De acordo com a Pordata, existem em Portugal cerca de um milhão e meio de PMEs (Pequenas e Médias Empresas), número que faz desta tipologia de empresa fulcral no funcionamento da economia nacional.
Menor dimensão corresponde, grosso modo, a um menor número de clientes e uma reduzida faturação quando em comparação com as grandes empresas da nossa praça, contudo, tal não implica que as suas necessidades são de desprezar ou minimizar, já que destas empresas depende a maior parte da população portuguesa.
Entre essas necessidades estão as soluções de pagamento, algo essencial num momento em que os hábitos dos consumidores estão a mudar e a tornarem-se mais digitais.
A importância dos pagamentos digitais para pequenos negócios
Regra geral, a baixa faturação e as reduzidas capacidades financeiras para procederem a investimentos faz com que os pequenos negócios necessitem de métodos de pagamento ágeis, simples e, sobretudo, de baixo custo.
Estas são razões mais do que suficientes para que este tipo de negócio opte, ou deva optar, por pagamentos digitais, especialmente agora que já é possível encontrarmos no mercado terminais de pagamento que, além de não terem anuidade e dispensarem o pagamento de comissões, permitem ter acesso aos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores e adaptam-se à própria natureza da empresa.
Na REDUNIQ, por exemplo, os pequenos negócios encontram o REDUNIQ Easy, um terminal com uma mensalidade de acordo com a faturação dos negócios, especialmente concebido para empresas com uma faturação reduzida e/ou que só operem de forma sazonal, e que não apresenta qualquer período de fidelização, receita mínima ou pagamento de comissões.
Com este terminal de pagamento sem taxas, o negócio pode ainda beneficiar de pagamentos cashless simplificados, através de PIN ou Contactless com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, MB WAY e da funcionalidade DCC – Conversão de Moeda que lhe vai permitir receber pagamentos na moeda de origem do cliente de forma simples.
Flexibilidade nos pagamentos: opções para atrair mais clientes
Na esteira do que acabamos de referir, a jornada de compra do cliente, mesmo em pequenos negócios, acabará por sair favorecida se a empresa colocar ao dispor dos consumidores uma gama de meios de pagamento que vão ao encontro dos seus hábitos de consumo.
Em Portugal, além dos pagamentos em numerário que, apesar da forte concorrência, continuam a ser maioritários, os pagamentos com cartão contactless, como regista o Banco de Portugal, as transferências imediatas e o MB WAY já correspondem a uma significativa percentagem dos pagamentos presenciais.
A estes, é importante não descurar o apetite dos portugueses pelas carteiras digitais que, pouco a pouco, vão fazendo o seu caminho como opção válida de pagamento para muitos consumidores.
Assim, não só para atrair mais clientes, mas também para aumentar o volume de vendas, torna-se cada vez mais importante que um pequeno negócio aposte em métodos de pagamento que lhe permita açambarcar um maior número de meios de pagamento, incluindo carteiras digitais para negócios locais e nacionais.
Esse é o caso do terminal Android REDUNIQ Smart e da app REDUNIQ Soft, que permitem aceitar:
- REDUNIQ Smart – pagamentos com cartão, por Contactless, PIN, MB WAY, QR Code, Google Pay, Apple Pay e a integração de aplicações que serão a chave de entrada no universo Parcela Já com UNICRE;
- REDUNIQ Soft – pagamentos com cartões nacionais e das principais marcas internacionais, com Contactless, chip, MB WAY, Apple Pay e Google Pay.
De sublinhar que a solução REDUNIQ Soft consiste, na prática, numa aplicação que, uma vez integrada no smartphone da empresa o transforma num verdadeiro terminal de pagamento capaz de aceitar transações em qualquer hora ou local favorecendo, assim, a inovação em pagamentos digitais e mobilidade do negócio.
A mobilidade é, sem dúvida, uma das tendências atuais no domínio dos pagamentos, mas será que isso se vai manter em 2025? É o que veremos já de seguida.
Inovações em métodos de pagamento: o que esperar em 2025?
