O comércio eletrónico veio abrir novos horizontes de negócio às empresas e particulares do país.
A variedade e as possibilidades são imensas, em grande parte devido à multiplicidade de canais de venda que podem ser somados a uma loja online profissional ou a quem vende através de marketplaces ou das redes sociais, como é o caso das vendas por WhatsApp, mensagem, telefone e e-mail.
Como vender por e-mail?
Vender por email pode parecer complexo à primeira vista, mas aplicando as técnicas certas de email marketing e tendo a solução de pagamentos online ideal, tudo se torna extremamente simples.
No campo do email marketing, o mais importante é, primeiro, conseguir os contactos, algo que pode concretizar utilizando os contactos gerados pelas vendas anteriores ou conseguidos através de promoções e giveaways.
O passo seguinte é tratar do conteúdo do email. É importante que a mensagem não só seja direta, como também se paute pela atratividade, isto é, traga benefícios/descontos e informação útil sobre os produtos e serviços do seu negócio e, caso seja pertinente, personalize o conteúdo. Pondere, igualmente, a criação de newsletters.
Depois, é só enviar e esperar pelo resultado.
Como sublinhamos, para que as vendas por email se efetuem da forma mais simples e eficiente possível, torna-se necessário que, mesmo que venda online sem site, disponha de métodos de pagamento que lhe permitam receber o fruto das suas campanhas de email marketing.
Esse é o caso da solução chave-na-mão REDUNIQ@Payments. Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, esta solução de pagamentos online da REDUNIQ vai permitir-lhe passar a aceitar, de forma segura, as suas vendas por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY, com cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.
O processo é bastante simples. Imagine que tem uma página numa rede social a partir da qual vende roupa por email marketing. No momento em que o seu cliente se prepara para pagar a sua compra, esta solução, optimizada para smartphones e tablets, cria um link de pagamento que vai poder enviar por email, SMS e WhatsApp ao cliente.
Assim que o cliente clica no link, irá ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ onde poderá escolher a forma de pagamento que mais lhe convém, garantindo, deste modo, a segurança de toda a operação.
Assim, de forma sintética, ao vender por email com o REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe:
- Vender por email e receber pagamentos online por WhatsApp, E-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ) rápidos (a ordem de pagamento pode ser enviada de imediato para o telemóvel do cliente);
- Usufruir de uma solução de pagamentos sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração;
- Diminuir o atrito do processo de compra e cortar nos custos;
- Usufruir de uma página de pagamento que reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste da sua parte;
- Obter um maior volume de vendas e ticket médio mais alto;
- Conseguir fidelizar um maior número de clientes devido à rapidez e intuitividade de todo o processo de pagamento.
5 técnicas de email marketing que vão melhorar os resultados do seu negócio online
Já afloramos o que é e o que o email marketing pode fazer pelo seu negócio, mas agora é tempo de aprofundarmos a questão e lhe deixarmos 5 técnicas de email marketing que vão garantir melhores resultados operacionais ao seu negócio:
Testes A/B
De forma a perceber quais os conteúdos que o seu público-alvo considera mais atrativos, é importante que conduza testes A/B.
Na prática, um teste A/B corresponde à medição do resultado que o envio de duas mensagens semelhantes para duas pessoas diferentes para perceber qual delas resulta numa venda.
Para que o teste seja efetivo, as mensagens, apesar de idênticas, devem ter pequenas diferenças no título, corpo de texto, lettering, imagens, etc.
Segmente os clientes
Quando o número de contactos começar a crescer, é uma boa altura para segmentar os clientes e os conteúdos que lhes envia.
Aproveite para solidificar a relação com cada um deles, apostando em campanhas de descontos personalizadas.
Crie listas orgânicas
Muitas empresas, especialmente os grandes negócios, compram listas com milhares de contactos e depois “disparam” emails em massa. Esta é uma técnica que um negócio que faz da proximidade a sua filosofia não deve seguir.
Ao invés, utilize os contactos que os seus clientes lhe vão deixando nas compras que efetuam e nos registos que efetuam para receberem newsletters. O importante é que estes contactos sejam obtidos de forma consentida.
Evite o SPAM e aposte em emails personalizados
Para além de mostrarem pouco respeito pelo cliente prejudicando, desse modo, a capacidade de transformar um email numa venda, o SPAM irá prejudicar a reputação do seu negócio junto do grande público.
Como já referimos, crie listas orgânicas e personalize o conteúdo dos emails, isto vai fazer o cliente sentir-se especial.
Atenção às métricas
Para saber se as campanhas de email marketing estão a cumprir o seu papel e a gerar conversões (vendas), esteja particularmente atento ao número de contactos que abriram (Open Rate), de facto, o seu email, quantos cliques nos links (Click Rate) que acompanham o email foram verificadas e, claro, quantas conversões geraram.