Métodos de pagamento online: como implementar e garantir a segurança?

De acordo com o “Relatório dos Sistemas de Pagamento de 2023” do Banco de Portugal, as compras online registaram um crescimento de 15,7% nas operações e 18% no valor com os pagamentos online através de cartões de crédito/débito corresponderam a 90% das transações realizadas.

Estes dados acabam por não só confirmar a já perceptível mudança nos hábitos de consumo dos portugueses que, mesmo depois da pandemia, continuam a apostar nas compras online, como também a necessidade de os negócios com presença digital dotarem as suas estruturas de métodos de pagamento online ajustados às necessidades dos seus clientes.

Como implementar métodos de pagamento online no seu negócio online?

A implementação de métodos de pagamento em linha com os hábitos e necessidades dos consumidores portugueses terá sempre que obedecer à forma como se vende online, já que vender através de um site próprio pedirá uma solução completamente diferente daquela que será aplicada num negócio que venda sem site através das redes sociais.

Comecemos pelos negócios que vendem online através de um site próprio:

  • Negócios online com site próprio

Para encontrar o melhor método de pagamento para um negócio online com site próprio, é importante que a integração do gateway de pagamento seja não só a mais simples possível, como o método de pagamento seja compatível com os mais comuns pluggins de E-Commerce do mercado.

Entre os vários métodos de pagamento online existentes ao seu dispor, a solução REDUNIQ@E-Commerce destaca-se por isso mesmo: uma integração simples que conta sempre com o acompanhamento técnico da equipa de especialistas REDUNIQ e que tem total compatibilidade com os principais pluggins de comércio eletrónico.

Além da integração, o REDUNIQ@E-Commerce oferece aos negócios online, sem custos de adesão ou mensalidade, o meio de pagamento preferido da larga maioria dos e-shoppers: os cartões de débito e crédito Visa e Mastercard.

O funcionamento desta solução é muito simples, algo que ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados na altura do checkout.

Assim, na prática, depois de o cliente ter colocado os seus produtos no carrinho de compras e passar ao pagamento, o REDUNIQ@E-Commerce vai redirecioná-lo para uma página de pagamento da UNICRE onde este terá que inserir os dados do seu cartão para que a transação seja validada pelo banco emissor.

Após a validação do pagamento, o dinheiro entra na conta bancária do negócio num prazo de dois dias uteis.

  • Negócios online que vendem sem site

Pelo facto de utilizarem plataformas de terceiros para venderem online, os negócios que operam sem site não necessitam de integrar um gateway de pagamento, mas, contudo, continuam a ter de receber pagamentos dos seus clientes.

Para isso, a REDUNIQ desenvolveu a solução chave na mão REDUNIQ@Payments que, na prática, permite que, por exemplo, alguém que venda roupa no Instagram, aceite pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.

Porque a simplicidade é tudo o que estes negócios necessitam, na altura do pagamento, o REDUNIQ@Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio pode criar um link de pagamento que, posteriormente, envia por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente.

No momento em que o cliente recebe o link, basta que clique nele e será reencaminhado para uma página de pagamento segura REDUNIQ.

Como garantir a sua segurança?

Tal como acontece com as soluções de pagamento Parcela Já com UNICRE (app Parcela Já integrada no TPA REDUNIQ Smart), DCC- Conversão de Moeda ou nos TPA contactless REDUNIQ Smart, Easy e Soft, os pagamentos online através do REDUNIQ@E-Commerce e REDUNIQ@Payments estão protegidos pelo protocolo de segurança EMV 3-D Secure (ou EMV 3DS) que garante a inviolabilidade dos dados bancários dos clientes.

Além disso, como se tratam de pagamentos online, sempre que um cliente faz uma transação com uma destas soluções terá que proceder a uma dupla autenticação (diretiva europeia PSD2), o que reforça ainda mais esta vertente da proteção dos dados pessoais dos consumidores e garante pagamentos seguros na Internet.

Não por acaso, a REDUNIQ é o único acquirer português com o certificado PCI-DSS, uma norma de segurança internacional que garante que uma empresa de pagamento segue os padrões de segurança e boas práticas elencadas por uma entidade supervisora onde se reúnem os maiores players mundiais em termos de pagamentos, como é o caso da Visa Inc., da MasterCard, da Discover Financial Services, da JCB International e da American Express.