Depois de anos de grandes constrangimentos ao regular funcionamento dos negócios ligados ao retalho em Portugal, o setor dá indicações que se encontra em boa forma.
De acordo com os dados do Eurostat, ao contrário da maioria dos países da União Europeia, o retalho no nosso país cresceu 1,1% em setembro face ao mesmo período do ano passado. Isto mesmo é confirmado pelo relatório REDUNIQ Insights relativo ao mês de novembro que nos diz que:
- o volume de faturação do comércio retalhista cresceu 2,3% fruto, entre outras coisas, do aumento de 5,3% no número de consumidores que a Black Friday;
- entre as categorias que mais cresceram, encontram-se os Eletrodomésticos & Tecnologia (+6,7% face a novembro de 2022), os Acessórios Automóveis (+3,7%) e a Moda (+1,8%).
Novas tendências do retalho em Portugal para 2024
A este crescimento que se vem mantendo relativamente estável ao longo dos últimos dois anos, em muito contribuiu a inovação do retalho nacional e das empresas que a ele estão ligadas, em especial nas áreas do atendimento ao público e dos pagamentos, mas há mais cartas na manga para 2024.
Vejamos as tendências do retalho para este ano.
Automatização do Checkout
A personalização da jornada de compra e a rapidez trazida pela automatização na hora do checkout que já podemos encontrar nas maiores empresas do retalho em Portugal, será mais aprofundada ao longo do ano de 2024.
A tendência é que cada vez mais negócios de venda a retalho, para além das de alimentação e bebidas, apostem em serviços que permitam ao cliente escolher e pagar imediatamente os produtos com auxilio de uma app no seu smartphone, e possa sair da loja sem que seja necessário passar por uma caixa física.
Isto acabará por resultar numa maior comodidade para o cliente, já que as filas e os tempos de espera diminuem significativamente.
Pagamentos eletrónicos obrigatórios
A crescente utilização de meios de pagamento eletrónico por parte dos consumidores portugueses e, em particular, do contactless, levou a que o Banco de Portugal (BdP), entidade responsável pelo sistema financeiro português, criasse um guião revolucionário para o universo dos pagamentos a que chamou “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025”.
Dentro desta estratégia, as mais importantes alterações nos pagamentos electrónicos em Portugal em 2024 dizem respeito à dinamização de soluções de pagamento tap-to-pay e similares que permitam que, a partir de um smartphone, o retalhista possa aceitar pagamentos contactless, pagamentos por QR Code e NFC e à obrigatoriedade de as empresas ficarem obrigadas a aceitarem, pelo menos, um meio de pagamento eletrónico.
Esta mudança, leva a que, necessariamente, os retalhistas em Portugal coloquem à disposição dos seus clientes meios de pagamento alinhados com os novos hábitos de consumo.
De forma a ajudar os retalhistas nesta tarefa, a REDUNIQ coloca à sua disposição três soluções de TPA que não só potenciarão as vendas, como diminuirão o atrito na hora do pagamento:
- REDUNIQ Easy: pensado para negócios sazonais ou com um baixo volume de vendas, com o REDUNIQ Easy tem acesso a um terminal de pagamentos em que a grande vantagem é de ter uma mensalidade de acordo com o volume de faturação mensal do seu negócio. Além do mais, sem comissões, período de fidelização ou receita mínima, esta solução vem permitir aos negócios aceitar pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, contactless e MB WAY;
- REDUNIQ Smart: o TPA Android REDUNIQ Smart torna os negócios mais móveis e digitais permitindo, no mesmo terminal, aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay e fazer toda a gestão da sua empresa.
- REDUNIQ Soft: num claro sinal revolucionário que antecipa a ideia do Banco de Portugal em dinamizar as soluções tap-to-pay, surge o inovador REDUNIQ Soft, um terminal Android que, na prática, é uma App que pode ser descarregada para o smartphone do retalhista e que lhe permite, independentemente da hora e do lugar onde se encontra, receber pagamentos no seu smartphone por NFC, QR Code e contactless de forma rápida e simples.
Parcelamento do pagamento das compras
Apesar do parcelamento do pagamento de compras no comércio a retalho já ser algo perfeitamente normal no Brasil e nos Estados Unidos da América, em Portugal, o processo ainda está nos seus estádios iniciais sendo de crer que, durante 2024, cada vez mais consumidores apostem nesta forma de pagamento.
Quem decidiu não esperar pelo próximo ano foi a UNICRE que em parceria com a Parcela Já, permite que os retalhistas ligados à rede REDUNIQ ofereçam aos seus clientes, a possibilidade de parcelar o pagamento das suas compras nos seus estabelecimentos através do terminal de pagamento automático Android REDUNIQ Smart.
Aquando do pagamento, o cliente só tem de:
- escolher a opção de pagamento da compra entre 2 a 6 prestações mensais (primeira prestação cobrada no momento) sendo que a prestação mínima é de 20€
- introduzir o cartão do cidadão no TPA
- passar o cartão de que é titular
- inserir o número de telemóvel
- inserir o código que irá receber por SMS
Depois de aprovado, o retalhista receberá diariamente o pagamento do valor completo da operação na sua conta bancária podendo, se assim o entender, consultar todas as operações Parcela Já com UNICRE na Área de Cliente REDUNIQ.
Dark Stores
Dos anos mais complexos para o retalho surgiu um conceito de loja que resolve os constrangimentos com grandes volumes de encomendas: as dark stores.
Na prática, uma dark store é uma loja dotada de infra-estruturas suficientes para abrigar produtos e equipamentos e dar inicio ao processo de separação, empacotamento, etiquetagem das encomendas dando, assim, resposta aos pedidos solicitados encurtando, deste modo, o tempo de resposta das lojas físicas aos pedidos dos clientes.
Assemelhando-se a armazéns, estas lojas onde o cliente não entra, têm uma dimensão menor do que as tradicionais lojas de retalho e, por norma, situam-se perto de grandes aglomerados urbanos.