Os últimos dois anos foram pródigos em mudanças acentuadas numa série de dinâmicas no dia-a-dia de todos nós.
Umas das mais prementes foram, sem sombra de dúvidas, o crescimento do comércio eletrónico, o famoso E-Commerce, que, com o auxílio das redes sociais e dos marketplaces que nelas abundam, tiveram um impacto tremendo na alteração dos hábitos de consumo dos portugueses e na estruturação das estratégias de venda dos negócios.
85% da população portuguesa utiliza a internet com regularidade
Estima o relatório “Digital 2022: Portugal” que, em 2022, 85% da população portuguesa seja utilizadora regular de Internet (+2,9% do que no ano anterior) dos quais 80% (+9% do que em 2021) têm conta em redes sociais, ainda que a percentagem peque por excesso, uma vez que muitos utilizadores acabam por ter mais do que uma conta registada.
Ligando-se à Internet preferencialmente através do telemóvel (93,75%) ou via computador pessoal (83,9%), os internautas portugueses gastam, em média, 2h30 do seu tempo a navegarem nas suas contas nas redes sociais para se manterem em contacto com familiares e amigos, lerem notícias ou pesquisarem por marcas e produtos nos marketplaces.
Neste último ponto, é importante sublinhar que 47,9% dos utilizadores de redes sociais optam por procurar “informação sobre marcas ou produtos” nas suas pesquisas e 33% “seguem marcas a quem já compraram algum produto”, informações que ajudam a reiterar a importância da Internet e, particularmente, das redes sociais enquanto canais de promoção e venda de serviços e produtos excepcional para os negócios.
Fatores que impulsionam as compras em Portugal
Entregas, descontos e pagamentos
A extraordinária capacidade de alcançar um público mais alargado e as ferramentas que são colocadas ao serviço dos negócios pelas redes sociais simplificam e amplificam o ato de compra e captam consumidores.
No entanto para fidelizar clientes e aumentar o número de vendas no competitivo mundo online é necessário um olhar demorado sobre as necessidade e desejos dos internautas.
De acordo com o “Digital 2022: Portugal”,
- as entregas gratuitas (74,5%);
- os cupões de desconto (49,9%);
- o checkout simplificado (39,2%)
Outros factores com menor expressão estatística, como:
- a facilidade na devolução;
- a entrega no dia seguinte;
- a classificação do vendedor ou loja;
- comentários de outros consumidores nas redes sociais.
Tudo isto são fatores que os “e-shoppers” portugueses privilegiam na hora de escolherem um serviço ou loja online onde efetuarem uma compra.
Investir para fidelizar
Ao investimento em publicidade (Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo), estes dados indicam a necessidade dos negócios online com presença nas redes sociais criarem e prosseguirem estratégias de marketing (marketing de influência, e-mail marketing, cupões de desconto, etc.) que não só mantenham os clientes e potenciais clientes informados sobre as novidades que a loja online ou a página de venda num marketplace tem para oferecer.
Se a novidade ajuda a vender, como se vê pelos resultados do estudo, os consumidores 4.0 apreciam fortemente a comodidade.
Isso reflete-se na necessidade de os negócios online estabelecerem parcerias com serviços de entrega credíveis e confiáveis ou, em alternativa, estruturarem serviços de entrega próprios que entreguem os produtos aos clientes no espaço de um ou dois dias úteis e, sempre que possível de forma totalmente gratuita.
Isto ajudará o negócio não só a fidelizar clientes, como a conquistar novos ganhando vantagem sobre a concorrência.
Vender mais e conquistar mais clientes é um trabalho que nunca estará completo sem uma atenção especial aos pagamentos online que se colocam ao serviço dos clientes.
Processo de checkout simplificado
O desejo de um checkout simplificado liga-se, umbilicalmente, a esta necessidade.
Pois existem processos de checkout (finalização da compra com o pagamento) lentos e com meios de pagamento desfasados dos hábitos de pagamento dos portugueses e desadaptados à plataforma onde estão os negócios (site profissional ou marketplace de uma rede social) que levam, quase inevitavelmente, ao abandono do carrinho de compras e, consequentemente, à perda de um cliente para aquela marca ou empresa em particular.
Soluções de pagamento flexíveis
De forma a responder a estas necessidades relacionadas com os pagamentos online e simplificação do checkout, a REDUNIQ coloca em campo duas soluções que tornam a vida de quem vende online mais simples e proveitosa.
A primeira delas chama-se REDUNIQ@Payments e, na prática, é uma solução “chave na mão” criada a pensar nos negócios que operam, sobretudo, em marketplaces e redes sociais, isto é, vendam online sem site.
De forma intuitiva e sem necessidade de integração, o REDUNIQ@Payments permite aceitar, de forma simples e rápida, pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY e com cartões Visa e Mastercard.
Em termos operacionais, de forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio pode cobrar por link de pagamento, isto é, criando um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente.
Quando o cliente recebe esta ordem de pagamento por link, este só tem de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o retalhista digital não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.
Já no caso de se tratar de uma loja online profissional com site próprio, a REDUNIQ oferece a solução de pagamento REDUNIQ E-Commerce.
Uma solução de simples integração na plataforma de venda que permite que o negócio aceite pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, sem custos de adesão nem mensalidade.