Como receber pagamentos online vendendo nas redes sociais?


“Novo normal”, expressão que nasce durante o Estado de Emergência e ajuda a definir o momento em que todos nós nos tentamos ajustar a um novo paradigma de que o distanciamento social e o uso de máscaras são pilares fundamentais. Além da repercussão que a pandemia teve e terá nas nossas relações interpessoais, o binómio comerciante-cliente sai do confinamento obrigatório profundamente alterado. A razão é simples: se a maioria dos consumidores compra online, os comerciantes têm que oferecer online.

Aquele que era um processo lento, mas em crescimento constante, transformou-se durante os últimos dois meses numa avassaladora vaga que varreu o país e o mundo de lés-a-lés. Se, em 2019, Portugal registou um crescimento no volume de negócios do comércio eletrónico (e-commerce) de 11,6% (2600 milhões de euros) face a 2018, só entre 1 e 13 de abril deste ano, o número de transações online registou um aumento de 241% em relação ao período homólogo do ano passado, segundo dados recentemente divulgados pela REDUNIQ.

Os responsáveis por estes números não foram, contudo, apenas as empresas que já tinham presença digital. Muitos portugueses, por necessidade ou opção, passaram a fazer do e-commerce a/uma fonte de rendimentos. Com maior ou menor preparação para abraçar esta nova forma de vender bens e/ou serviços, a realidade é que o mundo digital e as redes sociais que nele vivem são uma excelente plataforma para quem quer entrar no comércio online sem que para isso tenha de ser detentor de uma loja/site profissional.

Como vender nas redes sociais?

As redes sociais já fazem parte do nosso quotidiano, seja para compartilhar conteúdos, trocar mensagens com amigos, conhecer novas pessoas e, porque não, vender bens e serviços. Instagram, Facebook ou YouTube são plataformas de excelência para divulgar produtos e dar à sua marca um alcance verdadeiramente global.

Mais do que um canal de venda, as redes sociais são canais de aquisição. Por isso, se você quer vender bem, não pode apenas publicar os seus produtos, terá, necessariamente, que criar conteúdo. O ideal é publicar conteúdo com que o seu público se possa identificar: exercícios físicos, receitas saudáveis, artesanato, etc. Ao fazê-lo, você estará a trabalhar um dos aspetos mais interessantes para a sua audiência: a Autoridade.

Os potenciais clientes passarão a vê-lo como um expert no assunto em questão tornando-se, assim, mais propensos a comprar os seus produtos. Isto também faz parte da estratégia de reconhecimento de marca, fazendo com que as pessoas falem mais sobre o seu negócio online.

“Autoridade”, “reconhecimento de marca”, isto pode parecer complexo. Nem todos, como já referimos, são experts na arte de vender através das redes sociais, mas com um pequena ajuda da nossa parte e uma boa dose de criatividade e empenho do seu lado verá que tudo é muito mais fácil do que aparenta à primeira vista.

Procure conhecer a sua audiência

Saber exatamente do que gosta torna-se fundamental para criar conteúdos que tragam resultados.

Crie conteúdos compartilháveis

Quando um cliente compartilha uma publicação sua na sua cronologia, os seus amigos vão ver esse conteúdo e passar a (re)conhecer o seu negócio.

Quanto mais partilhas a sua publicação tiver, mais pessoas vão ter acesso ao seu negócio. Por isso, trabalhe para que o seu conteúdo possa chegar às “mãos” de muitas pessoas.

Crie vídeos no YouTube

Crie um canal para o seu negócio/marca e publique sempre conteúdo de valor sobre os seus produtos/serviços. Com o tempo, as pessoas terão tendência a reconhecer o seu negócio como uma autoridade no assunto.

Além disso, o formato de vídeo assume-se como o escaparate perfeito para os seus produtos. Com ele, é possível mostrar mais detalhes do que uma foto mostraria aumentando a perceção que o cliente tem do produto e, consequentemente, induzindo-o à realização da compra.

