Entre as várias mudanças e tendências de consumo que ganharam lugar de destaque ao longo dos últimos dois anos, a utilização da tecnologia contactless nos pagamentos foi, seguramente, uma das mais marcantes, não só para consumidores, mas sobretudo para os negócios.
A maior rapidez, segurança e higiene dos pagamentos por cartão contactless ou dispositivo móvel (smartphone, smartwatch, etc.) com tecnologia contactless integrada, a que se somou as indicações do Banco de Portugal e das entidades governativas para que estes métodos de pagamento sem contacto fossem utilizados em detrimento do dinheiro físico, acabou por se revelar de extrema importância para a faturação dos retalhistas portugueses.
Isso mesmo é confirmado pelos dados compilados num dos últimos relatórios REDUNIQ Insights que nos diz que, entre 1 dezembro e 2 de janeiro, os pagamentos contactless representavam já 52% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 36,1% e os 8,5% registados em igual período de 2020 e 2019, respetivamente. Estes números comprovam, segundo este documento, “a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto, como também uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables”.
Para que os retalhistas pudessem e possam ir ao encontro desta nova tendência de pagamento, em muito contribuiu e contribui a REDUNIQ que, com o desenvolvimento de TPA Contactless de última geração, os está a ajudar a entrar no trilho da inovação.
Um belo exemplo disso mesmo, é o terminal de pagamento automático Android – REDUNIQ Smart que, além de aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Apple Pay e Google Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile um lojista pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto com a WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.
Apesar da generalização da utilização do contactless, muitos retalhistas ainda têm algumas dúvidas sobre este tipo de pagamentos. Assim, se já disponibiliza ou está a pensar colocar à disposição dos seus clientes um terminal de pagamento contactless, isto é o tudo o que precisa de saber:
Os pagamentos contactless são seguros
A tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e ao retalhista, bem como uma maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que o cliente pode fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público, enquanto o retalhista tem sempre a garantia de que o transação se efetua de forma imediata. Assim,
- quando um cliente deseja pagar com um cartão com contactless no seu estabelecimento, torna-se necessário que introduza primeiro o valor da transação no TPA antes que o cliente confirme o valor. Confirmado o valor, o cliente aproxima o cartão ao TPA com tecnologia contactless, tipicamente a uma distância inferior a 4 centímetros, para que a transação seja efetuada.
- não precisa de se preocupar com duplas transações, uma vez que o terminal não efetua novas transações até que a transação em curso esteja concluída.
- para além disto, os emissores de cartões definiram um conjunto de elementos de controlo para garantir a segurança destes cartões: um montante máximo por transação contactless e um limite de pagamentos contransaçãosecutivos contactless.
Uma aproximação de um cartão contactless é quanto basta para o seu negócio receber o pagamento
Caso o seu cliente não saiba como usar o cartão contactless, informe-o de que para fazer uma transação com este tipo de cartões basta aproximá-lo ao terminal de pagamento automático (TPA), sem ter de inserir o PIN. Isto significa que basta o cliente aproximar (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) o cartão do TPA Contactless que coloca à sua disposição para que o pagamento se efetue.
Como referimos, os terminais de pagamento contactless não permitem apenas o pagamento por cartões contactless (cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos com tecnologia contactless). Se tem um TPA Contactless, este também pode aceitar pagamentos sem contacto através de um smartphone, relógios ou pulseiras inteligentes – os chamados wearables.
Inserir símbolo contactless
Se aceita pagamentos contactless no seu negócio, informe os seus clientes disso mesmo ao colocar um dístico com o seguinte símbolo:
Nas transações contactless, há limites aos pagamentos sem PIN
Se o seu negócio aceita pagamentos contactless, saiba que, nos cartões contactless, por razões de segurança, há limites aos pagamentos que o cliente pode fazer sem ter de inserir o PIN:
- Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (geralmente, 50 euros). Esse valor máximo é definido pela entidade que emitiu o cartão.
- Existe um limite ao valor de pagamentos consecutivos que o cliente pode fazer sem inserir o PIN que é definido pela entidade que emitiu o cartão e que deverá ser no máximo 150 euros ou a 5 transações contactless consecutivas.
Note ainda que, se o cliente atingir o limite de transações consecutivas sem introduzir o PIN (geralmente, 150 euros ou a 5 transações), informe-o de só poderá voltar a fazer uma nova transação deste tipo depois de efetuar uma operação, em TPA ou em caixa automático, na qual insira o PIN do cartão em causa.
Os cartões contactless podem ser usados em TPA sem tecnologia contactless
Caso o terminal que tem no seu negócio não aceite pagamentos contactless, saiba que os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, o seu cliente terá de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão.