Como os pagamentos a prestações estão a transformar a experiência do cliente no setor automóvel

Com os pagamentos em numerário cada vez mais em desuso, a tendência aponta para um futuro cashless, impulsionado pelas novas tecnologias e por soluções de pagamento inovadoras.

Dados da Statista estimam que, entre 2021 e 2026, o mercado de pagamentos parcelados cresça cerca de 418 mil milhões de euros. Este crescimento demonstra que a possibilidade de parcelar pagamentos veio para ficar, revolucionando a relação entre negócios e consumidores.

No setor automóvel, em particular na Sociedade Comercial C. Santos, essa evolução já é visível, com mais de 70% dos pagamentos em oficinas a serem realizados por cartão.

A par disso, a digitalização dos pagamentos e o parcelamento sem juros nas oficinas vieram permitir uma maior flexibilidade e uma melhor gestão financeira para os seus clientes, graças à solução de pagamentos Parcela Já com UNICRE.

Como a forma dos pagamentos digitais e a funcionalidade Parcela Já com UNICRE estão a transformar a vida da  Sociedade Comercial C. Santos e dos seus clientes, são os temas centrais de uma entrevista ao diretor administrativo e financeiro, Sérgio Faria que teve a gentileza de nos responder.

De que forma a digitalização dos pagamentos mudou o vosso negócio? Os pagamentos por cartão tornam o vosso negócio mais eficiente?

A digitalização dos pagamentos mudou, diria, toda a economia e não um setor em especial. A facilidade e comodidade dos meios digitais de pagamentos é essencial para vários negócios e o setor automóvel não é exceção.

Os pagamentos por cartão, sobretudo, nas oficinas, balcão de peças e boutique Mercedes-Benz são essenciais no quotidiano da Sociedade Comercial C. Santos. Mais de 70% dos pagamentos na nossa oficina são realizados através de cartão, para maior comodidade e segurança dos nossos clientes.

Mais do que apenas facilitar as transações, a digitalização dos pagamentos trouxe-nos uma nova forma de olhar para a eficiência e para a experiência dos nossos clientes. Representa, também, menos preocupações na gestão do dia a dia.

Tudo se torna mais fluido, mais transparente, e isso permite-nos focar no que realmente importa: servir as pessoas com dedicação e qualidade.

Qual a maior vantagem na adesão ao Parcela Já com UNICRE?

A maior vantagem na adesão das oficinas da Sociedade Comercial C. Santos ao Parcela Já com UNICRE é a possibilidade de proporcionar aos nossos clientes mais liberdade e flexibilidade na forma como gerem os seus pagamentos de boutique ou peças originais e serviços oficinais Mercedes-Benz e smart.

Sabermos que podemos oferecer uma solução que facilita a vida das pessoas, permitindo-lhes dividir o pagamento das intervenções realizadas nas nossas oficinas – que, por vezes, têm valores que não estavam previstos – de forma simples e cómoda.

Do lado do nosso negócio, é uma solução que não só pode potenciar as vendas, como, ainda mais importante, reforça a relação de confiança com os clientes que a Sociedade Comercial C. Santos tem desde que foi fundada em 1946.

Ao mesmo tempo, temos a segurança de receber o valor total de forma imediata. No fundo, o Parcela Já é um método de pagamento que liga as necessidades dos clientes às nossas, ajudando-nos a solidificar uma experiência mais positiva.

Uma vez que o acesso ao crédito no ponto de venda é fácil e simples, a solução Parcela Já com UNICRE potencia vendas de maior valor nas vossas lojas?

O acesso fácil e simples ao crédito no ponto de venda, através da solução Parcela Já com UNICRE, tem um potencial de impacto positivo no nosso negócio.

Esta ferramenta permite-nos criar uma experiência de compra mais acessível e conveniente para os nossos clientes, dando-lhes a possibilidade de reduzir as preocupações de liquidação de produtos e serviços de maior valor.

Esta flexibilidade traduz-se numa maior confiança e, claro, numa decisão mais ponderada de compra ou intervenção técnica no veículo. Para nós, enquanto negócio, significa não apenas a redução de risco, mas, acima de tudo, o fortalecimento da relação com os nossos clientes.

Sentem que a possibilidade de pagar em prestações sem juros é um fator diferenciador para os clientes?

A possibilidade de pagar em prestações sem juros é, sem dúvida, um fator diferenciador para os nossos clientes. Hoje, as pessoas valorizam soluções que lhes permitam gerir as suas finanças de forma equilibrada e sem custos adicionais.

Para a Sociedade Comercial C. Santos nós, enquanto negócio, esta solução é uma forma de nos destacarmos, criando uma experiência mais acessível e alinhada com as expectativas dos clientes.

Nunca é de mais afirmar: Os clientes são o elo mais importante do negócio da Sociedade Comercial C. Santos.

Quais os grandes desafios do vosso setor de atividade neste ano? E nos próximos anos?

Os grandes desafios do nosso setor este ano passam por nos adaptarmos a um mercado em constante transformação, onde a transição energética, a digitalização e as expectativas dos consumidores assumem um papel central.

A procura por veículos elétricos e híbridos está a crescer, mas percebemos que muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre esta transição, como é natural. Questões como a autonomia, o acesso à infraestrutura de carregamento e os custos de manutenção são dúvidas frequentes dos clientes.

Também a implementação de modelos de retalho da concessão tradicional para agenciamento são um desafio para as empresas do setor automóvel (do ponto de vista dos consumidores nada muda).

O segredo estará em manter foco na qualidade e no serviço que nos distingue, enquanto ajudamos os consumidores a sentir segurança na eletrificação e no futuro da mobilidade. Neste contexto, o objetivo da Sociedade Comercial C. Santos nos próximos anos é continuar a acompanhar esta evolução tecnológica, investindo em inovação, sustentabilidade e, acima de tudo, na relação de confiança com os clientes.

Com efeito, por muito que a tecnologia nos automóveis e na aquisição e assistência técnica mudem, o nosso negócio será sempre de pessoas para pessoas.

Sobre a Soc. Com. C. Santos

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. É concessionário e oficina autorizada para comercialização de viaturas, peças e prestação de serviços customer services (após-venda) das marcas Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Mercedes-Benz Vans e Mercedes-Benz Trucks. É ainda agente e oficina autorizada smart.

A Sociedade Comercial C. Santos encerrou 2024 com cerca de 3700 veículos novos e usados vendidos e 200 milhões de euros de volume de negócios (valores em linha com 2023). Tem perto de 400 colaboradores.

Não deixe o seu negócio para trás na revolução dos pagamentos. Ofereça já o parcelamento sem juros com o Parcela Já com UNICRE e garanta mais vendas e clientes satisfeitos.

Contacte-nos hoje mesmo e transforme o seu negócio.