De acordo com o Eurostat, a percentagem de portugueses que comprou online no ano passado ultrapassou os 60%, quase o dobro do que aquilo que se verificou em 2021, altura em que a percentagem de “e-shoppers” cifrava-se pouco acima de 35%.
A tendência de crescimento do E-commerce Global, reflete-se em Portugal mostrando que os consumidores estão cada vez mais digitais reforçando a ideia de que os negócios têm de apostar cada vez mais no comércio eletrónico.
Muitos já o fazem e muitos mais o pretendem fazer, seja através da criação de sites de raiz ou através dos muito concorridos marketplaces que permitem que, com um baixo investimento, qualquer um de nós se possa tornar num retalhista digital.
Como vender no Marketplace? Dicas par começar a vender
Diferentes canais de venda exigem, necessariamente, abordagens negociais distintas e os marketplaces não fogem à regra.
Antes de nos debruçarmos, especificamente, sobre como vender no Marketplace, convém explicar do que é que este se trata.
Na prática, um Marketplace é uma espécie de grande mercado ou centro comercial que permite que o empreendedor (particular ou empresa) “alugue” um espaço no seu interior.
Esta espécie de “aluguer digital” tem custos (taxas, comissões, etc.), mas dá aos negócios (dos mais pequenos aos maiores) acesso a um enorme número de consumidores e a uma visibilidade maior do que aquela que conseguiriam se apostassem num site próprio ou numa loja física.
Para começar a vender num Marketplace, a primeira coisa com que se deve preocupar é a escolha do Marketplace:
- A este respeito os marketplaces mais utilizados em Portugal são os das redes sociais Facebook e Instagram, o da Amazon, o da Ebay e o da Wish.
- É importante que a sua escolha seja feita em função dos produtos que tem para vender.
Por exemplo, se a sua ideia passa por vender vestuário feminino, o Instagram pode ser a solução mais indicada por não só permitir uma mais fácil visualização dos artigos, mas porque nesta rede é o público feminino quem mais procura este tipo de produto.
Depois de escolhida a plataforma, tem de fazer o seu registo e começar a “decorar” o seu espaço de venda no Marketplace.
- Aqui exige-se que coloque fotos com excelente resolução e com vários ângulos de análise, bem como todas as informações relevantes sobre o produto, forma de pagamento e contactos.
- É importante que as descrições sejam exatas e atrativas para que não surjam mal-entendidos e capta mais clientes.
De forma a tornar a já de si grande visibilidade dada por estas plataformas, poderá ainda recorrer a anúncios pagos, posts patrocinados (nas redes sociais) e serviços de SEO que vão direcionar os seus produtos para o público-alvo.
Para que tudo fique completo e possa começar a vender num Marketplace, é-lhe exigido uma atenção especial às soluções de pagamento que oferece.
Para além de simples e seguros, os meios de pagamento online devem estar em linha com os hábitos e necessidades dos consumidores, assim como à especificidade de os pagamentos se processarem por via online para que o check-out seja seguro e o mais suave possível.
Em Portugal, segundo o Barómetro E-Commere da Marktest, os meios de pagamento online preferidos dos portugueses são as referências multibanco e o MB WAY assistindo-se, igualmente, a um forte crescimento de carteiras digitais, como a Apple Pay e a Google Pay.
Conseguir oferecer este tipo de meios de pagamento online pode ser, ao contrário do que possa estar a pensar, mais fácil do que imagina.
De modo a garantir-lhe a confiança dos seus clientes e faturar mais no seu Marketplace, a REDUNIQ desenvolveu uma solução chave na mão chamada REDUNIQ@Payments.
Nascida da vontade de simplificar e diversificar o trabalho de quem vende online através de marketplaces, a solução REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe passar a aceitar, de forma segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou por cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.
Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, através de acesso a uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, o seu negócio vai poder receber pagamentos por link de pagamento, isto é, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente que, por sua vez, será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, a segurança de toda a operação.
Por exemplo, caso tenha um espaço no Marketplace do Instagram que se dedique à venda de roupa e calçado, a solução REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe que, com uma simples mensagem via WhatsApp, o cliente escolha um par de sapatos no seu espaço de venda e o pague através de um link gerado para o efeito dando ao negócio mais agilidade e rapidez na satisfação dos desejos dos clientes.
Vantagens do Marketplace
As vantagens de se vender através de um Marketplace são imensas, eis as principais:
- Menor investimento inicial: não precisa de se preocupar em pagar a um designer gráfico ou empresa especializada para a criação de um site de raiz (criar um site de raiz apresenta custos incomparavelmente mais altos);
- Menor investimento em marketing: ao escolher um Marketplace de uma rede social, por exemplo, vai beneficiar diretamente das estratégias e meios de marketing disponibilizadas pelas plataformas;
- Mais facilidade e simplicidade em dar inicio à sua atividade;
- Maior alcance em termos de visibilidade e número de potenciais clientes;
- Maior facilidade em receber pagamentos: com o REDUNIQ@Payments não precisa de preocupar com integrações;
- Maior taxa de retenção de clientes.