Está provado que redes sociais como o Instagram podem ajudar a atrair mais clientes. Descubra como fazê-lo em 5 passos.
As redes sociais vieram revolucionar a forma como os negócios comunicam com os seus consumidores.
Há 20 anos alguém imaginaria que as marcas iam comunicar através de influenciadores digitais que fazem das redes sociais uma profissão?
Claramente não, mas isso acontece atualmente e os negócios têm de saber aproveitar-se disso para impulsionar os seus negócios e crescer a olhos vistos.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em Portugal – e no mundo. Através desta plataforma consegue chegar, em instantes, a milhares de utilizadores que poderão passar a ser seus clientes.
A título de exemplo, há uns anos, os clientes conheciam novos restaurantes ou receitas, sítios para ir de férias ou fazer tratamentos através de amigos, que iam passando a palavra uns pelos outros. Hoje, é cada vez mais comum, um cliente chegar ao seu espaço através de uma fotografia apelativa e feedback que um utilizador partilhou no Instagram. A partir daí, pesquisou o perfil do mesmo, guardou os contactos e decidiu visitar ou fazer diretamente uma encomenda. São estes detalhes que nos fazem aperceber do quão diferente está a comunicação.
Precisa de mais provas para avançar já para o Instagram? Pegue no seu smartphone e comunique, através de quadradinhos, o que de melhor o seu negócio tem para oferecer. Nós ajudamos!
1. Invista em fotografias com qualidade
Já deve ter ouvido falar que uma imagem vale mais do que mil palavras. É verdade, mas não precisa de investir já em máquinas fotográficas profissionais, pode simplesmente utilizar o seu smartphone.
Tire fotografias dos espaços, produtos ou dos profissionais, e partilhe-as, de forma regular, no seu Instagram.
2. Incentive os clientes a partilharem no Instagram
Quanto maior for o número de identificações e de partilhas de fotografias relacionadas com o seu negócio, mais pessoas consegue alcançar. Seja um restaurante, um ginásio, uma loja ou um hotel, vai tornar-se cada vez mais popular e irá suscitar a atenção de mais clientes.
Pode incentivar os clientes a partilharem feedback no Instagram através da oferta de descontos exclusivos, promoções ou ofertas. E quando estiver sem conteúdo para publicar na sua conta, partilhe as fotografias e opiniões dos seus clientes.
Para além disso, pode convidar figuras públicas ou influenciadores digitais – que se adaptem à essência do seu negócio – para experimentarem os seus serviços e produtos e partilhá-las no Instagram. Isto é uma das soluções que pode trazer mais benefícios para o seu estabelecimento.
3. Use e abuse das hashtags e da localização
Ao usar hashtags – uma palavra ou frase antecedida por um “#” – estará a partilhar as suas fotografias junto de outras com o mesmo tema.
Por exemplo, se um cliente estiver com dúvidas em escolher um local para ir nas férias e pesquisar pela hashtag “#restaurantePorto”, as fotografias em que utilizou a mesma hashtag serão exibidas, mesmo a quem ainda não segue a sua página de Instagram.
O mesmo acontece com a localização. Peça aos seus clientes para utilizarem a hashtag de marca do seu negócio, identificarem a sua conta e ativarem a localização. Vai reparar no aumento de clientes e visitas ao seu perfil.
4. Patrocine as suas publicações
Assim como no Facebook, no Instagram pode patrocinar as fotografias mais populares que colocou no seu perfil e patrociná-las – quer no perfil quer nas histórias (“instagram stories”), transformando-as em pequenos anúncios.
Se definir bem o seu target, vai conseguir atrair os clientes certos para o seu negócio e, claro, vai aumentar a notoriedade do seu estabelecimento nesta rede social. Patrocine vídeos de novos produtos, do espaço e/ou dos serviços, preços especiais ou promoções.
5. Aceite reservas e encomendas pelo Instagram
É, também, a partir do perfil no Instagram que os negócios recebem grande parte dos pedidos de informação, encomendas e reservas. Aproveite esta tendência e consiga mais clientes. Se a sua preocupação são os métodos de pagamento online, não desespere. A REDUNIQ tem a solução ideal para si.
Através do@Payments, uma solução de pagamentos à distância muito utilizado por empresas para reservas e compras online, é enviado um simples link por email ao seu cliente para este poder fazer o pagamento e, após o pagamento ter sido efetuado, recebe uma confirmação do mesmo e receberá o valor na sua conta bancária de forma automática.
Se prefere encaminhar o cliente do seu perfil para o seu website, e fazer os pagamentos a partir daqui, existem diversas soluções de e-commerce da REDUNIQ adequadas às suas necessidades.
De resto, só tem de se deixar levar pela sua imaginação para criar conteúdo original e apelativo, que capte a atenção dos utilizadores e traga mais clientes para o seu negócio.