Apesar de a qualidade dos produtos e a diversidade de soluções de pagamento que disponibiliza serem importantes polos de atração de clientes, a verdade é que a viabilidade do seu negócio está muito dependente da visibilidade que tem junto dos consumidores.
Apesar de icónicos, cartazes publicitários em azulejos como os da PanAm (Aveiro) ou do Nitrato do Chile (um pouco por todo o país) já fazem parte do passado no que toca à publicidade e comunicação entre as empresas e os consumidores.
Com o advento das tecnologias de comunicação de massas (Internet, redes sociais, etc.), a forma como um negócio comunica os seus valores, missão, produtos e serviços modificou-se radicalmente fazendo emergir novos termos e estratégias como crossmedia e transmedia.
Crossmedia e Transmedia
Vamos entender melhor este dois conceitos de comunicação e perceber quais as principais diferenças entres ambos.
O que é Crossmedia?
Junção dos termos cross (cruzar em português) e media, a expressão crossmedia é, na prática, um processo que visa distribuir uma mesma narrativa ou mensagem em diferentes plataformas de media.
Também denominado como estratégia de marketing 360º, pela capacidade de abranger uma série de canais de comunicação diferentes, o crossmedia utiliza música, vídeo ou texto para transmitir uma mesma mensagem, ainda que a linguagem adotada seja diferente de plataforma para plataforma.
Por exemplo, se reparar nas empresas de telecomunicação, uma mesma publicidade ou promoção é difundida, em simultâneo, através da televisão (som e imagem), rádio (som), jornais (texto e imagem) e redes sociais (som, imagem e texto), mas apesar de a linguagem ser diferente em cada uma destas plataformas, a mensagem é sempre a mesma.
Como se percebe, o objetivo desta estratégia de comunicação é alcançar o maior número de potenciais consumidores com um mesmo conteúdo.
O que é Transmedia?
Ao contrário do que acontece no crossmedia, a mensagem na transmedia é lapidada em função da plataforma e do público a quem se destina.
Ao criar uma narrativa diferente para diferentes públicos, uma empresa conseguirá criar laços e, em último caso, “fidelidade e identificação”, entre o consumidor e a marca.
Assim, na prática, ao segmentar os conteúdos, que se completam e nutrem entre si, dispersando-os por diferentes plataformas de media, a estratégia de transmedia acaba por dar ao consumidor a sensação de que existem uma infinidade de possibilidades a explorar dentro da mesma marca, produto ou serviço.
Por exemplo, numa ação de marketing, uma empresa cria um spot publicitário de 30 segundos destinado a vender um novo produto na televisão e nos seus canais de YouTube. Simultaneamente, a empresa convida influencers para, através do Twitter e do Instagram, “venderem” esse mesmo produto com uma mensagem mais “jovem”.
O produto é o mesmo, mas a segmentação da mensagem em função do público e da plataforma, permitirá à empresa alcançar diferentes perfis de consumidor.
Quais são as diferenças entre Crossmedia e Transmedia?
Como já podemos perceber das respostas às duas perguntas anteriores, o crossmedia dispersa uma mesma mensagem através das diferentes plataformas de media, enquanto uma estratégia de transmedia segmenta a mensagem em função do público a que se destina e da plataforma que utiliza.
Na prática, a transmedia oferece, a diferentes consumidores, diversos ângulos sobre um mesmo conteúdo, ao passo que na crossmedia não existe segmentação do conteúdo em função do público ou da plataforma utilizada.
De que forma pode a Crossmedia e a Transmedia ajudá-lo a comunicar o seu negócio?
Apesar de diferentes entre si, estas duas estratégias de comunicação e marketing de empresas podem trazer grandes benefícios ao seu negócio. Tudo, claro está, vai depender dos objetivos a que se pretende e das especificidades da mensagem que quererá transmitir.
Entre os vários benefícios que poderá colher para o seu negócio da adopção de um estratégia de crossmedia ou de transmedia, contam-se:
- Maior interação com a marca: estas estratégias permitem diversificar os conteúdos e a forma de os apresentar, algo que vai produzir uma maior interação entre os consumidores e a marca;
- Maior alcance: ao diversificar a mensagem e dispersa-la por diferentes conteúdos, poderá alcançar novos públicos;
- Contribuem para o brand awereness: estas estratégias irão contribuir, diretamente, para uma melhoria da consciência do consumidor em relação à sua empresa;
- Permitem que a sua marca esteja em “todo o lado”: ao utilizarem diferentes plataformas de media para veicularem a sua mensagem ou mensagens, estas estratégias contribuem para que a sua marca “esteja em todo o lado” e crie a necessidade no consumidor.