Se, em 2022, já assistimos ao regresso em força dos consumidores às lojas físicas, a verdade é que a preferência por compras online veio para ficar “obrigando” os negócios a procurarem juntar o canal online ao canal físico de vendas de forma a oferecerem uma experiência de compra mais completa e satisfatória que fidelize e capte mais consumidores.
Principais tendências do Setor do Retalho em 2023
Esta é apenas uma das principais tendências no setor do retalho nacional que se irá desenvolver ao longo do ano que agora começa, mas há mais, como veremos de seguida.
Omnichannel: experiência online e física unificada
Como referimos, fruto da pandemia, muitos consumidores habituaram-se e, inclusive, passaram a preferir fazer as suas compras de forma online. Com o fim das limitações, as pessoas foram voltando às lojas físicas, mas o hábito e conforto de fazerem compras através do canal online manteve-se.
Face a este comportamento “misto” dos consumidores, a tendência, que já foi surgindo com maior frequência nos últimos anos, é para a oferta de uma experiência unificada aos consumidores, isto é, a integração e interligação, no seio da mesma empresa, de um canal de vendas online e físico.
Esta tendência de “retalho unificado” acaba por trazer uma série de vantagens aos negócios, nomeadamente a possibilidade de obter dados mais confiáveis sobre os hábitos de compra e pagamento dos clientes através do canal online e utilizá-los na loja física de forma a proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e alinhada com as reais necessidades dos consumidores.
Para além disto, o negócio retalhista pode permitir que um cliente compre online e levante o que comprou em loja física, ou verifique no site se existe a disponibilidade de determinado produto em loja física.
Integração digital nos pagamentos presenciais
De acordo com o relatório REDUNIQ Insights relativo ao primeiro semestre de 2022, os pagamentos contactless em Portugal representavam 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.
Este crescimento e contribuição dos pagamentos contactless para a faturação dos negócios do setor do Retalho em Portugal acaba por ter por base uma mudança profunda nos hábitos de consumo dos portugueses que é sublinhada pelos números relativos às transações com recurso a esta tecnologia que, no final de junho do ano passado, representavam 74% do total de transações realizadas no período em análise, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.
Aliado a estes dados, é importante ainda referir as conclusões de um recente estudo levado a cabo pelo Banco Central Europeu, que nos diz que os portugueses estão, gradualmente, a deixar de utilizar moedas e notas no pagamento das suas compras presenciais e a preferir pagar com cartão e smartphone, através de carteiras digitais como o MB Way, Apple Pay ou Google Pay, por exemplo, sendo este último um fenómeno cada vez mais visível nas gerações mais novas.
Esta será uma tendência que todos os estudos afirmam que se irá manter e até aprofundar em 2023 levando a que os retalhistas portugueses equacionem a introdução de métodos de pagamento para o setor do retalho, que não só ofereçam uma maior gama de escolhas aos clientes, como também, fruto da integração digital, lhes permitam ser mais móveis e ter uma gestão financeira mais eficiente.
Face a esta nova tendência, a REDUNIQ desenvolveu soluções de pagamento para o retalho alinhados com as novas tendências de gestão e pagamento, como é o caso do REDUNIQ Smart.
Para além de aceitar pagamentos com Apple Pay, contactless com cartão, chip ou MB Way, Google Pay e Apple Pay, este TPA Android traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
É o caso da app ZS Mobile, que permite a um logista registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet.
Estas são apenas algumas da vantagens que este terminal de pagamentos inovador traz ao setor retalhista nacional, mas há mais:
- Possibilidade de aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay;
- Registo de pedidos, faturação ou elaboração de orçamentos e encomendas no terminal mesmo sem ligação à Internet;
- Acesso a apps com software de gestão, facilmente integradas no terminal;
- Torna os negócios mais móveis e digitais, uma vez que todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, se efetua no mesmo terminal;
- Possibilidade de gestão online e em tempo real dos sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, que lhe permitem acompanhar e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.
- Facilidade nos pagamentos para clientes, uma vez que não é necessário inserir código pessoal em pagamentos até €50. Quando se trata de valores superiores, o processo é extremamente rápido, bastando digitar o código e confirmar a operação;
- Simplicidade nos pagamentos para empresas (os pagamentos são transferidos eletronicamente para a conta da empresa);
- Maior eficiência no ato de receber os pagamentos, uma vez que evita os cheques com assinaturas falsas ou sem provisão;
- Fluidez nas transações com crédito em conta no dia útil seguinte;
- Maior segurança, com menos dinheiro em caixa;
- Mais simplicidade, com menos depósitos bancários realizados e trocos na mão.
Phygital: experiência de compra híbrida
O Phygital pode ainda ser um conceito relativamente desconhecido pelos retalhistas nacionais, mas já se assume como uma das grandes tendências para o Retalho em 2023.
Na prática, o Phygital corresponde a uma experiência de compra híbrida que está umbilicalmente ligada ao omnichannel já que cabe ao cliente decidir como e onde se processam as diversas etapas da compra.
Isto significa que, no Phygital, o cliente pode comprar e pagar online e levantar a encomenda na loja, ou enviá-la diretamente para sua casa, bem como fazer devoluções e alterações em loja física a um produto que se adquiriu online.
Para além de toda a tecnologia e intercomunicação entre os canais online e físico, a começar pelas soluções de pagamento que coloca ao dispor do cliente, que um negócio retalhista deve imprimir às suas operações, para uma experiência de compra mais completa e personalizada, os retalhistas devem preocupar-se em melhorar o seu serviço de apoio ao cliente mediante a oferta de soluções de realidade virtual aumentada e de inteligência artificial.