Depois de um 2022 em que os turistas voltaram a encher as ruas e unidades hoteleiras do país, 2023 nasce com as expectativas em alta de que este ano seja ainda melhor do que o anterior. Contudo, para que tal se concretize, é necessário que todos os operadores que constituem a cadeia turística nacional continuem a inovar e a oferecer aos turistas um serviço diferenciador.
A melhor forma de continuar a fazê-lo é estar atento às tendências e novidades que estão a marcar a indústria do turismo a nível mundial e procurar, em função das especificidades da realidade nacional, adaptá-las ao seu negócio.
Tendências do Turismo em Portugal em 2023
Para que a hospitalidade continue a ser a imagem de marca de Portugal, tome nota das principais tendências que irão marcar o Turismo em Portugal ao longo de 2023.
Pagamentos mais móveis e digitais
Uma das novas tendências no turismo em Portugal são, sem sombra de dúvida, os pagamentos contactless.
Adoptados pelos consumidores e incentivados pelo Governo e Banco de Portugal que, entre outras diretivas, impuseram a obrigatoriedade de todos os cartões emitidos em Portugal terem tecnologia contactless integrada, os pagamentos contactless têm um peso cada vez maior na faturação dos negócios portugueses das mais diversas áreas, incluindo, claro está, o Turismo.
No final de 2022, de acordo com REDUNIQ Insights, o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless representava 56% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 10% do que se verificava em 2021 e mais 31% do que acontecia em 2020, uma evolução que coloca em evidência a necessidade de os negócios ligados ao Turismo disponibilizarem aos seus clientes meios de pagamento de hotelaria que se adequem aos seus hábitos para continuarem a faturar.
Neste campo do contactless, a mobilidade e a digitalização dos terminais de pagamento (TPA) são as mais recentes novidades.
Para além da possibilidade de um hóspede pagar a sua estadia através de cartão, smartphone ou smartwatch contactless, terminais como o REDUNIQ Smart levam a experiência de pagamento ainda mais longe. Este TPA veio permitir que um hotel ou restaurante não só aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, como também facilite a gestão de toda a estrutura do negócio desde, por exemplo, uma reserva ou até à contabilidade mensal ou anual mês ou do ano através da incorporação de um conjunto de apps de gestão que tornam os negócios totalmente móveis e digitais.
De forma a complementar esta experiência de pagamento inovadora, é ainda possível juntar a estes terminais a solução DCC- Conversão de Moeda que, entre outras coisas, permite que o seu negócio passe a aceitar pagamentos na moeda de origem do cliente e ainda recebam uma receita adicional.
Entre as novas tecnologias do Turismo em Portugal, a Solução de Pagamentos Integrados para Hotelaria da REDUNIQ vem permitir que os estabelecimentos hoteleiros juntem os seus programas de gestão a uma solução de TPA com tecnologia contactless integrada para assim oferecerem uma melhor experiência de pagamento e uma maior rapidez, segurança e eficiência nos processos de reserva, check-in, estadia e check-out dos clientes.
Saiba como funciona a solução de pagamentos integrado na Hotelaria da REDUNIQ, durante todo o processo de hospedagem dos clientes.
Diminuição de Reservas “Last Minute”
Para além das novidades nos pagamentos, em 2023 o setor do Turismo em Portugal irá receber menos reservas “last minute”. Face à necessidade de conter gastos, os clientes vão ter a tendência de preparar e reservar as suas estadias com maior antecedência procurando, desta forma obter preços mais competitivos.
Esta diminuição das reservas “last minute” serão complementadas com o crescimento não só das reservas de grupo, como também das viagens que tenham como finalidade o trabalho remoto (“anywhere office”) que, desde a pandemia, têm-se generalizado um pouco por todo o mundo.
Turismo mais Sustentável
Apesar da maior propensão para viajar, a sustentabilidade das mesmas está cada vez mais em cima da mesa, obrigando a que, em 2023, os negócios ligados ao Turismo em Portugal procurem oferecer uma experiência o mais sustentável social e ambiental possível.
Isto passa, por exemplo, pela inclusão de produtos alimentares cultivados localmente, diminuição do desperdício de materiais optando por materiais recicláveis e introdução de pacotes turísticos mais interligados e responsáveis.
Personalização da experiência turística
A oferta turística social e ambientalmente sustentável vai ao encontro de uma tendência que se vem verificando ao longo dos últimos anos: a personalização da experiência turística.
Em 2023, o turista não procura apenas um lugar onde passar férias, procura uma experiência que vá ao encontro dos seus desejos. Por isso, é importante que os negócios ligados ao Turismo em Portugal procurem conhecer os seus clientes e oferecer-lhes uma acomodação e atividades que vão ao encontro dos seus desejos e expectativas aumentando, desta forma, as probabilidades de eles voltarem.