Telecomunicações para Empresas: como escolher a opção certa para o seu negócio?

Num mundo globalizado e cada vez mais digital, a incapacidade de criar vias de comunicação seguras e rápidas com parceiros internacionais ou uma simples venda online seriam algo impossível sem um serviço de telecomunicações para empresas, que ofereça as ferramentas necessárias para uma gestão mais simples e assertiva do seu negócio e, consequentemente, poderem crescer.

Porque é que as telecomunicações são essenciais para o sucesso das empresas?

É fácil perceber que, sem um serviço de telecomunicações fiável, rápido e seguro, uma empresa terá uma dificuldade extrema em concretizar coisas tão simples como manter uma negociação com fornecedores de outro ponto de Portugal ou do mundo, fazer a gestão diária da atividade ou, em plena era do teletrabalho, permitir que os seus colaboradores consigam trabalhar a partir de suas casas e terem acesso a documentos importantes depositados na cloud.

Falamos, essencialmente, de uma boa conectividade digital, mas a importância das telecomunicações para uma empresa estende-se, de igual modo, às comunicações móveis, às linhas telefónicas internas que permitem aos negócios gerir as solicitações de clientes e fornecedores de forma mais flexível e até aos pagamentos que, na atualidade, são cada vez mais digitais e integrados.

Por exemplo, se um negócio faz, simultaneamente, vendas online e presenciais e, para o conseguir, utiliza meios de pagamento online da REDUNIQ ou um TPA REDUNIQ Soft, uma boa ligação à Internet será crucial para o seu regular funcionamento, ainda que, no caso dos terminais de pagamento automático, a gestão possa ser realizada offline.

Importa ainda referir que, uma grande parte das empresas nacionais, trabalha constantemente com comerciais e outros operacionais na rua, profissionais que vão necessitar de redes de Internet e comunicações telefónicas móveis que tornem a sua atividade não só possível, como mais simples.

Estas e muitas outras dimensões confluem para tornarem os serviços de telecomunicações tão importantes para uma empresa que se queira de sucesso.

Fatores-chave a considerar na escolha de um serviço de telecomunicações para empresas

Se a sua empresa está a pensar em mudar de operadora de telecomunicações ou acabou de criar um negócio e precisa deste tipo de serviço, tome nota destes fatores-chave a considerar na escolha:

Ligação à Internet: fibra, cabo ou satélite?

Apesar da vasta seleção de opções à sua disposição, é importante sublinhar que o cabo é uma alternativa que apresenta uma cobertura sobre todo o território nacional, porém, a sua velocidade de download e upload é lenta e uma qualquer catástrofe natural pode inutilizá-la durante horas.

Resta o satélite e aquela que é um dos baluartes da tecnologia nacional: a fibra.

No momento, a fibra oferece-lhe velocidades de transmissão de dados ultrarrápida em quase todo o país e uma excelente conectividade independentemente do número de trabalhadores que tem de conectar.

Quanto ao satélite, a velocidade (até 40 Mbps) é mais rápida do que o cabo, mas os preços praticados podem não compensar o investimento.

Número de pessoas que vão utilizar a rede

O número de pessoas que será necessário conectar na sua empresa e o tipo de tarefas por elas realizadas, são fatores determinantes na escolha da velocidade contratada.

Por norma, recomenda-se que um serviço de telecomunicações para pequenas empresas tenha, no mínimo, 200 Mbps contratados, velocidade de Internet que permite que a sua equipa desenvolva todos os tipos de tarefas, desde videochamadas, transferência de ficheiros, edição de imagem e vídeo ou pesquisas online.

Em empresas de maior dimensão, a velocidade recomendada passa para 500Mbps ou 1Gbps.

De referir que estas velocidades podem ser alcançadas em trabalho desenvolvido no computador, tablet ou smartphone.

Extenders incluídos?

Dependendo da dimensão da sua empresa, poderá necessitar de extenders para expandir o sinal de Wi-Fi a todo o edifício.

Note, no entanto, que alguns pacotes de telecomunicações para negócios não incluem estes extenders, o que poderá elevar os custos.

Apoio ao cliente

O apoio ao cliente é um fator crucial na escolha do pacote de telecomunicações para o seu negócio.

Apesar de muitos serviços lhe oferecerem bons preços e alta conectividade, se algo falha e é necessária uma rápida resolução do problema, irá ter que esperar horas pelo serviço de reparação ou encontrar um apoio ao cliente limitado aos dias e horas de serviço.

Opções de telecomunicações: qual é a mais adequada para a sua empresa?

Depois da liberalização do mercado das telecomunicações e do fim da Portugal Telecom, algumas operadoras foram desaparecendo, outras foram adquiridas e outras, como a Digi, entraram para agitarem as águas.

Com a Digi a dinamitar o mercado de telecomunicações dedicado aos clientes domésticos, a oferta empresarial está, no momento, restrita à:

  • NOS;
  • MEO;
  • Vodafone;
  • Nowo

Além de soluções de telecomunicações, estas operadoras fornecem-lhe, ainda, serviços integrados de TI e a oportunidade de personalizar a escolha.

Apesar de, numa rápida pesquisa nos sites destas operadoras nos relevar uma oferta muito similar entre si, quando não mesmo exatamente igual, é importante ter em conta que os preços, a cobertura de Internet e a qualidade do serviço poderão não ser os mesmos.

Para ajudá-lo na tarefa de decidir qual o melhor serviço e operadora para a sua empresa, aconselhamos a que esteja atento aos fatores-chave que lhe deixamos ao longo deste artigo e utilize os simuladores online da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) ou da DECO para descobrir os melhores tarifários.