O Papel das Fintechs na inovação dos métodos de pagamento

O universo dos métodos de pagamento mudou radicalmente na última década. Termos como tokens, contactless, fintech e blockchain são, hoje em dia, moeda corrente nesse mundo, mas será que sabe como é estes podem trabalhar a favor do seu negócio?

Cada um destes termos daria origem a um artigo, contudo, hoje vamos apenas dedicarmo-nos às fintech e às tendências de pagamento fintech.

Comecemos por definir o que são e o que fazem as Fintech.

O que são Fintech?

Em termos gerais, fintech é a abreviação da expressão anglófona “financial technology” e, na prática, traz para o mercado tecnologia financeira moderna que se consubstancia no desenvolvimento de novos produtos e processos de pagamento que, posteriormente, vão permitir às empresas oferecer aos seus clientes inovadoras formas de concluírem uma transação.

Entre as várias áreas de atuação das fintech, conta-se, o setor bancário, o mercado financeiro, a análise de dados e, como já referimos, as empresas.

No caso, por exemplo, da relação entre fintech e bancos, inclui-se o desenvolvimento de aplicações móveis que permitem aos clientes consultarem o seu saldo e movimentarem a sua conta e serviços de intermediação de crédito e pagamento.

Já no caso da análise de dados, os serviços proporcionados pelas fintech estão relacionados com a Big Data e a tecnologia blockchain permitindo um mais rápido processamento de pagamentos em criptoativos, ao passo que, na área dos mercados financeiros, agiliza o processo de aconselhamento em matéria de investimentos através de algoritmos e análise de um grande volume de dados.

Regulação e segurança de pagamentos fintech

Apesar de relativamente recentes, estas startups de pagamento operam em estrita observância da regulação de fintech e supervisão financeira da área onde se movem, ou seja, são obrigadas a cumprir com as regras de entidades como o Banco de Portugal ou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Aliás, a este respeito, o Banco de Portugal, a CMVM a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e a Portugal Fintech juntaram-se e criaram a plataforma Portugal FinLab que faz a ponte entre startups de pagamento e os reguladores nacionais.

Para além da regulação, a segurança também não fica de fora, já que estas entidades reguladoras vigiam e controlam as ameaças à cibersegurança dos pagamentos digitais fintech e à proteção dos dados dos consumidores.

Fintech: inovações

Para além da rapidez e conveniência dos pagamentos imediatos, as fintech lançaram para cima da mesa métodos de pagamento inovadores, como é o caso do parcelamento de pagamentos de compras.

Soluções de pagamento fintech como o Parcela Já com UNICRE que, como o nome indica, permite o parcelamento de pagamentos, é, sem sombra de dúvida, uma das maiores revoluções que o sistema de transações português já viu.

Este é um serviço que vem permitir que os retalhistas ofereçam aos seus clientes o parcelamento dos pagamentos das suas compras entre duas a seis prestações mensais sem juros. Tudo isto sem que o negócio tenha de esperar pelo dinheiro ou pagar comissões adicionais, já que o retorno é imediato.

Para ter acesso a esta inovação na área dos pagamentos, um negócio só tem de equipar as suas instalações com um TPA Android REDUNIQ Smart que não só lhe dar a oportunidade de passar a aceitar pagamentos por PIN ou contactless através de cartões nacionais, internacionais, Google Pay, Apple Pay e MB WAY, como também instalar aplicações móveis, como é o caso do App Parcela Já com UNICRE.

Após equipar a sua loja com o TPA REDUNIQ Smart com a App Parcela Já com UNICRE integrada, o processo de cobrança parcelada é muito simples e rápido, senão veja:

  1. inserir o montante a pagar pelo cliente na aplicação Parcela Já com UNICRE;
  2. pedir ao cliente que selecione a opção de parcelamento que pretende (entre 2 a 6 prestações mensais);
  3. pedir ao cliente que selecione a opção “Introduzir o cartão de cidadão” no terminal REDUNIQ Smart;
  4. o cliente passa o cartão de crédito/débito pelo leitor de banda magnética e insere o número de telemóvel;
  5. após receber o código por SMS, o cliente deve inserir o código no terminal.

Após a aprovação da operação, a compra ficará concluída e o seu negócio irá receber, diariamente, o valor das operações de pagamento (deduzido de comissões) aprovadas no prazo de 48 horas.

A primeira prestação será cobrada no momento da compra (prestação mínima de 20 euros, sem juros) e só cartões de débito ou crédito podem parcelar compras.

Assim, de uma forma bastante simples e sem custos acrescidos, o negócio passa a dispor de uma vantagem competitiva que lhe permitirá fidelizar mais clientes e potenciar as vendas de maior valor.