Como aproveitar o digital enquanto fator diferenciador no processo de venda, sem comprometer a importância da experimentação?
Esta é pergunta que resume o grande desafio que os comerciantes do séc. XXI enfrentam. Numa economia crescentemente digital, garantir aos clientes uma experiência de compra satisfatória e plena através do canal online é o ponto central do mercado de e-commerce.
Apesar do objetivo final ser o mesmo do que no comércio dito tradicional, o canal de vendas online apresenta alguns desafios que implicam uma abordagem mais tecnológica que passa, invariavelmente pelos pagamentos online, marketplaces das redes sociais, experimentação virtual e gestão de stocks.
Porque vender online, mesmo sem site, não tem que ser difícil, preparamos-lhe um guia que o vai ajudar a vencer nessa tarefa.
Guia para vender à distância, mesmo sem site
Meios de Pagamento diferenciados
Automatizar os pagamentos para proporcionar processos de checkout mais rápidos e seguros deve ser o principal objetivo dos negócios online. Satisfazer esta necessidade significará um aumento de vendas e uma melhor gestão financeira porque todo o processo de pagamento é feito online, eliminando processos repetitivos e reduzindo o abandono do carrinho de compras.
Vender online sem site
No caso de comerciantes que não disponham de uma loja virtual e que não estejam orientados para a venda de produtos em massa, mas que necessitem de aceitar pagamentos de forma prática e segura, a opção pode passar por um sistema de pagamentos que lhes permita aceitar pagamentos com cartão à distância por link.
É exatamente isto que a solução REDUNIQ@Payments oferece.
Peguemos no exemplo de uma loja de vestuário que vende através do Facebook. Um cliente interessa-se por um produto seu e contacta-o via mensagem directa ou telefone para formalizar uma encomenda.
Como, por norma, o pagamento efetua-se antes da entrega do produto e caso disponha da solução REDUNIQ@Payments, o comerciante pode simplesmente enviar um link para pagamento das encomendas diretamente para o e-mail, SMS ou WhatsApp do seu cliente e que o redireciona para uma página segura da UNICRE.
Nesta página, o cliente coloca os dados do seu cartão (Visa ou Mastercard) e efetua o pagamento das suas compras. Após os dados serem validados e autorizados pelo banco emissor, a transação é realizada. No fim, o comerciante é notificado do pagamento através do e-mail.
Para além de ser vantajosa porque não existe a necessidade de o comerciante ter uma loja virtual nem de ser de integrada com sistemas de backoffice, o que simplifica todo o processo em termos de tempo e custos, a solução REDUNIQ@Payments garante a segurança e confidencialidade dos dados bancários do cliente uma vez que o comerciante não tem, em nenhuma fase do pagamento, acesso aos dados do cartão.
Vender online com e sem site
O pagamento de compras online continua a ser o preferido da maioria dos consumidores portugueses (80%) e, por isso, um negócio de e-commerce com ou sem site deve estar preparado para aceitar este tipo de pagamentos.
Imaginemos que a loja de vestuário que demos como exemplo no ponto anterior quer diversificar os seus meios de pagamento. Depois de todo o processo de venda, chegamos novamente ao ponto em que o cliente tem que efetuar o pagamento dos produtos que encomendou, mas pretendo fazê-lo por referência multibanco.
Aqui, o comerciante pode adicionar ao REDUNIQ@Payments um outro produto: Pagamento de Serviços. Através de um simples acesso à plataforma da REDUNIQ, o comerciante tem a possibilidade de emitir pagamentos por referência Multibanco ou por MB Way, de uma determinada compra e disponibiliza-os de forma simples e imediata ao cliente. Este último, por sua vez, só terá proceder ao pagamento através da rede de caixas Multibanco ou através do site do seu banco.
Para aqueles negócios que detenham um site e pretendam usufruir deste serviço apresentam-se duas soluções:
- Integração diretamente no seu site, com a solução de E-Commerce da REDUNIQ
- Sem integração, através da plataforma da REDUNIQ para emissão de referências Multibanco
Em qualquer um dos formatos, este serviço permitir-lhe-á emitir referências de forma automática, o que acaba por dar aos seus clientes mais escolhas disponíveis no ato de pagamento e promove, deste modo, mais vendas no seu negócio.
Vendas á distância diretamente do site
As necessidades de um grande retalhista online são, necessariamente, diferentes de um pequeno negócio digital. Dado o grande volume de acessos e vendas, o check-out do cliente (finalização da compra) deve ser o mais simples e rápido possível.
A satisfação desta necessidade passa pela integração de uma solução e-commerce como o REDUNIQ E-Commerce para pagamentos no seu website.
