Guia de Marketing Digital descomplicado para Empresas

Todos os dias, milhões e milhões de pessoas em todo o mundo pesquisam bens e serviços online e são confrontadas com centenas de solicitações de partilha de conteúdos nos seus perfis nas redes sociais.

Todo este febril movimento digital, acaba por ter um importante impacto na operação e dinamização das vendas das empresas, especialmente aquelas que dispõem de menos meios financeiros para grandes manobras de marketing.

É aqui que entra o Marketing Digital e uma série de estratégias que podem fazer com que a sua empresa venda mais.

Guia de Marketing Digital para Empresas: Melhores Estratégias

Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos deixá-lo com um guia de marketing digital para pequenas empresas que, entre outras coisas, o vai ajudar a perceber como aplicar as diferentes estratégias em benefício do seu negócio e dar-lhe a conhecer ferramentas de automatização de marketing acessíveis.

PPC (pay-per-click): Publicidade Paga

Independentemente de vender, exclusivamente, pelas redes sociais ou ter no comércio eletrónico uma extensão do seu negócio físico, pagar por anúncios no Facebook ou no Instagram, é uma boa forma de fazer com que os seus produtos alcancem uma audiência maior e, consequentemente, maximize as suas vendas.

Se se está a questionar sobre o impacto do desenvolvimento de uma estratégia de marketing deste tipo tem na sua empresa, basta observar o que nos diz o Relatório Digital 2024: Global Overview Report a este respeito.

De acordo com este relatório, 26,1% dos utilizadores que utilizam as redes sociais encontram marcas, serviços e produtos através destas plataformas para comprar.

Se a sua marca, serviço ou produto tiver maior destaque e visibilidade através de campanhas pagas, direcionado para o segmento que pretende comunicar, existirá certamente um maior potencial de conversão.

Como se tratam de publicidades PPC (pay-per-click), quando alguém clicar no anúncio, irá ter de pagar uma determinada quantia ao Google, por exemplo.

Inbound Marketing 

Para que o poder de atração do seu negócio seja exponenciado no mundo digital, uma das grandes tendências é a aposta no inbound marketing, uma estratégia que assenta na criação de conteúdo de valor informativo e a sua posterior divulgação em blogs, podcasts, vídeos ou simples publicações nas redes sociais.

A importância do marketing de vídeo para as PME é, aliás, uma das ferramentas mais poderosas que pode colocar ao dispor da sua empresa, já que as gerações mais novas têm cada vez menos paciência para ler e preferem o dinamismo da imagem.

A criar, deste modo, uma ligação entre a sua empresa e o consumidor, a probabilidade de este olhar para o seu negócio como uma referência na sua área é muito maior.

SEO (Search Engine Otimization)

Se quer aumentar a visibilidade online do seu negócio, tome nota destas noções básicas de SEO para empresários.

O SEO (Search Engine Otimization) é uma estratégia de marketing digital que passa, entre muitas outras coisas, por optimizar o seu site para dispositivos móveis, construção de backlinks (links de outros sites que reencaminham para o seu), criação de “landing pages” e redefinição de palavras-chaves na descrição de produtos ou conteúdos.

Através desta ferramenta, o seu negócio vai não só poder alcançar uma melhor posição nos motores de pesquisa e, desse modo, tornar-se numa das primeiras escolhas dos consumidores que procuram bens e serviços semelhantes àqueles que disponibiliza, como também ajudá-lo a fazer e otimizar a análise de dados para marketing digital.

Marketing de Afiliados ou Influencers

Por certo, já ouviu falar em influencers digitais. Devido à relevância do seu conteúdo e, sobretudo, aos milhares de seguidores que conseguem atingir, estas pessoas são excelentes veículos publicitários para os seus produtos e serviços.

É isto aquilo a que se chama marketing de afiliados, ou seja, o influencer promove, através de fotos, vídeos ou conteúdo escrito, o produto que quer vender e adiciona-lhe um link com um código promocional que vai remeter o consumidor diretamente para a sua marca e permitir-lhe usufruir de um desconto.

Por cada consumidor que clicar no link e inserir o código, o influencer irá ganhar uma pequena comissão ou produtos gratuitos da sua marca.

E-mail Marketing

Terminamos estas dicas de marketing digital com o e-mail marketing.

Na prática, o e-mail marketing ajuda-o a que, de uma forma simples e económica, mantenha os seus clientes sempre informados sobre novos produtos e serviços, inclusão de novos meios de pagamento, comunicação de saldos e promoções, campanhas de descontos através do envio de e-mails com newsletters diárias/semanais.

Para além disto, poderá utilizar o e-mail marketing para captar novos clientes ou como canal de atendimento.