O esforço dos Hotéis Moov, propriedade do grupo Endutex, na promoção de práticas, ambiental e socialmente, sustentáveis em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 acabou de ser reconhecida com a entrega da certificação Biosphere.
Após um rigoroso processo de avaliação e capacitação que, entre outras coisas, passou pelo desenvolvimento de um plano sustentável de ação baseado na consolidação de boas práticas ambientais, sociais, culturais e económicas, todos os hotéis Moov acabaram por garantir o cumprimento das diretrizes internacionais do sistema de certificação Biosphere.
De acordo com André Ferreira, administrador da Endutex Hotéis,
“este é apenas o começo de uma longa jornada. Vamos continuar a trabalhar para que a sustentabilidade seja uma realidade cada vez mais intrínseca na nossa operação, garantindo que quem nos visita possa desfrutar de uma estadia responsável e de qualidade”
Esta certificação é o reflexo do compromisso do grupo Endutex em alinhar-se com os mais elevados padrões de sustentabilidade em vigor numa cadeia interrupta que começa dentro de portas e se estende aos fornecedores, comunidade local e meio ambiente.
Mas mais do que um selo de qualidade, a distinção da Biosphere é, para o responsável, um compromisso continuo com a manutenção e melhoria das práticas sustentáveis das unidades hoteleiras do grupo.
Digitalização dos pagamentos: uma aposta ganha no caminho da sustentabilidade
Uma das áreas que ajudaram os hotéis Moov a elevarem os seus padrões de sustentabilidade e a conquistarem a certificação Biosphere foi, sem sombra de dúvidas, a digitalização dos pagamentos.
Ao dispensarem o papel, oferecerem uma gestão mais ágil, reduzirem custos operacionais e os recursos utilizados, os pagamentos digitais transportam a Hotelaria para um novo patamar de exigência que se enquadra, na perfeição, nas tendências de consumo atuais.
Por exemplo, com a Solução de Pagamentos Integrados da REDUNIQ, a rede de Hotéis Moov passou a integrar pagamentos com cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, American Express, JCB, Diner e Discover) com os principais programas de gestão hoteleira utilizados tornando, deste modo, o processo de aceitação de cartões mais rápido, simples e seguro.
Como funciona o Sistema de Pagamentos Integrados para Hotelaria?
A simplicidade é a chave desta solução REDUNIQ criada a pensar na indústria hoteleira, senão vejamos.
Com o Sistema de Pagamentos Integrados para Hotelaria, o hóspede, no check-in, só tem de apresentar uma vez o seu cartão como meio de pagamento.
Nesse momento, o funcionário do hotel faz a entrada do cliente no sistema de gestão hoteleira, indica o valor estimado da sua despesa final, onde se inclui o preço da estadia e despesas no spa, bar ou restaurante, e procede à autorização do valor sobre o cartão utilizado.
O cartão é, então, lido no terminal instalado no local, que se encontra ligado ao sistema de gestão, e é feita automaticamente a autorização no cartão do cliente.
Este valor autorizado não é, contudo, estanque, já que se as despesas o ultrapassarem, este sistema de gestão desencadeia, automaticamente, pedidos de autorização sucessivos (top-up) sobre o cartão do cliente garantindo, deste modo, que este tem sempre saldo suficiente para liquidar o valor total da sua despesa.
Chegado ao momento do check-out, o funcionário fecha a conta e o débito é realizado de forma automática a partir da conta do cliente.
Nessa altura, será emitido um comprovativo dos valores debitados para entregar ao cliente sem que este tenha de proceder a uma nova autenticação da transação, o que torna o check-out mais rápido e simples.