Ao longo dos últimos anos, o comércio eletrónico foi-se afirmando como uma alternativa de futuro para milhões de negócios em todo o mundo. Porém, ninguém esperaria que na ementa de 2020 viria uma autêntica revolução na forma como utilizamos o e-commerce.
A aposta no e-commerce foi transversal a todo o tipo de empresas e consumidores. Negócios já com presença digital incrementaram a sua oferta. Outros com presença física, mas sem site de apoio, criaram uma logística online e outros, nascidos do empreendedorismo ou da necessidade de milhares de portugueses em criarem um novo futuro para si, fizeram dos marketplaces das redes sociais ou das plataformas de e-commerce feitas ou pré-feitas existentes no mercado o veiculo privilegiado para vender online.
Apesar da multiplicidade de desafios que cada negócio enfrenta no universo do e-commerce, há um que é comum a todos eles: como receber pagamentos online?
Como receber pagamentos online do seu projeto?
Tão importante como captar a audiência para os seus produtos ou gerir de forma eficiente as suas ferramentas de marketing, proporcionar uma experiência de compra que satisfaça os consumidores e os faça voltar passa, inexoravelmente, pela simplicidade no ato de pagamento.
Configurar pagamentos e-commerce simples e seguros assume-se, assim, com um pilar fundamental do seu negócio online. Existem, atualmente, duas formas de solucionar este problema: optar por um intermediador ou por um gateway de pagamento.
Ao escolher um intermediador, como o Paypal, estará a escolher um sistema que fará a conexão entre o consumidor, o site da loja, a instituição bancária e a operadora do cartão de crédito dando, deste modo, andamento ao processo de efetivação da compra. Estes intermediadores são, na prática, um sistema que se preocupa em fazer a ponte com as instituições financeiras, garantir a segurança dos dados dos clientes e atestar que os valores dos recebimentos sejam repassados ao vendedor do produto ou prestador do serviço. No caso dos pagamentos online com cartão de crédito, um dos mais frequentes, o intermediador fará a análise do limite disponível junto da instituição bancária emissora do cartão e serve de mediador a toda a transação.
Os gateways de pagamentos online funcionam de forma diferente. Para começar, ao contrário dos intermediadores, estes sistemas de pagamento online para empresas, por serem mais completos, requerem um investimento inicial nas empresas que disponibilizam meios de pagamento.
Apesar deste investimento inicial, um gateway de pagamento revela-se uma solução mais barata, profissional e vantajosa para a empresa, uma vez que os seus consumidores não têm a necessidade de abandonar a sua página para efetuar o pagamento. Todo o processo de compra é realizado no seu website. Devido à simplicidade do processo, o número de vendas tende a subir.
Como funciona e quais as vantagens de um sistema de pagamentos online
Se a opção por comprar e vender online fez disparar os valores de faturação das lojas online dos mais variados setores de atividade, o número de empresas que aderiu a gateways de pagamento durante este período não lhes ficou atrás. Entre março e abril deste ano, a REDUNIQ registou um aumento de 333% face a 2019 da procura por uma das suas soluções de pagamento para e-commerce, o que vem sublinhar a importância que os meios de pagamento online têm na construção de um negócio digital.
Na origem destas adesões estão, como referimos, as soluções de pagamentos online da REDUNIQ. A oferta é variada e compõe-se do REDUNIQ@Payments, E-Commerce e o Pagamento por referências MB.
Começando pelo último produto da lista acima elencada e porque muitos dos novos negócios online são micro empresas (o grosso do tecido empresarial português), a REDUNIQ desenvolveu um produto que permite pagar por referência multibanco online. Este “Pagamento de serviços por referência MB”, um dos meios de pagamento mais utilizados pelos portugueses, emite referências para o pagamento multibanco online e pode ser integrada no site (integração simples no caso de ter a solução REDUNIQ E-Commerce).
No caso de o comerciante não possuir site, é-lhe colocado ao dispor a solução “Pagamento de Serviços” para aceitar pagamentos de faturas, utilizando uma entidade, referência e montante num documento em papel ou formato digital.
Por sua vez, o @Payments, concebido a pensar em pequenas e médias empresas (PME) a operarem no mundo digital, permite receber pagamentos por e-mail, SMS ou WhatsApp com cartões Visa e Mastercard, esta solução (sem mensalidade nem receita mínima) não carece de ter uma loja online ou de integração com o site do comerciante (dado que o portal é da REDUNIQ) e, tal como a funcionalidade de pagar por referência multibanco online, pode despoletar o pagamento imediato para o telemóvel do cliente.
Na prática, o pedido de pagamento é enviado ao cliente via email, SMS ou WhatsApp. Posteriormente, o cliente clica no link e preenche (ou confirma) a informação pedida e procede ao pagamento. Quando o pagamento for aceite, o comerciante é notificado via e-mail.
Diferentemente, a solução E-Commerce REDUNIQ é um módulo de e-commerce para sites que permite a aceitação de pagamentos em canais digitais através de um único interface. Destinado a médias e grandes empresas, este módulo “one –click shopping” (os clientes não têm de voltar a introduzir os dados do cartão a cada nova compra) autoriza pagamentos diretamente no site do comerciante, está integrado com o carrinho de compras da loja online e aceita o pagamento com cartão de crédito online (MB, Visa, Mastercard e American Express), pagar com MBWay online e por referência MB.
A aceitação de pagamentos online com cartão de crédito acaba por ser fundamental, uma vez que a maioria das plataformas de e-commerce, nomeadamente os marketplaces, só aceitam este tipo de pagamento. Numa oferta integrada, o portfolio Unicre estende-se ao Unibanco que, através dos seus cartões de crédito contactless com oferta de cashback e adesão 100% digital, oferece uma experiência de compra online eficiente e segura. A possibilidade de fraccionamento do pagamento em 3x sem juros, os serviços de segurança 3D Secure e MB net (cartões virtuais que podem ser associados ao seu cartão), são algumas das virtudes destes cartões.
A simplicidade, rapidez, segurança e capacidade de integração que estas soluções dão às empresas na altura de receber pagamentos online, são sinónimos de uma experiência de compra mais completa que permite não só a fidelização de clientes, como uma melhor análise e gestão das vendas realizadas.