Este produto assume-se como um módulo de e-commerce para sites que permite não só a aceitação de pagamentos em cartão das marcas Visa, Mastercard e American Express, por MB Way e referência Multibanco, em canais digitais por intermédio de um único interface, como ainda faz a análise e gestão das vendas realizadas através de uma ferramenta de análise transacional.
Depois de “carregar” o seu carrinho de compras com o bem ou serviço pretendido, na altura do pagamento, o cliente será direcionado para uma página de pagamento da UNICRE. Aqui, insere os dados do seu cartão, que serão validados junto do banco emissor e aos quais nunca poderá aceder enquanto comerciante. Depois de validada a transação, os pagamentos são creditados na sua conta em apenas dois dias úteis, após a data da compra.
Marketplaces das Redes Sociais: aproveitar todas as potencialidades
Como vimos, existem sistemas de pagamento adequados para quem vende através dos marketplaces das redes sociais. Vender à distância através das redes sociais é uma tendência crescente em muito alicerçada pelo universo mais alargado de potenciais compradores e pela possibilidade de interagir em tempo real com o público-alvo que estas plataformas disponibilizam aos comerciantes.
Vender no Marketplace do Facebook
O marketplace do Facebook para além de lhe garantir um espaço virtual para a venda dos seus produtos, esta plataforma disponibiliza-lhe uma série de ferramentas que o auxiliam a alavancar as vendas e a gerir de uma forma eficaz não só as questões relacionadas com o agendamento de publicações, mensagens automáticas e análise de relatórios, como as estratégias de marketing.
Nesta plataforma pode encontrar a solução Facebook Insights, que permite acompanhar métricas e perceber qual o seu consumidor tipo, ajudando-o a aperfeiçoar os seus conteúdos, enquanto a ferramenta Facebook Ads dá-lhe a oportunidade de segmentar o seu público e fazer anúncios mais assertivos. Esta ferramenta funciona com base no micro-targetting que, após reunir as várias informações pessoais disponíveis no perfil dos utilizadores do Facebook, direciona os seus anúncios para o público mais passível de lhe comprar alguma coisa.
Aproveitar os marketplaces das redes sociais é válido para quem não tem uma loja online, mas também pode ser extremamente útil para quem possua um website podendo, deste modo, variar os canais em que opera e chegar a um grupo mais alargado de clientes.
Terceirização da gestão do stock
Gerir um stock é, não raras vezes, uma grande dor de cabeça para quem vende online, mas existem “aspirinas”. Quer tenha ou não uma loja online, a adopção de um sistema dropshipping irá permitir-lhe utilizar o stock de terceiros para efetuar as suas vendas, isto é, os produtos que comercializa não passarão fisicamente por si.
Com o dropshipping, o marketing e venda dos produtos continuará a seu cargo, mas depois de feita a encomenda por parte do cliente a ordem da transação segue para o fornecedor. Este, por seu turno, faz o envio direto do produto em nome da sua loja para o cliente final. A sua margem de lucro resultará da diferença entre o valor cobrado pelo fornecedor e o preço anunciado aos clientes no seu site.
“Montra” digital apelativa
Os consumidores procuram uma experiência de compra diferenciadora, especialmente quando compram online. Isto passa, necessariamente, por uma apresentação clara e apelativa do produto que quer vender, pelo “atendimento” e pela configuração do seu site para dispositivos móveis. Se pretende vender pelas redes sociais não tem que se preocupar com este último requisito, uma vez que esses sites já estão optimizados para smartphones.
No sentido de evitar que perguntas como “será que este produto é original?” ou “necessito mesmo disto?” surjam no momento da aquisição, a interatividade entre cliente e produto/serviço numa loja online deve ser exponenciada. O cliente quer ver o produto, de forma a remover todos os sentimentos de dúvida antes de comprar. Por isso, o layout do seu site deve configurar a possibilidade do cliente poder, por exemplo, rodar o produto, fazer zoom ou definir o design que pretende.
Procure, de igual modo, introduzir chatbots no seu site de e-commerce. Por exemplo, os chatbots podem atender a várias necessidades de atendimento ao cliente, desde responder perguntas sobre um produto até discutir uma reclamação. Os chatbots também aprendem com as conversas do cliente e evoluem para melhor ajudar na experiência de comércio eletrónico personalizada. Tudo funciona como se de uma conversa num chat de WhatsApp ou Messenger se tratasse, apenas com a diferença de que o assistente virtual toma o lugar do comerciante aquando das perguntas do cliente.
Dar uma boa experiência de compra ao seu cliente e captar uma nova audiência passa, igualmente, por optimizar o seu site de vendas para dispositivos móveis. Criar uma app móvel do seu negócio é, hoje em dia, algo muito fácil com milhares de plataformas online a fazê-lo por si, muitas das quais de forma gratuita.