Ao longo dos últimos anos, temos assistido a uma profunda mudança nos hábitos de consumo e pagamento dos consumidores.
Se, até há uns anos, o mais tecnológico a que podíamos aspirar no ramo das transações era o pagamento através de cartão de débito/crédito com PIN, hoje em dia o cenário mudou radicalmente e os negócios têm de estar preparados para trabalharem com o contactless (pagamentos contactless), carteiras digitais, QR Code e o cada vez mais utilizado MB WAY.
O que é o MB WAY?
Nascido em 2015, o MB WAY é, na prática, uma solução Multibanco digital que, através do telemóvel, permite que os consumidores paguem compras online e presenciais.
Para o consumidor ter acesso ao MB WAY, só tem de descarregar a respetiva aplicação que se encontra disponível para smartphones e tablets com sistemas operativos Android e iOS.
Para se perceber a abrangência desta forma de pagamento, refira-se que, segundo o Barómetro E-commerce, da Marktest, o MB WAY foi a modalidade de pagamento preferida dos portugueses em 2022 com cerca de 1,6 milhões de utilizadores.
Como receber pagamentos por MB WAY?
O aumento do número de utilizadores de MB WAY acaba por colocar uma pressão extra sobre os negócios para que estes adequem a sua oferta e coloquem este meio de pagamento entre aqueles que disponibilizam aos seus clientes.
Como? Nada mais simples.
De modo a responder a este desafio, a REDUNIQ desenvolveu e coloca agora ao serviço dos negócios que querem captar satisfazer as necessidades e hábitos dos seus clientes, três soluções TPA de última geração: REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.
Criado a pensar nos negócios que tenham um nível de faturação diminuto ou sazonal, o REDUNIQ Easy vem permitir que, sem comissões, período de fidelização ou receita mínima, um negócio aceite pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, por contactless, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, diversificando, deste modo, as suas formas de receber pagamentos.
Já quando estamos a falar de negócios que tenham uma faturação mais elevada e necessitem de uma gestão mais eficaz e móvel dos pagamentos, com o TPA Android REDUNIQ Smart, o negócio passa a poder aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay.
Para a completar a extensa oferta de meios de pagamento onde, como vemos, se inclui o MB WAY, este TPA vem ainda com a possibilidade do negócio criar ou usufruir de apps de gestão instaladas no próprio terminal que o vai auxiliar a dar uma mobilidade extra.
A completar este trio de soluções TPA para os negócios receberem pagamentos MB WAY, encontra-se uma aplicação que transforma o smartphone do retalhista num verdadeiro terminal totalmente móvel: o REDUNIQ Soft.
Esta solução de pagamento NFC Android vem permitir que um negócio aceite pagamentos de forma simples e rápida por QR Code, NFC ou Contactless onde e quando o retalhista quiser sem que este precise de um TPA físico, já que a gestão de tudo passa por uma App que pode ser instalada no seu smartphone.
Em qualquer destes terminais, a operação de pagamento com MB WAY é extremamente rápida, já que o cliente, sem ter a necessidade de introduzir qualquer código, só tem aproximar o seu telemóvel do terminal para que a transação fique completa.
De sublinhar que o MB WAY também permite que se efetuem operações de pagamento online e à distância, já que esta solução permite que os clientes, no momento do pagamento, coloquem o seu número de telefone no site da loja online, para receber um pedido de pagamento na app MB WAY, que deverá aceitar.
No que toca a estes pagamentos online com MB WAY, através da solução REDUNIQ@Payments, basta que o cliente selecione a opção de pagamento MB WAY e insira o seu número de telemóvel para finalizar a compra e o dinheiro entre na conta bancária da sua loja online.
Receber pagamentos por MB WAY: principais vantagens para o seu negócio
Receber pagamentos e transferências por MB WAY traz uma série de vantagens para os negócios. Entre elas, as principais são:
- Maior simplificação dos pagamentos que leva a uma gestão mais eficaz e ao aumento das vendas;
- Oferta do meio de pagamento preferido dos consumidores portugueses (1,6 milhões de utilizadores em 2022);
- Fácil integração com os serviços de faturação, uma vez que o MB WAY fica associado à conta do negócio permitindo-lhe receber rapidamente o crédito;
- Possibilidade de fazer devoluções, já que, caso um cliente que tenha pago com MB WAY pretenda devolver um produto e receber o dinheiro por MB WAY, basta que o retalhista faça a transferência para a conta de onde saiu o dinheiro;
- Sem custos de adesão, período de fidelização ou receita mínima para receber pagamentos MB WAY com os terminais REDUNIQ.