Desde trocas diretas ao uso do dinheiro, a forma como se efetuam pagamentos mudou ao longo dos séculos. Hoje em dia, já não existe a necessidade de tocar em dinheiro ou em cartões, tudo graças aos pagamentos digitais.
Ao longo dos séculos, a evolução dos meios de pagamento nunca mais parou. Deste modo, foi possível atingir o patamar da imaterialidade que se vive hoje. Se antes era preciso trocar sal por ovos, hoje em dia já é possível comprar estes dois produtos sem ser necessário tocar em dinheiro.
Já imaginou o que é, por exemplo, encostar o seu smartphone a um terminal de pagamento para efetuar as suas compras? Ou um smartwatch? Tal só é possível graças à tecnologia contactless.
O que é a tecnologia contactless?
Atualmente, conceitos como plataformas digitais, moedas virtuais ou pagamentos contactless já fazem parte do vocabulário das nossas rotinas.
Apesar de terem significados diferentes, o propósito é só um: simplificar os pagamentos dos consumidores sem a necessidade de ter dinheiro ou cartão. Tudo isto sem perder a segurança das transações, como é óbvio.
Em suma, a tecnologia contactless permite pagar através de cartão, smartphone ou wearables, por aproximação ao TPA. Deste modo, os pagamentos são feitos de forma rápida e simples.
Pandemia impulsiona pagamentos digitais
Com a obrigatoriedade do confinamento devido à pandemia de COVID-19, os negócios online registaram um grande crescimento. Por isso, foi necessário encontrar alternativas ao dinheiro físico. Assim surgiram os pagamentos digitais, passando fazer parte do quotidiano de vários consumidores, mesmo após o fim da pandemia.
Embora só estivessem abertos os estabelecimentos essenciais como supermercados ou farmácias, registou-se um grande aumento de pagamentos com tecnologia contactless. Porquê? Porque além de se evitar o contacto com dinheiro físico, uma das formas de propagar a doença, esta era uma solução mais prática.
Mesmo após a pandemia, vários foram os negócios que passaram a ter um TPA contactless, o que impulsionou as vendas. Deste modo, pagá-las passou a ser muito mais simples, rápido e seguro para o consumidor, bastando aproximar o dispositivo ou o cartão ao terminal. Além disso, esta foi uma solução que permitiu aos comerciantes poderem vender bens e serviços aos turistas, que começaram a procurar Portugal após o fim das restrições.
Como é que os pagamentos digitais ajudam a preservar o meio ambiente
Outra das grandes preocupações que surgiu durante a pandemia foram, precisamente, as questões ambientais. Nesse sentido, como é que se poderia contribuir para a redução do consumo de, por exemplo,o papel?
Muito mais do que a praticidade, os pagamentos digitais mostraram ser um grande aliado daqueles que procuram preservar o meio ambiente. Porquê? Porque:
- Evita a produção de notas em papel (de acordo com o Instituto Akatu, para produzir um quilograma deste material, é necessário usar 540 litros de água);
- O contactless evita o uso de papel, diminuindo todos os impactos ambientais associados;
- Desmaterializar o uso de cartões, utilizando as Wallets digitais, permitindo, assim, a redução de plástico para fabricá-los.
Área de clientes digital ajuda a tornar o planeta mais sustentável
Como resultado das necessidades que surgiram durante a pandemia, várias foram as entidades financeiras que apostaram na criação de áreas de cliente online. Assim, não só ajudou a simplificar a comunicação com os clientes, como também ajudou a reduzir a pegada ecológica.
Como é que uma área de cliente pode ser sustentável? Simples: por ser digital, não há necessidade de, por exemplo, consumir recursos como o papel, muito usado nas impressões de documentos.
Um exemplo na aposta nesta transição sustentável é a REDUNIQ. Além de ser muito prática e intuitiva, a área de cliente REDUNIQ dá a possibilidade de consultar todas as informações relativas ao seu negócio, como por exemplo, as transações e faturas. Tudo, claro, à distância de um clique, no website ou através da aplicação móvel.
UNIBANCO lança cartões ecológicos produzidos a partir de PVC degradável
A pensar na evolução e nas preocupações ambientais, o UNIBANCO, marca do grupo UNICRE, criou, em 2020, um cartão ecológico feito a partir de PVC degradável. Assim, deu um passo em frente na contribuição para a sustentabilidade do planeta sem, no entanto, deixar de lado a praticidade de pagamentos que lhe é característica.
Com a junção de componentes que lhes permite uma aceleração do processo de decomposição, estes cartões apresentam um menor impacto ambiental comparado com os tradicionais. Deste modo, substituem os cartões de plástico, podendo, inclusive, ser reciclados e reutilizados na produção de energia.