando são desenvolvidas, além de oferecerem sistemas de segurança e encriptação de dados sofisticados.
Isto significa que não basta a um estranho pegar no telemóvel para ir às compras, uma vez que e-wallet vai estar protegida por um PIN, uma contra-senha e, dependendo do fornecedor, podem ainda ter um sistema de reconhecimento facial e de impressão digital. Há casos em que até pode definir um limite máximo diário para as despesas, só para o caso de tudo o resto falhar.
Como criar e utilizar uma carteira digital/e-wallet?
Criar uma carteira digital em Portugal é simples e rápido. Só é necessário instalar a app no smartphone, inserir os dados do cartão de débito ou crédito e definir os códigos de segurança.
Como veremos no ponto seguinte, os terminais de pagamento automático (TPA) mais recentes já utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication ou, em português, comunicação por proximidade), a mesma que permite fazer pagamentos com o cartão físico sem ser necessário introduzir o pin.
Tal como acontece com um cartão contactless, numa loja física, o cliente só tem de aproximar o telemóvel do terminal até aparecer o sinal de pagamento validado. Outra possibilidade é fazer o pagamento por QR Code, apontando a câmara do telemóvel para o símbolo que surge no terminal.
No caso de um pagamento online, o cliente só tem de preencher os dados de pagamento na app e autorizar a operação. Também neste caso tem normalmente a opção de ler o código QR Code pelo smartphone para efetuar a compra.
Como aceitar pagamentos por carteira digital ou e-wallet na sua loja física e online?
Como referimos no ponto anterior, para que uma transação com carteira digital se processe de forma eficiente, torna-se necessário que a sua loja física ou online esteja preparada para os aceitar. Como? É o que veremos de seguida.
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Aceitar pagamentos com carteira digital em loja física
Por exemplo, apesar de o Apple Pay ser um método de pagamento simples e funcional, nem todos os terminais de pagamento estão preparados para aceitar pagamentos através desta carteira digital.
Só os mais recentes e inovadores TPA permitem aos negócios aceitarem pagamentos deste género. É o caso do terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart que, além de aceitar pagamentos com Apple Pay contactless com cartão, chip ou MB Way e Google Pay, traz também incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
Como referimos, o ato de pagamento é simples. Depois de instalada a carteira digital, basta que cliente encoste o telemóvel, mesmo estando bloqueado, a um terminal Contactless da REDUNIQ e, automaticamente, pedir validação por reconhecimento Face ID ou Touch ID.
O Face ID, como o nome indica, permite aos utilizadores aceitar pagamentos através do reconhecimento facial. Estes apenas têm de olharem para o ecrã do iPhone para o mesmo reconhecer os seus rostos.
A segunda opção de validação, o Touch ID, funciona praticamente da mesma forma. Os clientes apenas necessitam de colocar o seu dedo no leitor de impressões digitais (Touch ID) do iPhone e a validação do pagamento é feita com sucesso.
Para além da maior rapidez e simplicidade que os negócios acabam por oferecer aos seus clientes, aceitar pagamentos deste tipo no terminal de pagamentos é extremamente seguro, uma vez que quando um cliente faz uma compra num estabelecimento, por exemplo, o Apple Pay cria um número específico para o dispositivo e um código de transação único. Assim, o número do cartão nunca fica armazenado nos dispositivos nem nos servidores da Apple e nunca são partilhados com o vendedor.
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Aceitar pagamentos com carteira digital em loja online
Tal como acontece com os terminais de pagamento, a REDUNIQ desenvolveu soluções de pagamento online que permitem às lojas online fazer transações com recurso a carteiras digitais, neste caso o MB Way.
A primeira destas soluções é o REDUNIQ@Payments.
Destinada a negócios online, como restaurantes, cafés ou lojas de roupa, o REDUNIQ@Payments é uma solução chave na mão que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e SMS, através de cartões Multibanco, Visa e Mastercard, por referência Multibanco ou MB Way.
De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio cria um link que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Quando receber o link, o cliente só tem de clicar e será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o negócio não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.
Já o REDUNIQ E-Commerce , que permite que a sua loja online aceite pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo, por referência Multibanco e MB WAY através de um processo de integração simples, irá proporcionar ao seu negócio uma melhor gestão das vendas online realizadas e garantir o registo dos dados de cartão do cliente (tokenização) para que, em compras futuras, este não se veja obrigado a introduzir novamente essa informação tornando a tendência one click shopping uma realidade.
No momento do pagamento, o cliente é direcionado para uma página de pagamento da REDUNIQ onde terá que inserir os dados do seu cartão para que o banco emissor faça a sua validação. Uma vez validado, o dinheiro será creditado na sua conta em apenas dois dias úteis após a data da transação. De sublinhar que, durante todo o processo, nunca terá acesso aos dados bancários do cliente.
Esta solução está, igualmente, adaptada para receber pagamentos através da inovadora Conta UNIBANCO, uma conta digital que o cliente pode movimentar através de um cartão virtual (uma espécie de cartão virtual pré-pago) ou físico via APP Unibanco e que lhe permite receber e enviar dinheiro, fazer compras online (ou presenciais) e efetuar pagamentos em qualquer lugar do mundo.
O cartão virtual pode ser carregado com um mínimo de 10 euros para depois, através da app, fazer levantamentos de dinheiro, pagamentos de serviços e de faturas por débito direto, transferências P2P (envio ou pedido de dinheiro de pessoa para pessoa via MB WAY) ou transferências a crédito.