De acordo com a Pordata, existem em Portugal cerca de 1,4 milhões de pequenas e médias empresas (PME), número que faz destes tipos de negócios um dos principais motores da economia nacional.
Apesar de terem nascido pequenas, estas empresas aspiram a consolidarem-se no mercado e, posteriormente, crescerem para, quem sabe, virem a tornarem-se um dos players mais relevantes no setor empresarial.
Este crescimento, contudo, não cai do céu. Se a sorte pode representar um papel interessante neste processo, a verdade é que expandir um negócio deve ter uma forte componente racional e estratégica acoplada.
O que é e em que deve consistir uma estratégia que tenha por objetivo a expansão das pequenas empresas?
Uma estratégia de expansão de pequenos negócios é a representação teórica de uma série de etapas multidisciplinares que uma PME deve seguir de modo a fazer progredir a sua produção, vendas, faturação e, finalmente, o seu lucro.
Pelos desafios que cada setor encerra, a estratégia de crescimento deve ser adaptada a cada negócio específico e aos seus objetivos, sejam eles a criação e promoção de um novo produto, a abertura de um novo canal de vendas ou o aumento de produção.
Ao longo de uma jornada de expansão, podemos identificar quatro estádios de desenvolvimento diferentes, a saber:
1º Conceção da estratégia e desenvolvimento: momento em que, por norma, se estuda o mercado e se tenta perceber qual o potencial para o crescimento da empresa;
2º Execução da estratégia: colocação em prática da estratégia e a sua adaptação às variáveis que possam se interpor entre a execução e o objetivo final;
3º Estabilização e Crescimento: fase de consolidação da estratégia que pode implicar a introdução de novas tecnologias para melhorar a rentabilidade e a eficiência com vista ao crescimento;
4º Expansão: se tudo correr como o planeado, o aumento das vendas e, consequentemente, das receitas oferecem ao seu negócio a liquidez financeira necessária à sua expansão, nomeadamente à exploração de novos mercados ou ao lançamento de um novo produto.
Como expandir um negócio?
Como expandir pequenas empresas e conseguir um crescimento sustentável? Que estratégias devem ser colocadas em prática? Perguntas a que, a partir de agora, vamos tentar dar resposta através destas cinco estratégias de expansão para as PME que temos para si:
1 – Análise dos concorrentes diretos e estabelecimento de parcerias
Além de permitir perceber o que os seus concorrentes oferecem e, desse modo, encontrar, mais facilmente, um caminho inexplorado que a sua empresa possa percorrer no intuito de apresentar aos consumidores um produto ou serviço mais próximo das suas expetativas e necessidades, uma pesquisa de mercado poderá levá-lo a encontrar empresas com as quais pode estabelecer relações simbióticas que ajudem ambas a crescerem.
2 – Reveja a sua carteira de produtos e serviços
Fruto da avaliação do mercado e análise das métricas e hábitos de consumo dos seus clientes, tente perceber se os produtos e serviços da sua empresa podem ser melhorados, de que forma podem ser melhorados e quais as tendências do mercado.
Faça estudos de mercado no intuito de avaliar o feedback dos consumidores perante o potencial desenvolvimento de um novo produto e se é possível baixar ou aumentar os seus preços.
Pondere, ainda, testar novas ferramentas e canais de marketing de forma a reposicionar a sua empresa no mercado.
3 – Segmentação de Mercado
Filtrar e afinar a suas estratégias de marketing e vendas podem ajudar a sua empresa a conseguir encontrar novos nichos de mercado e personalizar a experiência de compra dos clientes.
4 – Abra canais de venda alternativos
O universo de consumo democratizou-se.
Hoje em dia, os consumidores estão cada vez menos “leais” quanto ao lugar onde fazem as suas compras, ou seja, tanto podem pesquisar online por um produto e acabarem a comprar numa loja física ou restringirem-se, unicamente, às lojas online pela maior comodidade e preços mais competitivos que, por norma, estas oferecem.
Neste sentido, pondere começar a vender online ou, pelo menos considerar a presença nas redes sociais no intuito de tentar atrair mais consumidores para os seus produtos e serviços e levar o nome da empresa a um público mais alargado.
5 – Adote meios de pagamento em linha com os hábitos de consumo dos seus clientes
Não só a forma como os consumidores compram mudou, como também o modo como pagam essas mesmas compras alterou-se profundamente nos últimos anos.
Por exemplo, de acordo com o REDUNIQ Insights, os pagamentos contactless já representam, hoje em dia, cerca de 81% das transações presenciais já são efetuadas com recurso a esta tecnologia. A isto, junta-se ainda importante a crescente utilização de carteiras digitais em pagamentos presenciais.
Tudo isto, leva à necessidade de os negócios se adaptarem a estas novas tendências de pagamento não só para venderem mais, mas também para oferecem uma melhor experiência de compra que leve os clientes a gastarem mais.
Neste sentido, a REDUNIQ desenvolveu os TPA contactless REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft, três soluções que, entre outras coisas, permitem aceitar pagamentos com cartão, por contactless, chip, QR Code, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, instalar apps de gestão no terminal (apenas no REDUNIQ Smart) e aumentar as vendas nas pequenas empresas.
Se os TPA ajudam as pequenas empresas que vendem em loja física a aumentarem as suas vendas e a sua faturação, quando se passa para o canal online, as exigências em termos de pagamentos é outra e estará dependente da plataforma que se utilize.
Por exemplo, se uma pequena empresa vende através de um site próprio, recomenda-se que utilize um gateway de pagamentos como o REDUNIQ@E-Commerce, uma solução sem mensalidade ou anuidade que vai permitir que o negócio aceite pagamentos online com cartões dos principias sistemas emissores internacionais (Visa e Mastercard).
Já se o negócio vende online sem site através de outros canais ou plataformas, as opções de pagamento têm de ser diferentes e passarem, por exemplo, pela solução chave na mão REDUNIQ@Payments. Sem necessidade de integração ou receita mínima, esta solução permite a quem vende se site receber pagamentos online à distância por WhatsApp, E-mail ou SMS.