Entre as tendências de pagamento para 2025, podemos esperar:
-
Pagamentos parcelados
Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, com o Brasil, os EUA e a China à cabeça, já utilizam, regularmente, o parcelamento de pagamentos nas suas compras diárias e as estimativas dizem-nos que esse número vai aumentar.
Segundo a consultora Fortune Business Insights, espera-se que esta funcionalidade que permite aos consumidores comprarem o que necessitam e pagarem em prestações sem juros, gere algo como 37,19 mil milhões de dólares este ano e registe um crescimento médio de 18 mil milhões de euros em 2025.
Ao contrário do que acontecia até ao início de 2024, Portugal vai poder contribuir para este número graças à solução Parcela Já com UNICRE, em que os negócios vão poder oferecer aos seus clientes o parcelamento do pagamento das suas compras entre 2 a 6 prestações sem juros, mas receberem, de imediato, o valor total da compra.
Esta solução de pagamentos parcelados para todo o tipo de negócios é extremamente interessante, uma vez que promove a confiança e aproxima a empresa dos seus clientes.
-
Aumento do peso dos pagamentos contactless na faturação e volume de transações dos negócios
Para percebermos tendências futuras, é aconselhável olharmos para a evolução que determinados métodos de pagamento experienciaram ao longo dos últimos. Os pagamentos contactless são um exemplo paradigmático disso mesmo.
Com a democratização do acesso a meios de pagamento sem contacto pelos consumidores e, há que dizê-lo, pela ação do Banco de Portugal a exigir que, a partir de 2022, todos os cartões bancários emitidos tenham a funcionalidade contactless instalada e os negócios tenham, pelo menos, um terminal de pagamentos (TPA) capaz de aceitar este tipo de pagamentos, a tecnologia contactless tem-se afirmado como a verdadeira alternativa aos pagamentos em numerário.
Apesar de não existirem dados em relação a 2024, o Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de Portugal relativo ao ano de 2023 revela-nos que, dos 11,6 milhões de pagamentos diários realizados no Retalho, 53% deles foi efetuado com recurso a cartões contactless, um crescimento de 31,1% em quantidade e 32,7% em valor quando comparado com 2022.
Para se ter noção da dimensão da evolução deste meio de pagamento, sublinhe-se que, em 2019, os pagamentos contactless representavam apenas 8% das transações no Retalho.
Face a estes dados, é seguro afirmarmos que os pagamentos contactless para 2025 vão bater novos recordes e dar azo à criação de terminais de pagamento ainda mais digitais e móveis, como o caso do REDUNIQ Soft que, como vimos, uma aplicação que transforma o smartphone do retalhista num verdadeiro POS.
-
Euro Digital
Para além de tudo o que já conhecemos sobre as criptomoedas e a sua influência no mundo dos pagamentos, 2025 trará uma novidade de monta para países, como Portugal, que utilizam o Euro: o lançamento da fase piloto pública do Euro Digital, moeda única digital que promete revolucionar a forma como se paga e se aceita pagamentos na Zona Euro.
-
Biometria
Até agora, a tecnologia biométrica tem servido, sobretudo, para a autenticação da identidade no acesso a determinadas tecnologias ou espaços físicos.
Em 2025 isso pode mudar, uma vez que a segurança e conveniência oferecidas pela biometria se torne uma forma popular de pagamento.
Quer seja através da impressão digital, quer seja através de reconhecimento facial, a biometria deve entrar em força no universo das tecnologias de pagamento no comércio.
Como preparar o seu negócio para as tendências de pagamento em 2025?
Face às tendências de consumo atuais, o melhor conselho que podemos dar a um pequeno negócio é que, em primeiro lugar, perceba quais são as suas necessidades e perspetivas realistas de crescimento.
Após essa análise, é importante que analise a sua faturação e procure perceber de onde vem e que tipo de meios de pagamento os seus clientes mais utilizam.
Com estes dados em cima da mesa, procure um TPA que lhe permita encaixar as preferências dos seus clientes com o ticket médio (valor médio gasto em cada compra) e o nível de faturação que pretende alcançar.
Por fim, faça a comparação entre todos estes dados e procure nas nossas opções de pagamento físico ou de pagamento online a solução que melhor se encaixa na natureza do seu negócio e no perfil do seu cliente.