Numa época de inflação e perda de poder de compra, atrair clientes para a sua loja física pode não ser tarefa fácil, mas há formas de dar a volta ao texto.
Apostar no marketing digital, renovar a imagem da loja, apostar em soluções de pagamento alinhados com as necessidades e hábitos dos consumidores, são algumas das 7 dicas de marketing para atrair mais clientes para a sua loja e fazer aumentar a sua faturação.
Pegue no bloco de notas e numa caneta e comece a apontar as dicas que temos para si de como atrair clientes para a sua loja!
Como atrair clientes para o meu negócio: 7 técnicas de marketing que vão encher a sua loja física
1 – Renove a “imagem” da sua loja
É usual dizer-se que os olhos também “comem” e isso não podia ser mais verdade no que toca à fachada da sua loja.
De modo a destacar-se entre as outras lojas da rua ou centro comercial, procure adequar a montra e os painéis publicitários ao produto/serviço que vende, mas fazê-lo de uma forma criativa e, sobretudo, “sem ruído”, isto é, sem que os produtos estejam amontoados e o cartaz publicitário tenha demasiada informação.
Se possível, aposte em meios digitais para promover mensagens atrativas e faça o display dos produtos de uma forma atrativa.
2 – Meios de pagamento diversificados e alinhados com as necessidades do cliente
Com o avanço das tecnologias digitais, os hábitos de consumo sofreram alterações profundas, não só na forma como se compra, mas também no modo como se paga.
Com o comércio eletrónico a inaugurar uma era de compras e vendas mais rápidas e confortáveis, os consumidores esperam encontrar nas lojas físicas o mesmo tipo de serviço que nas lojas online.
No que toca às soluções de pagamento, basta olharmos com atenção para o mais recente relatório REDUNIQ Insights para percebermos isso mesmo.
De acordo com este documento, por exemplo, os pagamentos contactless representavam, no final do ano passado, 75% de todas as transações realizadas nos sistemas de pagamento REDUNIQ, mais 9% do que aquilo que se registava em 2021 e mais 59% do que em 2019.
Isto, consequentemente, leva a uma preocupação maior com os meios de pagamento, para que estejam alinhados com estes novos hábitos providenciando uma melhor qualidade de serviço e, como tal, um poder de atração sobre novos clientes ainda maior.
Para o ajudar nesta tarefa, a REDUNIQ oferece-lhe uma vasta e diversificada gama de terminais de pagamento automático (TPA) que, além do contactless, disponibilizam-lhe uma série de funcionalidades que tornam a sua atividade não só mais móvel e digital, como também mais rentável, já que as vendas e o valor médio de cada compra aumentam.
Entre estes terminais temos:
- o TPA Android – REDUNIQ Smart que, além de permitir que um supermercado, loja, restaurante ou outro tipo de negócio, aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais;
- o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App, no seu smartphone.
No caso desta solução inovadora desenvolvida pela REDUNIQ, marca especialista na criação de soluções de pagamento em físico e online, de forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e de instalar a aplicação REDUNIQ Soft no smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por Contactless / NFC ou pagamentos por QR Code.
3 – Aproveitar o potencial publicitário das redes sociais
Pelo elevado número de utilizadores das redes sociais, estas afiguram-se como uma excelente forma de ampliar a voz e imagem da sua loja, fazendo chegar a mensagem a um maior número de potenciais clientes.
Neste sentido, procure abrir uma página numa ou mais redes sociais recheando-a com conteúdo interessante e interagindo regularmente com os utilizadores, dando-lhes a conhecer o seu produto/serviço e promovendo promoções e ações de marketing.
Para além disso, redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o Twitter permitem-lhe comprar publicidade (os Ads) e promover publicações, levando o nome da sua loja mais longe e aumentando as suas vendas.
4 – Os melhores produtos devem ficar sempre visíveis
Outra das ações de marketing para atrair clientes que deve adoptar passa por fazer uma rotação diária dos produtos que coloca na montra tendo o cuidado para que apresente os melhores.
Isto baseia-se na ideia de que o olhar dos consumidores para mais rapidamente num produto que percepciona como novo.
5 – Pondere utilizar códigos QR
Utilize códigos QR nos produtos expostos na montra que redirecionem o cliente para um site ou micro-site de vendas online da sua loja.
Para além de empoderar o cliente, isto pode ser um excelente auxiliar de vendas a qualquer hora do dia, mesmo quando a loja está fechada.
6 – Promova programas de fidelização
Conseguir que um cliente compre algo na sua loja pela primeira vez é óptimo, mas se este voltar é ainda melhor.
Para que isso aconteça, promova programas de fidelização que ofereçam descontos em função do número de compras que o cliente faça através de, por exemplo, um cartão de compras.
Por exemplo, após 200 euros gastos na loja, o cliente pode ter acesso a artigos a metade do preço ou a um voucher para gastar num produto especifico.
7 – Faça promoções
Nesta lista de técnicas de marketing para atrair clientes para a sua loja física não podiam faltar as promoções.
Se, em Portugal, há algo que consiga atrair mais clientes para a sua loja física são os descontos e promoções.
Seja para escoar stocks ou para lançar um novo produto no mercado, abdique de uma parte da sua margem de lucro para entrar no coração e mente dos clientes, a curto-médio prazo isto fará com que mais pessoas visitem a sua loja e ganhe mais clientes.