O ano de 2023 foi o melhor de sempre para o setor do Turismo em Portugal.
De acordo com os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), no ano passado, o número de hóspedes ultrapassou os 30 milhões, mais 13,3% face ao período homólogo de 2022, que ajudaram a que as receitas do setor atingissem os seis mil milhões de euros (+20,1% do que em 2022).
O clima agradável e a gastronomia de “comer e chorar por mais” são, sem dúvida, dois fatores que atraem muitos turistas ao nosso país, mas a análise pecaria por injusta se não referíssemos o trabalho que muitos particulares e empresas têm realizado no intuito de tornar Portugal um país cada vez mais cativante.
Os inúmeros projetos de turismo rural que têm nascido um pouco por todo o país são um belo exemplo disso mesmo.
Ao aliarem tradição, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego, os negócios de turismo rural têm contribuído de forma decisiva para a valorização das comunidades locais e para a dinamização do tecido económico do interior do país sendo já, neste sentido, um dos seus principais empregadores.
Como fazer um projeto de turismo rural?
Se deseja juntar-se aos milhares de portugueses que decidiram apostar num negócio de turismo rural, mas não sabe por onde começar, tome nota destes fatores críticos que deve ter em conta na conceção do seu projeto:
Oferecer uma experiência turística única e genuína
Quem procura um espaço rural, fá-lo no intuito de desfrutar uma experiência cultural e humana autêntica, genuína.
Neste sentido, quando abrir o seu negócio de turismo rural procure inovar com criatividade, mas sempre em comunhão com os traços culturais da comunidade onde se insere.
Criar laços com a comunidade local
Qualquer lista de dicas para turismo rural deve sempre incluir a necessidade de o seu negócio criar laços com a comunidade local.
Assim, recrute trabalhadores locais, escolha fornecedores da zona e convença os locais de que o seu projeto é não só uma mais-valia para a economia e cultura da região, mas que também será mais um garante da preservação das suas tradições e modo de vida.
Ofereça experiências em consonância com o tipo de visitante que pretende captar
Sempre em comunhão com a região onde instalar o seu negócio de turismo rural, procure perceber o que o turista valoriza, quais as atividades que mais o cativam, como procura informação, como faz reservas e como paga.
A resposta às três últimas questões são extremamente importantes, já que lhe vão dar toda a informação que necessita para criar uma estratégia de marketing atrativa, decidir quais os canais de comunicação a privilegiar (site próprio, marketplaces, etc.) e os meios de pagamento que deverá colocar à disposição dos clientes.
Soluções de Pagamento para Negócios de Turismo Rural
Neste ponto das soluções de pagamento, é importante registar que o contactless, segundo o mais recente relatório REDUNIQ Insights, já tem um peso na faturação dos negócios portugueses de 63% e nas transações de 81%, percentagens que equivalem a dizer que cada vez mais consumidores escolhem pagar com métodos sem contacto (cartões de crédito/débito, carteiras digitais ou MB WAY).
Sobre os meios de pagamento para o sector da hotelaria, a REDUNIQ oferece tanto soluções físicas, como o caso do TPA REDUNIQ Smart (um terminal de pagamentos Android, que além de um conjunto de apps integradas, permite-lhe desenvolver apps de acordo com as necessidades do seu negócio), o DCC – Conversão de Moeda (dando a possibilidade aos clientes escolher pagar por cartão com a sua moeda de origem) e a Solução de Pagamentos Integrados (tornando o processo de check-in e check-out mais rápidos e seguros, com a possibilidade de integrar no terminal de pagamentos programas de gestão hoteleira).
Quanto às opções online, caso opte por ter um site próprio do negócio, a solução REDUNIQ E-Commerce permiti-lhe receber pagamentos online provenientes de cartões Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, garantindo-lhe, simultaneamente, processos de checkout simples e seguros.
Se optar por divulgar o seu negócio de turismo rural nas redes sociais ou marketplaces (sem ter um site), saiba que a solução REDUNIQ Payments oferece a possibilidade de receber pagamentos online através de e-mail, SMS e WhatsApp, por cartão Visa e Mastercard, MB WAY ou referência Multibanco.
Identifique lacunas na atual oferta de turismo rural em Portugal
Inovar é sempre um excelente passo na conquista do sucesso empresarial e o turismo rural não foge à regra.
Assim, procure identificar possíveis lacunas no mercado português, analise os potenciais concorrentes e perceba de que forma pode oferecer uma experiência diferenciadora ao seu cliente.
Procurar ajuda e inscrever-se na APTERN
A APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais), associação sem fins lucrativos que tem por missão promover o turismo rural e natural, pode ajudá-lo não só com todos os passos para abrir uma empresa de exploração de turismo rural e com as necessárias obrigações legais, como também na promoção e dinamização do seu negócio.
Como legalizar um negócio de turismo rural?
Depois de criado o projeto e terminadas as obras de edificação ou reconversão do edifício onde vai funcionar o seu turismo rural, será necessário legalizá-lo, mas como?
Para obter a licença de turismo rural, terá de requerer a “autorização da utilização do espaço para fins turísticos” através do envio do pedido à câmara municipal da zona onde está instalado o seu negócio. A câmara, por sua vez, irá dar conhecimento ao Turismo de Portugal.
De notar que, o prazo de decisão e emissão do respetivo alvará é de 10 dias úteis a contar da data de apresentação do requerimento.
Caso não seja necessária a realização de uma vistoria, o prazo desce para os 5 dias úteis.
Nota: Se a decisão não tiver sido emitida nos prazos estipulados, pode comunicar à câmara municipal, com conhecimento ao Turismo de Portugal, que vai abrir o estabelecimento ao público.
De acordo com o Turismo de Portugal, constitui título válido de abertura (a licença) um dos seguintes documentos:
- Alvará de autorização de utilização para fins turísticos do empreendimento (único para a totalidade do empreendimento);
- Comprovativos da comunicação da decisão de abrir ao público e da regular submissão do requerimento de concessão de autorização para fins turísticos, bem como do comprovativo do pagamento da taxa devida através de autoliquidação.
Sublinhe-se que, após a obtenção e registo do seu negócio Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), tem 10 dias úteis para comunicar ao Turismo de Portugal a existência de título válido de abertura do empreendimento.
Nota: O número do registo deve ser exibido, obrigatoriamente, em todas as plataformas de comercialização do seu turismo rural.