Se pretende investir no setor de saúde e fitness e saber como abrir e gerir um ginásio de forma eficaz, este guia vai ajudá-lo a compreender os passos essenciais para começar o seu negócio.
Nos últimos anos, a procura por um estilo de vida mais saudável tem crescido significativamente, impulsionada por entidades governamentais e pela influência das redes sociais, levando cada vez mais pessoas a frequentar ginásios ou a procurar personal trainers, tornando o setor do fitness um mercado promissor.
Este aumento da procura reflete-se no número crescente de ginásios em pequenas e grandes cidades, mostrando que investir neste ramo pode ser uma oportunidade rentável. No entanto, criar e gerir um ginásio com sucesso exige mais do que apenas abrir as portas – é essencial um planeamento sólido, desde o estudo de mercado até à oferta de serviços diferenciadores e inovadores.
Se está pronto para dar o próximo passo, siga as nossas dicas para garantir que o seu ginásio se destaca no mercado!
Dica 1: O que considerar antes de abrir um ginásio
Antes de abrir um ginásio, a primeira coisa da sua “to do list” deve ser a elaboração de um estudo de mercado sobre a oferta deste tipo de espaços na zona geográfica onde pretende abrir o seu negócio de fitness.
Procure perceber quantos ginásios existem na zona, qual o número de sócios que têm e o que é que as pessoas gostariam de ver num novo espaço. Aprenda com as falhas dos outros ginásios e inove.
Além disso, com a ajuda de dados estratégicos de tendências do mercado e dos concorrentes, utilizando ferramentas como o REDUNIQ Insights, pode sempre apoiar a sua decisão.
Feito o estudo, é tempo de procurar um espaço que consiga acomodar, de forma confortável, não só as máquinas que pretende instalar, como, sobretudo, o número médio de utilizadores estimado. Neste sentido, note que a flexibilidade de horários disponíveis é uma boa forma de evitar “horas de ponta” e reclamações.
Outra das decisões que terá de tomar prende-se com o tipo de ginásio. Será independente ou pretende ser um franchising de uma cadeia de ginásios?
Caso opte por ser independente, todas as decisões sobre o funcionamento e serviços a oferecer irão passar por si, já se optar por um modelo de gestão de ginásios em formato franchising terá de cumprir com as orientações da marca, mas irá beneficiar de uma estrutura de marketing com implantação no terreno.
Para além de tudo isto, a procissão ainda vai no adro e agora é tempo de algo muito importante: as licenças.
Dica 2: Licenças obrigatórias para abrir um ginásio
Quanto a licenças, vai necessitar de:
- Licença de autorização de utilização do espaço para instalação desportiva juntamente com a declaração de responsabilidade atestando que as instalações cumprem com todas as normas, uma cópia do regulamento de funcionamento e planos de segurança e evacuação;
- Certificado de formação do Diretor Técnico;
- Licença para utilização de música nas salas de aula/treino e música ambiente, solicitada na AUDIOGEST;
- Registo do ginásio com o CAE 93130. Caso tenha natação, yoga ou sauna, será necessário, igualmente, a existência de CAE secundários;
- Apesar de não ser obrigatória, poderá, também, pedir uma licença de Afiliado CrossFit para abrir uma box de CrossFit no ginásio.
Às licenças deve, ainda, juntar o obrigatório Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil e, no caso de o ginásio ter piscina, uma vistoria da Direção-Geral de Saúde e da ASAE e a obrigatoriedade de análises regulares à qualidade da água.
Com a parte burocrática tratada, é o momento de pensar nos equipamentos a instalar.
Dica 3: Escolha do espaço e equipamentos para o ginásio
Aprofundando a questão do espaço, além da escolha geográfica, o espaço deve oferecer as condições ideias para todos os serviços que pretende oferecer, bem como apresentar facilidade de acesso e estacionamento.
Se optar por arrendar um espaço, é importante que tome particular atenção à acústica, humidade e até a existência, ou não de vizinhos, uma vez que é algo que poderá ter impacto na atividade.
Em relação aos serviços, pondere oferecer as máquinas de ginásio mais recentes e as modalidades mais em voga, bem como fisioterapia, reabilitação, hidroterapia, SPA e nutrição.
