Existem cada vez mais negócios online, uma maior oferta e um maior número de consumidores: esta pode ser a imagem do comércio eletrónico em Portugal. Mas este crescimento e penetração do e-commerce na sociedade de consumo traz dois grandes desafios a empresas e clientes: como evitar fraudes online e promover a segurança dos pagamentos?
Os principais riscos dos pagamentos online para empresas
Apesar do relatório anual sobre os sistemas de pagamento do Banco de Portugal indicar níveis muitos reduzidos de fraudes nos pagamentos online com cartões bancários, o mesmo não se pode dizer das transferências. área em que o trabalho dos criminosos é facilitado na sua tentativa de roubar credenciais de segurança dos consumidores para iniciar operações de pagamento fraudulentos em seu nome.
No total, só no primeiro semestre de 2023, as perdas acumuladas por operações de pagamento fraudulentas atingiram os 5 milhões de euros.
Além das perdas financeiras diretas, as fraudes nos pagamentos diminuem a confiança dos consumidores, refletindo-se num maior abandono dos carrinhos de compras durante o checkout (finalização de compra com o pagamento) e consequentemente num menor número de vendas.
A tudo isto junta-se a corrupção dos dados pessoais dos clientes que, obrigatoriamente, devem ser confidenciais e que podem levar a pesados processos judiciais que, uma vez mais, prejudicam a imagem do negócio e se podem converter em perdas financeiras de monta.
Boas práticas para garantir a segurança nos pagamentos digitais
De modo a que os riscos de que falamos não se tornem realidade e garanta a segurança dos pagamentos digitais, há um guião de boas práticas que a sua empresa deve seguir.
Entre outras coisas, o seu negócio deve:
Obter um Certificado de Segurança
Para dar a saber a quem visita a sua loja online que os pagamentos online oferecidos são seguros, obtenha um Certificado TLS (Transport Layer Security).
Este certificado, irá transformar o seu endereço “http” em “https” e promover uma comunicação segura em toda a rede, evitando, entre outros, a adulteração e fraude no email, navegador e mensagens.
Estabelecer uma política de privacidade transparente
Desta política de privacidade devem constar,
- a identificação da entidade responsável pelo tratamento de dados e o respetivo titular
- que tipo de dados pessoais são alvo de tratamento pela sua empresa
- como é que dados são protegidos durante um pagamento online
Poderá, ainda, ter uma secção de FAQ na sua loja online e fornecer informações relevantes para os seus clientes, nomeadamente contactos de entidades reguladoras competentes.
Acima de tudo, é fundamental que toda a informação contida na sua política de privacidade seja transparente e acessível.
Assim para aumentar a sua credibilidade junto dos consumidores, recomendamos que partilhe informações claras e simples, não só sobre a política de privacidade, os cookies e o tratamento de dados, mas também sobre os produtos e serviços que disponibiliza, nomeadamente regras das devoluções, custos e taxas adicionais.
Apostar em soluções de pagamento online adaptadas ao seu negócio e hábitos dos seus clientes
Garantir a segurança dos pagamentos online passa, também, por apostar em soluções seguras e adaptadas não só à sua plataforma de venda, como também aos hábitos dos seus clientes e potenciais clientes.
Além de o ajudarem a reduzir o abandono do carrinho no checkout, estas soluções de pagamento, nomeadamente as que estejam abrangidas pelo protocolo de segurança EMV 3-D Secure (ou EMV 3DS), garantem a segurança dos pagamentos online contribuindo, deste modo, para aumentar a confiança dos seus clientes.
Ferramentas e tecnologias para proteger os pagamentos da sua empresa
A proteção de dados de pagamento é algo inegociável para qualquer negócio online, e o seu, não é exceção.
Em linha com as boas práticas que referimos anteriormente, a REDUNIQ, único acquirer português com o certificado PCI-DSS, (uma norma de segurança internacional que garante que uma empresa de pagamentos segue os padrões de segurança e boas práticas) oferece-lhe duas soluções de pagamentos online seguras, rápidas e adequadas ao seu negócio e às necessidades dos seus clientes.
A primeira delas, criada a pensar em quem vende através de uma loja online profissional, dá pelo nome de REDUNIQ@E-Commerce.
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REDUNIQ@E-Commerce
Este gateway de pagamento, que lhe permite vender online diretamente no site do seu negócio, carateriza-se por,
- ser de integração simples e rápida (terá todo o apoio necessário da nossa equipa técnica para a implementação);
- não ter custos de adesão ou mensalidades;
- o seu negócio aceitar pagamentos online com cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard) de clientes de todo o mundo.
Em termos de funcionamento, a simplicidade é regra.
Após a adicionar os produtos e serviços ao carrinho de compras, esta solução vai redirecionar os seus clientes para uma página de pagamento segura da UNICRE onde estes apenas terão que inserir os dados do seu cartão para que a transação seja validada pelo banco emissor.
Uma vez validada a transação, o valor da compra será transferido para a sua conta bancária num prazo de alguns dias úteis.
Mas o comércio eletrónico não se faz apenas de lojas online profissionais.
Graças aos marketplaces e às redes sociais, muitos de nós viram no e-commerce uma forma de vender sem ser necessário o investimento prévio num site. Para estes, receber pagamentos online deixou de ser uma dor de cabeça com a solução chave na mão REDUNIQ@Payments.
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REDUNIQ@Payments
Sem necessidade de integração ou de ter um website, mas com a segurança providenciada pelo protocolo EMV 3-D Secure, uma vez contratualizada a solução REDUNIQ@Payments, o seu negócio online poderá passar a receber pagamentos online através de um link por e-mail, SMS, WhatsApp, por Referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.
Tal como acontece com a solução REDUNIQ@E-Commerce, o funcionamento do REDUNIQ@Payments é extremamente simples.
No momento do pagamento, esta solução chave na mão disponibiliza-lhe uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde vai poder criar um link de pagamento que, posteriormente, deverá enviar por e-mail, SMS ou WhatsApp ao seu cliente.
No momento em que o cliente recebe e clica no link, será reencaminhado para uma página de pagamento segura UNICRE.
Depois de realizado o pagamento, vai receber uma confirmação do mesmo e poderá contar com o valor da compra na sua conta bancária de forma automática.
Educar a sua equipa e clientes sobre segurança online
A prevenção é, sem dúvida, a melhor prática contra fraudes em e-commerce.
Assim, de modo a promover as melhore práticas para a segurança dos pagamentos na sua empresa não só para clientes, como para a sua equipa de trabalho:
- Dê orientações para que os seus funcionários respeitem a política de privacidade e tratamento dos dados dos clientes promovida pela empresa;
- Proteja os equipamentos eletrónicos da sua empresa com um antivírus oficial, algo que deve ser extensível aos conselhos que dá aos seus clientes;
- Não envie links aos seus clientes que os redirecionem para o seu site de venda, uma vez que isto poderá ser confundido com o phishing;
- Informe os seus clientes que não devem utilizar redes públicas de wi-fi para realizarem compras online;
- Os seus clientes não devem utilizar a mesma password em todos os seus dispositivos, já que isto coloca em causa a segurança dos seus dados pessoais;
- Inste os seus clientes a lerem a política de privacidade da loja online e a protegerem os seus dados financeiros de modo a garantirem pagamentos digitais seguros.