A resposta é, definitivamente, Digital. O Futuro dos Pagamentos a nível mundial será digital e Portugal não é exceção.
Apesar de a discussão ser tão antiga quanto o surgimento dos primeiros cartões de crédito, a verdade é que a realidade dos números faz questão de dissipar quaisquer dúvidas que possam surgir quanto ao futuro dos pagamentos.
Só em Portugal, os pagamentos contactless já têm um peso na faturação dos negócios portugueses de 63%, o que indica um crescimento de 57% em relação a 2019.
Quanto ao peso das transações deste tipo de meio de pagamento digital, o REDUNIQ Insights diz-nos que, em 2023, foi atingida a marca de 81% (mais 65% face a 2019), percentagem que revela uma aposta massiva dos consumidores em cartões de crédito/débito contactless e carteiras digitais para realizarem o pagamento das suas compras.
Estes números representam a atualidade e dão-nos pistas para o futuro.
Nas próximas linhas vamos debruçarmos sobre o que é, na prática, um pagamento digital, qual a sua importância para o Retalho e quais as tendências futuras nesta área.
O que é um Pagamento Digital?
Falamos de pagamentos digitais, mas em que é que eles consistem?
Em termos práticos, os pagamentos digitais são todas aquelas transações em que não existe a necessidade de se recorrer a dinheiro físico (notas e moedas).
Dentro dos pagamentos digitais encontramos os cartões de crédito/débito e as carteiras digitais, meios de pagamento digitais que podem ser utilizados em pagamentos online e em pagamentos físicos ou presenciais mediante a utilização das funcionalidades contactless, NFC ou QR Code.
À conveniência, simplicidade e rapidez, os pagamentos digitais aliam ainda a segurança, já que são protegidos pelo protocolo 3D Secure e, no caso dos pagamentos online, pelo aporte de segurança trazido pela dupla autenticação.
Em suma, o pagamento digital é seguro para clientes e retalhistas.
A Importância da Modernização dos Pagamentos para o Comércio
Da soma do que escrevemos até agora, podemos retirar uma ideia fundamental: o contactless é o pagamento digital do momento, o que deve levar os retalhistas a modernizarem a sua oferta de meios de pagamento digitais.
Com as transações contactless a terem um peso cada vez mais relevante nos pagamentos presenciais e os consumidores a adotarem uma postura mais exigente quanto à sua jornada de compra, a modernização dos métodos de pagamento que os retalhistas oferecem aos seus clientes é uma questão premente de resposta sob pena de os negócios sofrerem perdas assinaláveis de receita.
Neste contexto, a REDUNIQ desenvolveu três terminais de pagamento que auxiliam os negócios não só a tornarem-se mais móveis e digitais, mas, fundamentalmente, a oferecerem aos seus clientes uma experiência de compra simples, rápida e segura.
Um desses terminais dá pelo nome de REDUNIQ Smart, um TPA físico que, além de permitir que os retalhistas aceitem pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, possam ainda usufruir de um conjunto de apps de gestão que os vão auxiliar a vender mais e melhor.
Entre as várias aplicações de que um retalhista pode usufruir no TPA REDUNIQ Smart encontra-se a app Parcela Já que lhe poderá dar uma vantagem competitiva.
Este serviço, que dá pelo nome de Parcela Já com UNICRE vem permitir que um retalhista ofereça aos seus clientes a possibilidade de estes pagarem as suas compras entre 2 a 6 prestações mensais sem juros. Pela inclusão da UNICRE nesta solução de pagamentos digitais, o negócio tem sempre o retorno garantido, uma vez que irá receber, diariamente, o valor das operações de pagamento (deduzido a taxa de serviço) aprovadas no prazo de 48 horas.
Na esteira do que já referimos acerca dos pagamentos digitais, o funcionamento desta solução é extremamente simples e fará com que, entre outras coisas, o retalhista usufrua das seguintes vantagens:
- Aumento das vendas de maior valor, uma vez que a cobrança parcelada oferece ao cliente uma maior flexibilidade no momento do pagamento das suas compras;
- A app Parcela Já não tem taxas ou comissões adicionais;
- Simplicidade na contratação, já que a App Parcela Já é instalada no TPA REDUNIQ Smart;
- Melhor e mais confortável jornada de compra para o cliente;
- Não tem custos de incumprimento ou cobranças e recebe o dinheiro das transações diariamente;
- Melhor gestão dos pagamentos, uma vez que a UNICRE oferece ao retalhista a possibilidade de este consultar todas as operações de parcelamento na Área de Cliente REDUNIQ.
Tendências Futuras em Pagamentos Digitais
O Futuro constrói-se hoje e foi isso que a REDUNIQ pensou quando desenvolveu a App REDUNIQ Soft.
Confuso? Não esteja, o REDUNIQ Soft é uma app que, uma vez instalada no smartphone ou tablet do retalhista, o vai transformar num terminal de pagamento automático que aceita pagamentos digitais 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano em qualquer lugar.
Já galardoada com o prestigiado Prémio ACEPI Navegantes XXI na categoria Melhor Projeto Evolução Digital no Comércio de Proximidade, esta solução permite que um retalhista receba pagamentos digitais através de cartões contactless, MB WAY, Google Pay, Apple Pay, QR Code, número de telemóvel e NFC.
Como esperam os consumidores, o processo de pagamento é extremamente rápido, simples e seguro bastando que, após a seleção da compra pelo cliente, o retalhista abra a app e insira o montante a pagar na aplicação.
Após estes passos, o cliente seleciona o método de pagamento desejado (QR Code & NFC, Número de telemóvel ou Contactless) e o dinheiro é imediatamente debitado na sua conta. Para finalizar a transação, o retalhista autentica e emite o recibo de pagamento na app e, posteriormente, envia-o por e-mail ao cliente.
A simplicidade é, verdadeiramente, a pedra de toque do Futuro, um Futuro que nasce já hoje com a REDUNIQ da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., e as suas soluções de pagamento inovadoras.