Mantenha contacto com o seu público

Comentários no Instagram, Facebook, YouTube, mensagens diretas, emails, ligações…  deve responder a tudo. Ao criar um relacionamento com os clientes, eles vão sentir-se acarinhados e, como tal, a vontade de regressar e comprar irá aumentar.

Por isso, mantenha um atendimento de excelência e responda a todos. Pode gostar, comentar, seguir de volta…

Faça Lives

As Lives (Instagram, YouTube, Facebook, etc.) são ótimos veículos de conteúdo e geram engagement. Por exemplo, o Instagram envia uma notificação para todos os seus seguidores quando você está a fazer um vídeo ao vivo, mesmo que eles não estejam no seu perfil.

Hashtags

Ao utilizar uma hashtag (#), você deixa o seu post mais próximo de um público que se interessa pelo seu conteúdo. Por exemplo, ao utilizar o  #vestido, os utilizadores que pesquisarem essa hashtag vão ser direcionados para uma pasta com imagens que tem essa palavra-chave.

Utilize ferramentas de gestão

Administrar as redes sociais pode se tornar uma dor de cabeça. Afinal, são várias publicações, mensagens para responder, relatórios… em várias plataformas diferentes. Mas é justamente para solucionar esse tipo de problemas que as ferramentas de gestão existem. Com elas, pode deixar todas as suas publicações agendadas, responder os comentários com mensagens automáticas e analisar relatórios.

Instagram Shopping

Com a ferramenta Instagram Shopping, é possível marcar os seus produtos com links da página de pagamento no Feed e nos Stories. Esta ferramenta funciona com recurso a tags (etiquetas)que permitem marcar produtos com preços e links que redirecionam o seguidor para a sua página no Facebook (ou site, caso o possua). Para isso acontecer, basta que associe a sua conta comercial no Instagram a um catálogo do Facebook (Gestor de Negócios no Facebook Business), aguardar a aprovação e começar a utilizar.

Facebook Insights

Esta ferramenta funciona da mesma forma do que o Google Analytics, apenas com a diferença que se foca no Facebook. Com ela é possível acompanhar métricas e perceber qual o seu consumidor tipo ajudando-o a aperfeiçoar os seus conteúdos.

Facebook Ads

O Facebook Ads dá-lhe a oportunidade de segmentar o seu público e fazer anúncios mais assertivos. Esta ferramenta funciona com base no micro-targetting que, após reunir as várias informações pessoais disponíveis no perfil dos utilizadores Do Facebook, direciona os seus anúncios para o público mais passível de lhe comprar alguma coisa.

Utilize o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Caso esteja a vender um serviço, esta pode ser uma plataforma interessante para divulgar o seu trabalho, atrair potenciais clientes e fazer networking. Se verificar que esta rede tem potencial para fazer crescer o seu negócio, invista em anúncios direccionados, isto vai ajuda-lo a potencializar as vendas na plataforma.

Parceria com influenciadores

Entrar em contacto e assinar parcerias com influenciadores digitais é uma excelente forma de levar o nome do seu negócio a um público mais vasto e aumentar o número de vendas. Terá que despender algum dinheiro, mas é uma das melhores formas de vender nas redes sociais.

Técnica dos Stories

Custo zero e resultados incríveis. Seja no Instagram, Facebook, YouTube ou outra qualquer rede social, fazer “Stories” é uma boa forma de manter o seu público mais leal informado e criar empatia com a nova audiência. Saldos, promoções ou uma simples mensagem inspiradora podem provocar excelentes resultados no aumento do seu número de seguidores.

Seja persuasivo

Para vender nas redes sociais é muito importante fazer uma boa descrição dos seus produtos. Disponibilize todas as informações técnicas; coloque as medidas dos itens; adeqúe a linguagem ao seu público-alvo; escreva de forma clara e objetiva; faça uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e palavra-chaves; e utilize técnicas de copywriting.

Formas de receber pagamentos online

Para os iniciados na arte de vender à distância através dos canais digitais, são muitas e variadas as questões que lhes afloram à mente. Entre elas, as mais prementes são como receber pagamentos online e quais as soluções de pagamentos online mais simples e seguras do mercado.

