Como implementar métodos de pagamento online no seu site?

Uma coisa é falarmos do crescimento do comércio eletrónico em Portugal, outra é sustentar essa afirmação com números.

Isto é, exatamente, o que o mais recente relatório CTT E-Commerce Report nos diz: estima-se que 2024 acabe com um universo de 5,3 milhões de e-shoppers no nosso país que, por sua vez, ajudam os negócios online a atingirem um volume de faturação na ordem dos 12,26 mil milhões de euros.

Para além do investimento em marketing e numa plataforma de venda ágil e simples de navegar, o sucesso dos negócios online dependem, em larga medida, dos pagamentos online que oferecem aos seus consumidores. 

A importância dos métodos de pagamento online para o seu negócio

Não precisamos de sublinhar o óbvio, isto é, os métodos de pagamento online são essenciais para que os seus clientes possam pagar os produtos e serviços que adquiriram, mas a sua importância não se esgota nisso.

Como última ou, mais concretamente, penúltima etapa na jornada de compra do cliente (a última deverá ser o acompanhamento pós-compra), os pagamentos online devem ser o corolário lógico de um serviço de venda que não só não ofereça barreiras aos consumidores, como se adapte aos hábitos de cada um.

A integração de métodos de pagamentos no e-commerce podem ser a diferença entre uma venda concretizada ou um carrinho de compras abandonado antes do pagamento, o que terá impacto financeiro e trará danos reputacionais ao negócio, já que é provável que a avaliação do serviço seja negativa e a oportunidade de fidelização do cliente perdida.

Além disto, métodos de pagamento em linha com os hábitos dos clientes e personalizáveis promovem uma jornada de compra satisfatória e aumentam o ticket médio (valor médio gasto em cada compra) dos clientes.

Estes e outros dados sobre a importância dos métodos de pagamento online para empresas devem estar na mente dos gestores na altura de estes decidirem as melhores plataformas de pagamentos para sites e para marketplaces.

Escolher a melhor plataforma de pagamento para o seu site

Como sublinhamos no ponto anterior, os métodos de pagamento online para empresas não devem promover o atrito. Não podem ser demasiado complexos, não devem exigir do cliente que este preencha mais campos do que os relativos ao meio de pagamento escolhido e, acima de tudo, devem ser seguros.

Se está em vias de abrir um negócio online ou quer melhorar a satisfação dos seus clientes, para que comece a escolher a melhor forma de aceitar pagamentos digitais, deve responder a esta pergunta: em que tipo de plataforma vendo ou vou começar a vender online?

Após obter a sua resposta, tenha em consideração os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores portugueses em compras online.

Nesta área, o relatório CTT E-Commerce dá-lhe uma ajuda e indica-lhe que, em 2024,

  • o MB Way foi o meio de pagamento preferido da maioria dos e-shoppers lusos com uma quota de mercado de 47,4%
  • segue-se o Paypal com 44,4%
  • Referências Multibanco com 34,6%
  • Cartões de crédito com 29,8%
  • Cartões de crédito virtuais com 20%

Por último, deve ainda levar em conta a integração, ou não, do método de pagamento com a sua plataforma de venda.

Neste requisito, é importante frisar que se vende ou vai vender através de uma loja online, o método que escolher terá de ser integrado, ao passo que se vender sem site, a solução de pagamento que escolher não precisará de integração.

Como implementar meios de pagamento online: passo a passo

Começamos por reforçar que, quem vende através de um site próprio irá necessitar de integrar um gateway de pagamentos online na sua plataforma de venda, mas se vender através de um marketplace ou vender através das redes sociais, isso será dispensável.

Com isto em mente, se necessita de um gateway de pagamentos para o seu site, recomendamos que escolha um que seja de fácil integração e seja suportado pelos principais plugins de e-commerce do mercado, como é o caso do REDUNIQ@E-Commerce.

REDUNIQ@E-Commerce

Além de lhe oferecer a possibilidade de receber transações com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, sem custos de adesão e com a vantagem de usufruir da oferta de mensalidade na sua loja online, o REDUNIQ@E-Commerce é de fácil integração com os mais utilizados plugins de comércio eletrónico do mercado.

Assim, depois de contratualizar esta solução junto da REDUNIQ, a nossa equipa técnica irá ajudar em todo o processo de implementação desta solução de pagamentos online, junto da sua equipa de programadores. Depois, só terá de se preocupar em atrair clientes e ver a sua faturação a aumentar.

Se a integração não lhe oferece problemas de maior, o mesmo poderá ser dito do seu funcionamento.

Vamos imaginar que um cliente faz uma compra de 20 euros na sua loja online e escolhe pagar com um cartão de crédito:

  1. Após escolher o meio de pagamento, o seu cliente será reencaminhado para uma página de pagamento segura da UNICRE, o que vai garantir que não terá acesso aos dados do seu cliente durante todo o processo de pagamento;
  2. O cliente insere os dados do cartão e espera pela validação da operação;
  3. Uma vez aprovada a transação, a operação de pagamento é finalizada;
  4. O dinheiro da venda será creditado na sua conta bancária em alguns dias úteis após a data da transação.

Porque a segurança é pressuposto importante para a REDUNIQ, durante todo o processo de pagamento, nunca terá acesso aos dados bancários do cliente.

Será, contudo, que toda esta simplicidade se estende aos pagamentos online para pequenos negócios que vendem sem site?

A resposta é sim, desde que opte pela solução chave na mão REDUNIQ@Payments.

REDUNIQ @Payments

Sem necessidade de integração, o que diminui custos e simplifica o processo de pagamento, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments é o caminho mais eficiente para quem vende sem site e quer passar a receber pagamentos online.

De forma simples e rápida, esta solução vai permitir que o seu negócio online receba pagamentos online através de um link, por e-mail, SMS, WhatsApp, por Referência Multibanco ou MB WAY, com cartões Visa e Mastercard.

Em termos funcionais, o processo de pagamento acontece da seguinte forma:

  1. O REDUNIQ@Payments oferece-lhe uma plataforma de pagamentos segura, otimizada para smartphones e tablets, onde poderá criar um link de pagamento;
  2. Envia o link de pagamento ao seu cliente através de e-mail, SMS ou WhatsApp;
  3. O cliente clica no link e é reencaminhado para uma página segura de pagamento REDUNIQ onde completa a transação.

Tal como acontece com o REDUNIQ@E-Commerce, não terá acesso aos dados do cartão do cliente em nenhuma fase do pagamento.

Dicas para garantir uma experiência de pagamento fácil e segura para os clientes

Apesar das nossas soluções de pagamento online oferecerem uma segurança a toda a prova assegurada pelo facto de a REDUNIQ ser o único acquirer português com o certificado de segurança internacional PCI-DSS, é importante que os seus clientes promovam boas práticas nas suas compras online.

Assim, para garantirem uma experiência de pagamento fácil e segura, os seus clientes devem:

  • Não se ligarem a redes wi-fi públicas para fazerem compras online;
  • Manterem o antivírus atualizado e a firewall ligada;
  • Guardarem o talão da compra que, posteriormente, poderá ser utilizada como comprovativo;
  • Utilizarem uma password diferente em cada conta online que criar;
  • Não partilharem os dados do cartão com terceiros.