O que é o Cashless?

Cashless: o que é?


A resposta contida nos mais diversos dicionários leva-nos a uma única resposta: expressão utilizada para designar pagamentos sem dinheiro, isto é, sem notas ou moedas. A explicação, como se percebe, é simples, mas não suficiente para entender o verdadeiro alcance desta revolução nos pagamentos chamada Cashless.

Apesar das várias soluções de pagamentos Cashless já estarem presentes na nossa sociedade há alguns anos, a pandemia de Covid-19 e a necessidade de mitigar a transmissão do vírus obrigou-nos a deixar de lado, sempre que possível, o dinheiro físico e a optar por cartões de crédito/débito com tecnologia Contactless (sem contacto) integrada ou através de um smartphone, wearable (pulseira, relógio, etc.) ou cartão RFID.

Sem o dinheiro a limitar o pagamento, o cliente que opte por um sistema Cashless pode inserir a quantidade de créditos que deseja gastar ou ainda fazer a transação direta do seu banco para o banco do estabelecimento comercial.

As vantagens, contudo, não se ficam apenas pela higiene ou pela disponibilidade financeira imediata. Consumidores e comerciantes beneficiam em larga medida da implementação do Cashless na sua vida quotidiana e os próprios governos podem lucrar em larga margem da sua introdução pois encerra ainda uma série de vantagens fiscais e de combate ao branqueamento de capitais e prevenção de terrorismo, na medida em que deixa registo de todas as transações efetuadas.

Cashless: vantagens para os consumidores

  • mais higiénico do que o dinheiro;
  • facilidade e rapidez de pagamento;
  • controlo de gastos (em cada transação é recebido um email com os dados da compra);
  • segurança: não é necessário transportar dinheiro;
  • menores filas de espera;
  • melhor experiência de consumo;

Cashless: vantagens para os comerciantes

  • maior segurança: os valores não têm de ser mantidos em caixa;
  • facilidade no fecho da caixa, já que todas as informações são digitalizadas;
  • maior rapidez nas transações e crédito em conta;
  • menor custo;
  • acompanhamento em tempo real das vendas;

Como funcionam os pagamentos Cashless?

Começamos por dizer que esta tecnologia dispensa o uso de dinheiro, mas não é etérea, existe transmissão de valores monetários entre, por exemplo, cliente e comerciante.

No caso de um cartão Contactless (crédito ou débito), basta que o seu portador o aproxime de um terminal de pagamentos automático com esta tecnologia incorporada e em poucos segundos a transação foi realizada sem a necessidade de marcar o PIN.

As formas alternativas de pagamento mais utilizadas são o pagamento através de telemóvel ou cartões RFID ou pulseira RFID, que se creditam previamente à semelhança dos cartões pré-pagos. No caso das pulseiras RFID ou das aplicações de telemóvel, o consumidor apenas tem de aproximar o respectivo dispositivo de um terminal de pagamento automático (TPA físico ou móvel) preparado para o efeito para que o valor seja debitado e a operação concluída com sucesso. Tudo isto acontece de forma rápida e segura.

Economia Cashless

Capaz de ser implementada em vários tipos de estabelecimentos comerciais como restaurantes, lojas, cinemas, discotecas, comércio online ou até universidades, esta inovadora tecnologia de pagamentos está a modificar lentamente a economia mundial. Afastando-se de forma gradual dos pagamentos com dinheiro físico, as mais diversas sociedades entram naquilo que foi cunhado como “economia cashless”.

Em 2016, altura em que as instruções de bancos centrais e autoridades de saúde ainda não aconselhavam o pagamento através de cartões ou wearables (smartphones, pulseiras, etc) com tecnologia Contactless em detrimento dos meios mais tradicionais de pagamento, países como a Suécia e a Dinamarca já revelavam o desejo de acabar com as transações em dinheiro físico até 2030 tomando medidas como a abolição das notas e moedas em transportes públicos e atrações turísticas. Ao descer no mapa da Europa, encontramos vários outros exemplos no corpo de países como a Grécia ou a Holanda onde 50% dos pagamentos em loja eram, em 2019, feitos sem recurso a dinheiro vivo.

