O comércio eletrónico não só já faz parte do dia a dia da económica portuguesa, como se afirma como uma excelente forma de empresas e empreendedores venderem e faturarem mais.
Isto é ainda mais palpável quando olhamos para os dados relativos à atividade económica em meio online durante 2022. Segundo o Governo português, o e-commerce representou, no ano passado, 56% do PIB, uma percentagem que, grosso modo, corresponde a cerca de 129,5 mil milhões de euros.
Os produtos mais vendidos online em Portugal
A loja online ou o espaço no Marketplace pode ser atraente, mas se os produtos que coloca à venda não têm procura, a faturação ressente-se e a própria viabilidade do negócio fica em causa e é exatamente por isto quer, ao longo das próximas linhas, lhe vamos dar a conhecer os produtos mais vendidos na internet no nosso país.
Quais os produtos mais vendidos online em Portugal?
A “categoria-estrela” das vendas online em Portugal é a de Moda e Calçado!
De acordo com o relatório CTT e-Commerce Report 2022, os consumidores portugueses acedem ao comércio eletrónico com o fito de compararem roupa e calçado a preços mais acessíveis e em maior conforto, já que não precisam de sair de casa ou perderem tempo num shopping.
De sublinhar que esta categoria representou cerca de 73% das pesquisas online realizadas pelos consumidores portugueses e alcançou registou um crescimento de 10% nas suas vendas quando comparadas com 2021.
No segundo lugar do pódio aparece a categoria dos “Equipamentos eletrónicos e informáticos” e, na posição de bronze, os livros e filmes (nomeadamente a subscrição de plataformas de streaming).
Fora do pódio, encontramos, respetivamente,
- a categoria de “Higiene e Cósmética” com 45% dos consumidores a utilizarem a Internet a preferirem o canal online para as suas compras de cremes e perfumes
- a categoria de “Refeições prontas entregues em casa” com uma quota de 38% em volume de compras
- em 6º lugar, a categoria de “Viagens e Estadias” que, face ao boom do Turismo (o setor cresceu 52% no ano passado) e à melhor experiência ao cliente oferecida, aproximou-se do top-5.
No final da tabela vamos encontrar os “Bilhetes”, nomeadamente para concertos e outros eventos culturais e desportivos, os “Eletrodomésticos”, os “Utensílios para o Lar” (quota de 27% do volume de compras online) e, em 10º lugar, a categoria de “Material de Desporto” que, face ao maior cuidado dos portugueses com o corpo, tem crescido sustentavelmente ao longo dos anos.
Os produtos mais vendidos na internet em Portugal – Top 10
- Moda e Calçado
- Equipamentos eletrónicos e informáticos
- Livros e Filmes (nomeadamente a subscrição de plataformas de streaming)
- Higiene e Cósmética
- Refeições prontas entregues em casa
- Viagens e Estadias
- Bilhetes para Concertos e outros Eventos Culturais e Desportivos
- Eletrodomésticos
- Utensílios para o Lar
- Material de Desporto
Factores que contribuem para que os portugueses optem por uma maior procura destes produtos na Internet?
Como se percebe, o potencial do comércio eletrónico é enorme e atrai cada vez mais consumidores e empreendedores fruto da sua simplicidade e rapidez, mas para quem vende online há fatores a ter em conta para que o sucesso bata à sua porta.
A escolha da plataforma onde vender (site, marketplace ou rede social), a adopção de estratégias de marketing certeiras em função do tipo de cliente que se quer cativar trabalhando-se, simultaneamente, o conteúdo em função do SEO (Search Engine Optimization) para a obtenção de melhores posições nas pesquisas através de motores de pesquisa, são alguns desses fatores.
Mas há, pelo menos, mais dois a que os negócios online devem prestar uma particular atenção:
- a experiência de compra do cliente ao longo da jornada de compra;
- os produtos que o oferece.
Para que a jornada de compra seja o mais simples e prazerosa possível, é necessário, acima de tudo, ofereça aos clientes um checkout com o menor atrito possível, já que é nesta fase que a maioria dos clientes abandona o seu carrinho de compras.
Por isso, é conveniente que as soluções de pagamentos online que o negócio coloque à disposição não só esteja em linha com os hábitos e necessidades quotidianas dos consumidores, como também seja o mais adequado à plataforma de venda escolhida.
Se, é neste particular que o seu negócio sente mais dificuldades, toma nota destas duas soluções: REDUNIQ@Payments e o REDUNIQ@E-Commerce.
Enquanto a primeira é uma solução chave na mão que permite a quem venda online com ou sem site, aceitar, de forma segura, pagamentos por link através do e-mail, SMS, WhatsApp, por cartão Visa e Mastercard, por referência Multibanco, MB WAY.
A segunda, voltada para lojas online profissionais, oferece a possibilidade de aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, sem custos de adesão nem mensalidade e em total segurança.