O mercado de transporte de passageiros está ao rubro. Depois da entrada no mercado dos TVDE, a competição aumentou levando os negócios de táxi a procurarem elevar o seu serviço e conquistarem mais clientes.
Esta não é, contudo, uma tarefa fácil. A introdução do fator “TVDE” na equação do negócio de transporte de passageiros, acabou por trazer para cima da mesa uma série de comodidades que vieram transformar aquilo que os clientes esperam de um serviço deste tipo.
Meios de pagamento digitais, atendimento personalizado e orientado para a satisfação do cliente, comodidade e rapidez no acesso ao serviço, são alguns dos fatores diferenciadores trazidos pelos novos competidores que exigem dos táxis uma resposta à altura.
Mas que resposta deve ser essa?
Dicas para melhorar o seu negócio de táxis
Se tem uma companhia de táxis ou um táxi em nome individual, para conquistar clientes e reforçar a sua quota de mercado, tome nota destas cinco dicas que temos para si:
Ofereça meios de pagamento em linha com os hábitos e necessidades dos clientes
Um dos pontos que mais reconhecimento poderá render ao seu negócio de táxis é, sem sombra de dúvidas, a introdução de soluções de pagamento que vão ao encontro dos hábitos e necessidades dos seus clientes.
Entre os muitos meios de pagamento existentes, o contactless é, de acordo com todas as estatísticas, aquele que mais tem crescido, não só pela sua comodidade e rapidez, mas também devido à sua maior segurança, já que evita o transporte de dinheiro físico.
Esta questão da segurança é, igualmente, importante para qualquer motorista de táxi, uma vez que um dos maiores perigos à sua atividade são, precisamente, os assaltos.
Assim, se ficou na dúvida de como pode cobrar aos clientes, a resposta deve passar pela instalação de um TPA contactless REDUNIQ Smart, um terminal que lhe vai permitir aceitar pagamentos por cartão, por contactless, chip, MB WAY, Apple Pay e Google Pay. Para além disso, pode instalar apps que irão facilitar a gestão de todo o negócio e fazê-lo beneficiar da simplicidade, rapidez e segurança dos pagamentos digitais.
Entre estas aplicações, contam-se a inovadora App omeutaxi.
Para além do acesso a todos os documentos emitidos, a app omeutáxi permite-lhe, entre outras coisas,
- configurar todas as viaturas inseridas na plataforma;
- ajustar a taxa de IVA a ser utilizada e o valor dos suplementos;
- sincronizar os dados da empresa, dos clientes e dos documentos de faturação (estes dados são enviados para o portal iGest).
À app omeutáxi, este TPA físico junta ainda a app Tax Free, aplicação que vai simplificar o processo de reembolso de IVA.
Caso transporte, regularmente, turistas estrangeiros no seu táxi, este TPA vem ainda com a funcionalidade DCC- Conversão de Moeda que dará aos seus clientes a possibilidade de pagarem na sua moeda de origem, sem qualquer tipo de encargos extra.
Personalize o atendimento ao cliente
Tal como acontece com um TVDE, procure dar um atendimento ao cliente o mais personalizado possível.
Entre outras coisas, este serviço mais personalizado pode incluir água, internet gratuita, dicas sobre bons restaurantes na zona, atrações turísticas, eventos, etc.
Pode, ainda, colocar ao dispor dos clientes catálogos da cidade, de eventos ou cartões de oferta/descontos em lojas da cidade com que tenha parcerias.
Crie uma app
As apps não estão restringidas a empresas de TVDE. Com os parceiros certos, a sua companhia de táxis pode criar uma app que os clientes podem utilizar para chamarem um dos seus táxis em qualquer altura do dia ou da noite.
Garanta o conforto dos seus clientes
A par das soluções de pagamento e do atendimento ao cliente, o conforto é um dos fatores mais importantes na captação e fidelização de clientes.
Para isso, trabalhe para que os seus táxis estejam sempre limpos (o ideal é limpar o táxi depois de cada viagem), organizados e tenham espaço suficiente para que cliente e bagagem viajem em segurança e conforto.
Além disto, garanta que todos os seus táxis tenham ar condicionado e um odor agradável.
Estabeleça parcerias com eventos que se realizem na sua região
Para maximizar os seus ganhos, pondere estabelecer parcerias com eventos musicais, gastronómicos ou outro tipo de eventos, que se realizem na sua zona de ação preferencial.
Deste modo, poderá ganhar diretamente com a parceria com a organização desses eventos através de comissões e ter a garantia de que não lhe vão faltar clientes durante os dias em que um festival, uma exposição ou feira se realize.