Fidelizar clientes pode ser difícil, especialmente no digital. Saiba o que pode fazer para garantir a saúde do seu negócio online.
Num mercado cada vez mais competitivo e complexo, é necessário fidelizar os clientes, especialmente ao nível do digital, para conseguir garantir a saúde de qualquer negócio online.
Porque devo fidelizar os meus clientes?
Sabia que um cliente novo pode custar à sua empresa entre 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um cliente atual? Isto porque, durante o processo de angariação de novos clientes, são necessários esforços e recursos – humanos, monetários e entre outros – redobrados.
Os seus clientes atuais já conhecem a sua marca – muitos são, inclusive, promotores dos seus produtos ou serviços, fazendo chegar os mesmos até outras pessoas –, e estão mais abertos a adquirir novos produtos que decida colocar no mercado, novas plataformas, entre outras situações. Clientes fidelizados gastam, em média, 67% mais do que clientes novos, que fazem compras na sua loja pela primeira vez.
Como posso fidelizar clientes online?
Fidelizar clientes online pode parecer um processo complexo. Dependendo da área de atuação e de tantos outros fatores inerentes, existem inúmeras formas de fidelizar clientes. Reunimos algumas dicas que certamente funcionarão para o seu negócio. Vamos começar?
• Invista numa plataforma fácil e intuitiva
Imagens dos produtos que demoram muito tempo a carregar, tempo elevado de carregamento das páginas, plataformas que não transmitem segurança e menus de navegação confusos, são algumas das razões que levam os clientes a desistir de fazer compras numa loja online.
Ao investir numa plataforma de fácil e rápida navegação, com um bom design e que seja intuitiva, permite-lhe fidelizar clientes online facilmente.
• Aposte na personalização
Oferecer produtos ou serviços de qualidade a bons preços não basta para fidelizar clientes online. É necessário avaliar o comportamento de cada cliente – que tipo de produtos compra mais, qual é a sua faixa etária, quais são as suas ocupações – e perceber que soluções, feitas à medida, lhe pode proporcionar e que o farão regressar ao seu website.
Seja um bilhete personalizado na entrega ou a exibição de produtos do seu gosto, os seus clientes vão gostar e voltar.
• Tenha programas exclusivos de fidelização
Pode fidelizar clientes online ao ceder acesso exclusivo a programas de fidelização. Isto significa que, para os clientes poderem ter acesso a descontos especiais ou conteúdo gratuito, têm de ser clientes assíduos. São cada vez mais as empresas que apostam nesta estratégia, não fique para trás!
Pode optar por programas de pontos, que incentivam os clientes a fazerem mais compras – quanto mais comprarem, mais pontos ganham e podem trocá-los por descontos ou outros benefícios – ou programas para clientes VIP – que consistem em proporcionar determinadas ofertas, como portes de envio ou descontos especiais, aos clientes mais fiéis e que mais compras fazem.
• Simplifique os métodos de pagamento
Uma outra razão – se não a mais comum – que leva um cliente a abandonar a compra é o checkout. Alguns deles porque são muito complexos e outros por parecerem pouco seguros. Desta forma, proporcione aos seus clientes métodos de pagamento simples e fáceis e, quanto mais abrangentes forem, mais pessoas consegue alcançar.
A REDUNIQ possui 2 soluções para quem quer lançar os seus negócios online. A primeira dirige-se a quem tem capacidade de lançar um site e quer integrar uma solução de pagamentos, através de uma plataforma de e-commerce no seu website.
A segunda opção dirige-se a quem não pretende ter soluções tão robustas de e-commerce. Neste caso, existe a opção @Payments, através do qual pode enviar um simples link por email ao seu cliente para este poder fazer o pagamento e, após o pagamento ter sido feito, recebe uma confirmação do mesmo e receberá o valor na sua conta bancária de forma automática.
A REDUNIQ promove a segurança de todas as transações através do protocolo 3DS da Visa e Mastercard.