A REDUNIQ facilita e simplifica o checkout (finalização do ato de compra com o pagamento) dos negócios portugueses que vendem online com e sem site (através dos marketplaces das redes sociais, por exemplo) com duas soluções de pagamento online, nomeadamente o REDIUNIQ@Payments e o REDUNIQ E-Commerce, que ajudam a garantir vendas mais seguras e elevadas, e clientes mais fiéis, mas a experiência de compra dos clientes não fica completa neste ponto.
Independentemente das estratégias de marketing associadas ao seu negócio online, da tecnologia que pode adotar na visualização dos seus produtos (realidade aumentada, realidade virtual, etc.), do atendimento ao cliente (chatbots, atendimento 24h por dia, 7 dias por semana), a felicidade do seu cliente só será total quando o produto que adquiriu é entregue em sua casa.
Segundo um estudo da consultora Deloitte, as transportadoras nacionais demoram, em média, 3,5 dias a entregar os produtos adquiridos online, tempo que muitos consumidores entendem como sendo demasiado longo para as suas expectativas levando, consequentemente, a que pensem duas vezes antes de voltarem a comprar algo nessa loja.
A este problema com a transportadora, as lojas online acabam por se debater com os anúncios que fazem e que prometem entregas em dois dias úteis ou menos que, posteriormente, se mostram demasiado otimistas causando frustração nos seus clientes.
Para além de ser importante oferecer prazos de entrega mais realistas, os negócios online portugueses devem procurar estabelecer acordos com a transportadora que ofereça menores prazos de entrega e uma maior qualidade no serviço, incluindo a possibilidade de terem um determinado número de entregas gratuitas em função de um determinado volume de entregas regulares.
Como escolher a melhor transportadora em Portugal?
Apesar de ser uma tarefa altamente subjetiva responder a uma pergunta do tipo “qual a melhor transportadora para e-commerce?”, ao longo das próximas linhas vamos ajudá-lo a escolher a melhor transportadora em função dos seus objetivos e daquilo que é normalmente oferecido pelo mercado de logística.
Assim, para escolher a transportadora que melhor pode servir os interesses do seu negócio online e dos seus clientes, deve ter em conta:
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Os serviços oferecidos
Cada transportadora oferece um pacote de diferentes serviços, a escolha estará sempre dependente de quanto pondera gastar e qual o tipo de serviço que providenciará ao cliente uma melhor qualidade no rastreamento e acompanhamento da encomenda.
Por exemplo, várias transportadoras em Portugal disponibilizam seguimento e acompanhamento da encomenda através de notificações por telefone, SMS ou email quando o momento da entrega se aproxima, enquanto outras empresas de transporte para e-commerce integram já plataformas de comércio eletrónico que permitem aos negócios e aos seus clientes fazerem o follow up da sua encomenda, a preços comportáveis para o seu negócio.
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Prazos de entrega
Por certo, os seus clientes gostariam de ter a encomenda à porta de casa ou no ponto de levantamento nos minutos seguintes à finalização do checkout.
Apesar de isso não ser possível, é importante que na escolha da sua transportadora tenha em atenção os prazos e preços que cada uma das empresas de transporte lhe oferece para serviços de entrega normal e expresso.
Nesta equação entram também o tipo de produto e embalagem, peso e dimensão a entregar regularmente, bem como os prazos que pretende oferecer (mesmo dia, dia seguinte, numa semana, etc.) e o local onde a entrega será feita (entrega em loja, em ponto de serviço, na morada do cliente).
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As condições do contrato
Antes de celebrar o contrato, esclareça todas as suas dúvidas com a empresa de transporte, nomeadamente aquelas relativas ao atendimento ao cliente, reclamações, recolha, transporte, acondicionamento e entrega das encomendas.
Para além disto, verifique o preço, obrigações e responsabilidades da empresa transportadora.
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Taxas
É importante ter na sua mesa de trabalho, quais as taxas que terá de pagar pela recolha, devolução ou tempo de armazenamento que a transportadoras praticam de modo a ter uma noção exata do que, por exemplo, uma devolução, pode ter nas finanças do seu negócio online.
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Seguros
Transportar produtos, não raras vezes, ao longo de muitas centenas de quilómetros, tem os seus desafios, por isso é importante escolher uma transportadora com seguro para a carga para o caso de surgir um qualquer imprevisto.
Conclusão
Se está a pensar em pedir um orçamento a uma transportadora para a entrega dos produtos que os clientes adquirem na sua loja online, deve indicar:
- Tipo de produto a ser entregue;
- Volume de encomendas mensais/anuais;
- Peso e dimensão médios das encomendas a entregar.
Já do lado das transportadoras, as informações que esta deve prestar-lhe são:
- Quais os prazos de entrega;
- Horário das encomendas;
- Quais as tecnologias utilizadas no acondicionamento e acompanhamento da encomenda;
- Em que condições se encontra a frota;
- Existência, ou não, de contacto com o cliente antes da entrega, número de contactos e número de tentativas de entrega;
- Zona geográfica onde opera e possível outsourcing;
- Custos com a recolha durante um processo de devolução.