O próximo Dia dos Namorados será diferente.
Com o confinamento obrigatório, a celebração do amor terá que ficar guardada para dentro das quatro paredes de casa, o que levará a um aumento das compras via Internet. Esta condicionante vem, uma vez mais, realçar a importância do canal de vendas online no apoio à sustentabilidade dos negócios em plena pandemia. Tal como acontece nos espaços físicos, durante esta época em que se celebra o amor será importante que as lojas online e as páginas nas redes sociais dos mais variados negócios se adequem ao espírito da data.
Dito isto, vender mais e melhor no Dia dos Namorados assentará, invariavelmente, na otimização e reforço de três vetores: pagamentos, ações de marketing e entregas.
Como vender mais no Dia dos Namorados
Pagamentos online
Apesar das semelhanças, vender em loja física ou em loja online são dois universos distintos que merecem abordagens diferenciadas. Logo à partida, a natureza competitiva do e-commerce torna mais difícil a fidelização de clientes. À mínima dificuldade no processo de compra, o e-shopper abandona o site ou marketplace e procura uma alternativa no “vizinho do lado”. Isto é particularmente visível no checkout. (finalização de compra).
A oferta desadequada de meios de pagamento adaptados às vendas à distância pela Internet e a um perfil de consumidor que privilegia os pagamentos móveis através do smartphone, é um fator decisivo no abandono do carrinho de compras antes da conclusão da compra. Para que os pagamentos em lojas online no Dia dos Namorados não sejam um problema, a opção deve recair por uma solução e-commerce que contemple, por exemplo, os pagamentos por referência multibanco ou através de carteira digitais como o Apple Pay e a Google Pay.
Se não sabe por onde começar, a REDUNIQ auxilia-o com uma oferta diferenciada de meios de pagamento que se adequam não só às especificidades do seu negócio digital, como às necessidades do consumidor. A primeira dessas soluções é o REDUNIQ@Payments uma solução que permite pagamentos à distância por e-mail, SMS ou WhatsApp, com cartões Visa e Mastercard, sem necessidade de ter um site ou de integração com a loja online do comerciante. De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, optimizada para smartphones e tablets, onde o comerciante cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp. O consumidor recebe o link, clica, e vai para uma página segura REDUNIQ, que garante que o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.
Falar em opções de pagamento que vão ao encontro do perfil de consumidor não estaria completo sem falarmos dos pagamentos por referência multibanco, a forma preferida pela grande maioria dos e-shoppers portugueses.
Da necessidade de acomodar este tipo de pagamentos, a REDUNIQ fez nascer o Pagamento de Serviços, uma solução que permite a uma loja online aceitar pagamentos por referência multibanco e MB Way e que pode ser integrada no site (integração simples no caso de o comerciante deter a solução REDUNIQ E-Commerce). No caso de o comerciante vender online sem site através das redes sociais, pode aceder a esta solução de pagamento através de um simples acesso à plataforma da REDUNIQ e sem necessidade de integração.
Ações de Marketing direcionadas para o Dia dos Namorados
Transporte para o seu e-commerce o espírito do Dia dos Namorados. Isto passa, obrigatoriamente, por empreender ações de marketing direcionadas para a data em questão.
A primeira delas é a modificação do layout do seu site e/ou das páginas das suas redes sociais. Coloque imagens que remetam o visitante para o dia de São Valentim e pense em criar categorias específicas de produtos relacionados com esta data na página principal do seu site de modo a encaminhar mais rapidamente o potencial cliente para os produtos alusivos ao dia 14 de fevereiro. A par disto, deve produzir conteúdo original e relevante para este dia nas suas redes sociais de modo a captar a tenção dos potenciais cientes e gerar tráfego para o seu site ou marketplace.
Se a sua loja online ou marketplace não é especializada, traga para a sua montra virtual produtos que estejam relacionados com a data. Bombons, flores ou os muito típicos lenços dos namorados são algumas das opções na rubrica de coisas para vender no Dia dos Namorados.
Invista em promoções, pois são sempre bem-vindas, especialmente num contexto económico tão complicado como o atual. Cupões de desconto, entregas gratuitas ou preços especiais, são alguns tipos de promoção que poderá adotar. De modo criar o sentido de urgência no cliente e potenciar os efeitos desta ação, estipule uma data limite (não tem, necessariamente, que ser o dia 14). Coloque em equação a possibilidade de oferecer cheques-prenda digitais para a aquisição de produtos alusivos à data.
Potenciar todas estas estratégias passa, igualmente, pela segmentação de anúncios. Pondere investir em anúncios pagos através da funcionalidade Facebook Ads. Esta ferramenta funciona com base no micro-targetting que, após reunir as várias informações pessoais disponíveis no perfil dos utilizadores do Facebook, direciona os seus anúncios para o público mais passível de lhe comprar alguma coisa.
Otimizar os serviços de Entregas
A prevista corrida às compras online irá colocar sobre pressão a logística da empresa, em especial as entregas, sendo importante ter um sistema de entrega que dê resposta às variações de volume de encomendas. Em baixo são apresentadas algumas das recomendações para períodos de maior exigência nesta área:
- Verifique stocks e procure comunicar prazos de entrega concretizáveis em tempo útil. Lembre-se que deve ter em conta que o dia 14 de fevereiro calha a um domingo, o que significa que as entregas podem ser condicionadas pelo fim-de-semana;
- Contacte a(s) sua(s) transportadora(s) ou o serviço dos Correios que utiliza normalmente no sentido de perceber qual o tempo médio de entrega esperado para esta semana e, em função disso, comunique os prazos de entrega;
- Além da entrega propriamente dita, tenha especial atenção às embalagens. Para além de uma boa lacagem e proteção (plástico-bolha, por exemplo), procure entregar embalagens personalizadas com motivos alusivos ao Dia dos Namorados.