As formas de receber pagamentos online são múltiplas e variadas, mas a solução pode estar mais perto do que imagina. Se a ideia nasceu simples e simples a quer manter, saiba que a REDUNIQ tem as ferramentas que lhe permitem receber pagamentos online na hora de forma prática e rápida.

Entre as múltiplas soluções de pagamento e-commerce que a REDUNIQ coloca ao dispor dos negócios que pretendam aproveitar as potencialidades do digital para incrementar as vendas à distância e receber pagamentos online, mitigando deste modo os efeitos da crise pandémica, encontra-se o REDUNIQ@Payments.

Destinado a comerciantes que façam das redes sociais o seu bazar, mas que necessitem de aceitar pagamentos online, esta solução permite-lhes aceitarem pagamentos com cartão à distância, de forma simples, prática e segura, mesmo que as vendas se processem pelas redes sociais.

Solução para vender online sem ter website

Este é um serviço altamente inovador em Portugal, que permite a qualquer negócio, de forma prática, vender online e aceitar pagamentos de vendas à distância através de um simples link. Basicamente, o negócio adere ao serviço e tem acesso a um backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail. O cliente recebe o e-mail, clica no link e entra numa página segura de pagamento. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente, com a confiança de ter já o pagamento realizado.

O link para pagamento das encomendas é enviado para o e-mail do seu cliente, que será redirecionado para uma página segura da REDUNIQ. Aqui, o cliente coloca os seus dados e efetua o pagamento das suas compras. Após os dados serem validados e autorizados pelo banco emissor, a transação é realizada. No fim, como referimos anteriormente, será notificado do pagamento através do e-mail. Todos os pagamentos efetuados serão creditados na conta do comerciante no prazo máximo de dois dias úteis, após a data da compra.

Ao aderir ao REDUNIQ @Payments poderá aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito, dos sistemas Visa e Mastercard. O montante máximo de cada transação por cartão, num dia, é de 5.000€, enquanto o montante máximo de todas as transações por cartão, num dia, é de 10.000€.

E porque de digital falamos, o REDUNIQ@Payments reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante sobre a página. Ainda no campo das vantagens, é importante referir que esta solução pode também ser uma alternativa às transferências multibanco, que atrasam o processo de venda e deixam o comerciante à espera que o dinheiro entre na sua conta, e facilitar a gestão das compras na hora de ter que validar transferências bancárias, algumas delas sem descrição.

Sendo uma página 3D Secure da REDUNIQ, também o cliente pode estar seguro em relação à transferência. Não só esta é feita com simplicidade e segurança (de acordo com o protocolo 3D Secure da Visa e Mastercard) como o negócio, ao assumir-se como cliente REDUNIQ, tem a certeza que está a cumprir todas as regras dos sistemas internacionais.

A esta aposta de segurança é ainda de frisar que a REDUNIQ foi o primeiro acquirer nacional, e até agora único, a receber a certificação do PCI-DSS (Payment Card Industry Security Standards Council), uma entidade independente criada pelos principais sistemas de pagamento internacionais (Visa, Mastercard, Discover, JCB e American Express), em 2006.

A certificação PCI-DSS tem como finalidade assegurar a confidencialidade e integridade dos dados sensíveis associados à utilização de cartões pelos seus titulares, salvaguardar os comerciantes de consequências financeiras e reputacionais resultantes da quebra de confidencialidade e uniformizar os requisitos de segurança a cumprir por todos os intervenientes na área dos pagamentos.

Os benefícios para o comerciante com esta solução REDUNIQ são evidentes: conveniência e simplicidade; segurança e comodidade; não tem mensalidade ou receita mínima; respondendo com qualidade aos novos hábitos de pagamento dos consumidores sem necessitar de integração ou desenvolvimento. O consumidor, por outro lado, tem a garantia de que a transação é completamente segura e os seus dados são protegidos visto que o seu pagamento é feito numa página da Unicre.