Pagamento por TPA ou Smartphone: qual escolher para o seu negócio?

Nunca foi tão fácil receber pagamentos dos seus clientes como hoje. Quer sejam pagamentos por TPA ou Smartphone, cartão ou carteiras digitais, poderá receber as transações de quem compra no seu negócio de forma rápida, cómoda e, acima de tudo segura.

Pagamentos modernos para empresas

Com o advento do contactless, método de pagamento que, de acordo com o REDUNIQ Insights, contribuiu para 63% da faturação dos negócios portugueses em 2023, e das carteiras digitais que permitem ao consumidor “levar” todo o dinheiro de que necessita no seu smartphone, nada mais será como antes.

Face a esta verdadeira revolução, as empresas tiveram que renovar a sua oferta de meios de pagamento para continuarem competitivas e a merecerem a confiança de um novo tipo de cliente que dá primazia às marcas que lhe oferecem uma jornada de compra personalizável e em linha com os seus hábitos de consumo.

Para que isto fosse possível, empresas como a REDUNIQ atuaram com antecedência e previsão passando a oferecer soluções de pagamento inovadoras aos negócios, tais como o TPA REDUNIQ Smart, um TPA Android que permite que os consumidores paguem as suas compras com cartão bancário por Contactless, PIN, MB WAY, Google Pay e Apple Pay.

As vantagens do TPA REDUNIQ Smart não se ficam por aqui, já que este terminal está preparado para receber aplicações móveis para a gestão dos negócios e agilização da jornada de compra do cliente.

Por exemplo, com a App Parcela Já com UNICRE instalada no REDUNIQ Smart, o cliente pode parcelar o pagamento das suas compras entre 2 a 6 prestações sem juros sem que o retalhista tenha de esperar semanas ou meses para receber o seu dinheiro.

Os TPA estão a atravessar, como podemos ver, uma grande revolução tecnológica. Mas não podíamos fechar este capítulo dos pagamentos modernos para empresas sem falarmos de novas soluções que dispensam o terminal físico e transformam um smartphone num terminal ou POS.

O que é um TPA e como funciona?

A caminho de celebrar os seus 80 anos, podemos dizer que o TPA passou por muitas vidas.

Desde de a folha de papel-químico que marcava as primeiras gerações de terminais da história até novas soluções de TPA com tecnologia NFC (Near Field Communication) que permitem ao retalhista receber pagamentos contactless, muitas foram as revoluções porque passou esta tecnologia de pagamentos.

Mas há uma missão que nunca foi esquecida: tornar as transações mais simples e seguras.

Chegados à atualidade, podemos definir o Terminal de Pagamentos Automático como um dispositivo que aceita cartões bancários, nacionais e estrangeiros, e carteiras digitais com vista à realização de pagamentos eletrónicos.

No momento em que um cartão ou um smartphone se aproxima do TPA para a realização de um pagamento, este dispositivo faz a recolha das informações contidas nesses elementos e autoriza, ou não, a operação e recolha de elementos de transação.

Além disto, o terminal permite que o cliente autentique o pagamento através da digitação do PIN ou a impressão de talões comprovativos da transação.

Em termos de funcionamento, a simplicidade é a base de tudo, já que, no momento do pagamento de um produto ou serviço, basta que o cliente aproxime o seu cartão, ou o insira seguido da digitalização do PIN, para concluir o pagamento.

Nesses curtos segundos que medeiam a aproximação do cartão e da autorização do pagamento:

  1. A informação é transmitida pelo adquirente (cliente) ao emissor do cartão, pedindo autorização para a conclusão da operação;
  2. Uma vez dada a autorização, o adquirente paga ao comerciante e “cobra-lhe” a taxa de serviço;
  3. O adquirente é depois reembolsado pelo emissor do cartão e paga-lhe a taxa multilateral de intercâmbio;
  4. O emissor do cartão cobra ao titular do cartão o valor da transação.

