Quatro anos depois do seu lançamento pelo Banco Central do Brasil, o PIX tornou-se o método de pagamento mais utilizado no país irmão.
De acordo com as estatísticas divulgadas pela entidade reguladora do mercado financeiro brasileiro, este sistema de pagamentos instantâneos é usado por 76,5% da população (cerca de 160 milhões de consumidores), superando inclusive os pagamentos em numerário e por cartão de débito.
Se há prova de que estamos a caminhar para uma sociedade cada vez mais cashless, o PIX no Brasil é um dos melhores exemplos.
Além de ser um dos métodos de pagamentos digitais em maior crescimento, a partir de agora também está disponível em Portugal graças a uma parceria entre a UNICRE e o Braza Bank.
Esta novidade permite efetuar pagamentos com PIX através das soluções de pagamento da marca REDUNIQ, tanto nos TPA (Terminais de Pagamento Automático) físicos como no comércio eletrónico.
De seguida, explicamos em que consiste este método e de que forma ele pode facilitar a vida de quem vive, trabalha ou apenas visita Portugal.
O que é o PIX?
O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que permite efetuar transferências e pagamentos em apenas 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tal como no MB WAY, basta utilizar o número de telemóvel do destinatário, dispensando a introdução de dados de conta.
Além de agilizar as transações, o PIX possibilita ainda pagamentos em tempo real em lojas físicas e online, restaurantes ou em estabelecimentos com terminais de pagamento, incluindo a modalidade Contactless, bem como a liquidação de faturas de água, eletricidade e impostos de forma imediata.
Como funciona o PIX?
Para que um consumidor ou um retalhista utilize o PIX, é necessário que ambos possuam conta (corrente, poupança ou de pagamento) numa instituição financeira aderente — seja um banco, uma plataforma de pagamentos ou uma fintech.
O registo efetua-se através das apps ou do homebanking dessas instituições, onde o utilizador define a sua “chave PIX” (por exemplo, o número de telemóvel ou endereço de email) e autoriza o registo junto do Banco Central.
As instituições financeiras atuam, assim, como intermediárias entre o Banco Central e o consumidor no âmbito do sistema PIX, garantindo transações ágeis, seguras e disponíveis a qualquer hora do dia.
PIX no Terminal de Pagamento: como funciona para o seu negócio e para o cliente?
- Dados da Compra: Na APP REDUNIQ preencha valor da transação (€);
- Apresentação da simulação da operação no checkout ao cliente: São apresentados os detalhes da operação com valores em Euro e Real, com a descriminação das taxas cobradas;
- Disponibilização do QR Code PIX de pagamento: O cliente abre a sua APP homebanking, através do seu telemóvel, lê o QR Code, sendo apresentados os detalhes da transação e confirma a sua aceitação;
- Transação Concluída: E já está! O comprovativo da transação é enviado por e-mail ao cliente.
O que muda com a introdução do PIX em Portugal através da UNICRE?
A intensa imigração vinda do Brasil na última década, aliada aos mais de um milhão de brasileiros que visitam o nosso país anualmente, levou a UNICRE a estabelecer uma parceria com o Braza Bank, o maior banco cambial do Brasil. O objetivo é massificar o uso do PIX em Portugal, facilitando as transações tanto para residentes como para turistas brasileiros.
Desta forma, através da marca REDUNIQ, a UNICRE vai introduzir o PIX diretamente nas suas soluções de pagamento online e no TPA REDUNIQ Smart ou outros terminais que suportem esta funcionalidade.
Quem recorre, por exemplo, ao REDUNIQ@Payments para vendas online, pode agora oferecer aos seus clientes brasileiros um método de pagamento familiar, conveniente e com custos inferiores a uma transação efetuada com cartão. A conversão entre o real e o euro acontece de forma automática durante o pagamento, simplificando ainda mais o processo.
Em termos de segurança, o PIX apresenta uma experiência de aceitação muito semelhante à de outros métodos de pagamentos, trazendo vantagens competitivas para os negócios nacionais: maior rentabilidade, satisfação do cliente e um processo de adesão sem custos ou mensalidades adicionais.
Tudo isto, claro, com a comodidade e rapidez que o consumidor moderno exige — seja num ambiente físico ou online, seja com recurso ao Contactless ou a outras modalidades digitais.