Como cada serviço implica a alocação de recursos humanos, materiais e logísticos diferentes, recomendamos que avalie em detalhe todas as opções antes de fazer a sua escolha.
Um dos pontos mais importantes sobre como administrar um ginásio com sucesso prende-se com a gestão do investimento e das despesas.
Assim, no momento em que esteja a preparar a abertura do seu ginásio, considere as seguintes despesas iniciais:
- Pagamento de rendas ou empréstimos;
- Mobiliário de receção, cofres, balneários, canalização e iluminação;
- Pavimentos e equipamentos desportivos;
- Equipamentos informáticos e de gestão, tais como telefones, impressoras, computadores, softwares de gestão e métodos de pagamento para ginásios;
- Serviços de água, gás, luz, telecomunicações, contabilidade, limpeza e marketing;
- Despesas com o staff, nomeadamente professores, personal trainers e rececionistas;
- Instalação de sistemas de ventilação e climatização;
- Equipamentos de proteção e segurança: alarmes, kit primeiros socorros, extintores e câmaras de vigilância.
Dica 4: Estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes
Num plano de negócio para a abertura de um ginásio, é essencial que preste especial atenção à área do marketing com a criação de estratégias de comunicação que permitam aumentar o número de vendas e, acima de tudo, reter os clientes e sócios.
Neste plano, inclua, entre outras, uma análise de diagnóstico, uma análise SWOT (Strengths/Forças, Weaknesses/Fraquezas, Opportunities/Oportunidades e Threats/Ameaças), defina os objetivos da marca, opções estratégicas, marketing-mix e um plano financeiro minucioso.
Apesar de estar na moda, o fitness é um mercado muito batido em termos de Marketing existindo, ainda assim, margem de manobra para criar uma imagem da sua marca que seja forte e identifique a cultura associada ao seu espaço.
Isto consegue-se através de uma comunicação personalizada que se preocupe em atrair os sócios e torná-los veículos da cultura, valores e ideais da sua marca e de merchandising com o branding do ginásio.
Duas dicas extra:
1) seja consistente na comunicação, isto é, utilize sempre a mesma paleta de cores e símbolos na decoração do espaço, aposte forte na criação de conteúdo partilhável nas redes sociais e promova, por exemplo, corridas ou maratonas de cycling abertas à comunidade local, de preferência num espaço público ao ar livre numa zona central da localidade onde esteja situado o seu ginásio.
2) ofereça descontos e faça promoções de modo a incentivar o público a inscrever-se ou a dinamizar uma modalidade que tenha poucos praticantes.
Lembre-se, um sócio satisfeito será sempre o melhor embaixador do seu ginásio.
Dica 5: Gestão financeira e pagamentos
Nestas dicas para abrir um ginásio não poderiam faltar, como é óbvio, elementos relacionados com a gestão financeira e as soluções de pagamento.
Como já referimos, para facilitar a administração, aposte em softwares de gestão financeira robustos e adaptados à área de atividade, ao passo que nos pagamentos, o ideal é que ofereça uma experiência de compra multifacetada e adaptada aos hábitos de pagamento dos seus sócios.
Para dar uma maior flexibilidade ao seu negócio, entre as melhores estratégias para o ginásio encontra-se a junção das soluções de pagamentos online aos necessários TPA – terminais de pagamento automático.
Seja no seu site ou nas redes sociais do ginásio, a oferta de pagamentos online irá favorecer a experiência do cliente e permitir-lhe, inclusive, uma outra forma de obter rendimento extra.
Por exemplo, o REDUNIQ@Payments, uma solução concebida a pensar nos negócios que vendem sem site através das redes sociais, oferece aos seus clientes a possibilidade de estes pagarem as suas compras e serviços por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY, com cartões Visa e Mastercard, através de um link de pagamento,
Uma solução ideal no caso dos ginásios, uma vez que permite pagamentos recorrentes. Ou seja, se o seu negócio requer a cobrança automática de mensalidades ou prestações, basta que o seu cliente autorize o primeiro pagamento e todos os seguintes serão cobrados da mesma forma, sem complicações nem surpresas.