Longe da paisagem europeia, no tropical Brasil, eventos como o Mundial de Futebol de 2014, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 ou o festival de música Lollapalooza também colocaram em prática os pagamentos sem recurso ao dinheiro físico demonstrando as potencialidades destes meios na agilização dos processos de aquisição de um bem ou serviço.

Cashless em Portugal

Apesar da mudança se processar de forma mais lenta, a economia cashless também já chegou ao nosso país. Entre março e junho deste ano, o peso do Contactless duplicou na faturação global dos negócios portugueses e a adesão a meios de pagamento online por parte dos comerciantes teve um crescimento de 333% abrindo as portas a um futuro mais Cashless nos anos vindouros.

Para a REDUNIQ o futuro começou a ser desenhado ontem, ou melhor, no ano passado, com uma parceria com a pop store Savage que visou tornar aquele espaço de restauração lisboeta no primeiro do género com serviço de pagamentos Cashless. Em termos práticos, isto significou que os pagamentos na pop store Savage, que esteve aberta durante 2019, eram exclusivamente realizados com cartão contactless (débito ou crédito) ou pelo telemóvel.

Se ontem foi um restaurante, já este ano, o Duque Brewpub tornou-se no primeiro bar Cashless de Portugal com REDUNIQ. A partir de agora, esta cervejaria artesanal passa a aceitar apenas pagamentos Contactless efetuados através de cartões, smartphones e wearables com essa tecnologia incorporada.

Para que estes desenvolvimentos tecnológicos na área dos pagamentos se tornassem realidade foi crucial a entrada em cena da solução TPA com contactless integrado REDUNIQ. Além de evitarem que TPA e cartão (ou smartphone, wearable, etc) ande de mão em mão, os terminais de pagamento contactless REDUNIQ permitem que o agente económico, entre outras coisas, tenha uma redução efetiva de custos com o manuseamento do dinheiro (processo de pagamento optimizado e contabilidade mais facilitada).

Para além disso, o TPA Contactless REDUNIQ vem equipado com a única tecnologia contactless em Portugal com a certificação PCI DSS, o que assegura que todo o processo de pagamento é verdadeiramente seguro em todas as suas dimensões.

Apesar de não ter sido integrado em nenhum dos dois espaços referidos, a REDUNIQ complementa a sua oferta Cashless com o REDUNIQ@Payments, um produto que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos à distância com cartão, de forma simples, prática e segura através do envio de um e-mail para o cliente.

Com o TPA Contactless e a solução por pagamentos online do @Payments em jogo, a REDUNIQ acaba de levar a evolução Cashless a um outro patamar com a adição de uma nova funcionalidade à solução @Payments que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos por WhatsApp ou SMS respondendo, assim, de forma simples e inovadora, aos novos hábitos de pagamento dos consumidores.

Em termos simples, o negócio adere ao serviço e tem acesso a um backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. O cliente recebe a mensagem, clica no link e entra numa página segura de pagamento. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente, com a confiança de ter já o pagamento realizado.

Para além de não ter mensalidades, receitas mínimas, custos de adesão e não necessitar de integração ou desenvolvimento, esta nova solução REDUNIQ permite aos comerciantes fazerem do WhatsApp o centro nevrálgico do seu negócio. Ao receber encomendas, confirmar pedidos, expedir artigos, processar pagamentos por link e ainda enviar as respetivas faturas através de uma mesma plataforma (WhatsApp) elimina redundâncias e optimiza a gestão dos recursos financeiros do negócio. Todos os pagamentos efetuados serão creditados na conta do comerciante no prazo máximo de dois dias úteis, após a data da compra.