Pagamentos por smartphone: uma alternativa prática e inovadora

Transformar um smartphone num TPA pode parecer algo saído de um filme de ficção científica, mas a verdade é que os avanços tecnológicos verificados no último par de anos mudou, completamente, o paradigma dos pagamentos móveis para empresas.

Um dos mais perfeitos exemplos dessa mudança dá pelo nome de REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC que permite que o seu negócio passe a aceitar pagamentos por smartphone de forma rápida e fácil através de uma App.

Após a contratualização desta inovadora forma de receber pagamentos por contactless, NFC ou QR Code, a aplicação móvel REDUNIQ Soft será instalada no smartphone ou tablet da empresa transformando-o num verdadeiro sistema POS.

Deste modo, independentemente de o seu cliente decidir pagar com cartão com Contactless ou MB WAY, Google Pay, Apple Pay (QR Code, número de telemóvel ou NFC), vai receber, imediatamente, o valor que lhe é devido em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.

Como aceitar pagamentos através da App REDUNIQ Soft

Receber pagamentos através da App REDUNIQ Soft é simples e rápido, senão veja:

Vamos imaginar que um cliente efetuou uma comprou na sua loja. Nesse momento, só terá de:

1º Passo: Inserir o montante a pagar pelo cliente na aplicação;

2º Passo: Selecionar o método de pagamento desejado – QR Code & NFC, Número de telemóvel ou Contactless;

3º Passo: uma vez realizado o pagamento, o dinheiro dá logo entrada na sua conta bancária e poderá, então, autenticar e emitir o recibo de pagamento que, posteriormente, pode enviar por e-mail ao seu cliente.

As vantagens deste sistema são muitas e variadas para o seu negócio:

  • Passa a aceitar pagamentos simplificados por smartphone via NFC, QR Code, número de telemóvel ou Contactless de forma segura, sem necessitar de um TPA físico;
  • Negócio torna-se mais móvel e digital, já que pode aceitar pagamentos em qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Permite-lhe aceder à aplicação no seu smartphone ou tablet;
  • Serviço mais digital e sustentável, uma vez que dispensa a impressão de talões;
  • Não tem mensalidade;
  • Permite-lhe realizar devoluções remotas e personalizar os perfis dos seus clientes;
  • Oferece-lhe um backoffice de gestão.

Pagamentos por TPA ou Smartphone: como escolher a solução ideal para o seu negócio?

Se se pergunta como escolher métodos de pagamento para a sua empresa, é bom que tenha em mente que a decisão vai depender de alguns fatores, nomeadamente:

Dimensão da faturação

O nível de faturação que o seu negócio realiza diariamente vai ajudá-lo a perceber se deve optar por pagamentos por TPA ou por smartphone.

Por exemplo, se tem um negócio sazonal ou um nível de faturação com cartões bancários baixo, o ideal é equipar a sua loja com um TPA REDUNIQ Easy, um terminal de pagamento com uma mensalidade de acordo com a faturação do seu negócio.

Esta solução de pagamento sem receita mínima, comissões, período de fidelização e anuidade vai permitir-lhe aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard e UnionPay) através de PIN, Contactless e MB WAY.

Já se a faturação é mais elevada e recebe um grande volume de transações, o ideal será optar por um TPA REDUNIQ Smart ou pela aplicação REDUNIQ Soft.

Características do negócio

Se o seu negócio vende em mobilidade, a escolha deve recair sobre o REDUNIQ Soft, caso efetue, primordialmente, vendas ao balcão, nesse caso considere um TPA.

Hábitos de pagamento dos seus clientes

Conhecer os hábitos de pagamento dos seus clientes/público-alvo é meio caminho andado para poder escolher entre pagamentos por TPA ou por smartpohone.

Se a maioria dos seus clientes prefere utilizar carteiras digitais ou MB WAY, recomendamos a adoção de pagamentos por smartphone.

Ao invés, se o cartão bancário contactless é o preferido, então opte por um TPA.