Hoje em dia, não basta ter preços competitivos, produtos/serviços de excelência, uma logística apurada e meios de pagamento ajustados aos hábitos e necessidades dos consumidores para garantir o sucesso da sua empresa.
A criação de um departamento de Marketing, como uma medida de gestão verdadeiramente holística, é indispensável para atrair e fidelizar clientes, especialmente na era das redes sociais, do mercado globalizado e da comunicação de massas.
Apesar da relevância das estratégias de marketing digital, os eventos empresariais e promocionais, as feiras e as campanhas publicitárias em meios de comunicação social continuam a ser importantes canais de promoção da empresa e dos seus produtos. No entanto, toda a comunicação terá de ser adequada ao público e à plataforma a que se destina, alinhada com as expectativas dos consumidores.
Neste contexto, um departamento de Marketing dentro de uma empresa torna-se essencial para gerir de forma eficaz essa comunicação integrada e assegurar que todas as ações de promoção estejam em sintonia com a estratégia global da marca.
5 Razões para criar um departamento de Marketing na sua empresa
Entre as muitas razões e benefícios que pode colher da criação de um departamento de Marketing na sua empresa, as principais são:
1 – Oferece-lhe uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes
Em maior ou menor grau, hoje em dia todas as empresas enfrentam uma concorrência feroz na sua área de negócio.
Sem uma estratégia de marketing elaborada por profissionais competentes, a sua empresa perde competitividade num mercado em que os seus concorrentes já contam com um departamento de Marketing que lhes permite inovar na relação comunicacional com os consumidores.
Por isso, para ganhar uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, estimule a criação de uma estratégia de marketing que tenha sempre subjacente a ideia de novidade e adaptabilidade aos desejos do consumidor, quer isso seja a criação de um novo site ou página de vendas adaptada para dispositivos móveis, seja uma nova tecnologia de atendimento ao público ou seja a inclusão de influencers na promoção de uma campanha de descontos.
2 – Ajuda-o a melhor definir os produtos/serviços que disponibiliza maximizando as vendas
Através da Big Data e análise de métricas, o departamento de Marketing ajuda-o, entre outros, a ultrapassar problemas na definição dos produtos a vender e na segmentação dos mesmos, na escolha dos canais de vendas mais adequados e a definir quais os preços a praticar.
Um departamento de Marketing tem também um papel importante na identificação de oportunidades futuras, descoberta de novos nichos de mercado e a encontrar potenciais novos clientes.
3 – Melhor compreensão dos hábitos e necessidades dos seus clientes
Através de um departamento de Marketing munido das mais recentes tecnologias de análise do mercado, a sua empresa passa a dispor de relatórios pormenorizados onde estão discriminados os hábitos e necessidades dos seus clientes.
Por exemplo, com o auxílio da solução de conhecimento REDUNIQ Insights, que disponibiliza informação analitica, é possível saber quais os métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores portugueses, assim como comportamentos de consumo. Estes dados são extremamente importantes para suportar negócios na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio e assim, podem diminuir o atrito no checkout e potenciar vendas de maior valor.
4 – Ajuda-o na elaboração de estratégias de negócio mais assertivas
À semelhança do que acontece com uma “autoestrada” que nos possibilita chegar mais depressa a um determinado local, um departamento de Marketing é a via mais rápida para construir estratégias de negócio mais assertivas e em linha com as tendências atuais de consumo.
5 – Uniformiza a comunicação da empresa
O trabalho de um departamento de Marketing não se fica apenas pela apresentação e moldagem de melhores campanhas publicitárias a um novo produto ou serviço da sua empresa.
De modo a despoletar o interesse contínuo do consumidor na sua empresa, o departamento de Marketing é um importante ator na uniformização da comunicação interna e externa de todos os setores da organização, em especial da equipa comercial, já que é a cara do negócio junto dos potenciais clientes.