Vantagens de aceitar e ter cartão de crédito na sua empresa


Independentemente do tamanho de uma empresa, a boa gestão das despesas profissionais, a agilização dos processos de compra e a satisfação dos clientes são elementos fundamentais. Conseguir equilibrar estas três vertentes nem sempre é fácil, mas o cartão de crédito pode dar uma preciosa ajuda.

Não são apenas as vantagens, as quais explicaremos mais à frente, que o justificam. Os números relativos às transações com cartões de crédito com tecnologia Contactless integrada e à adesão a soluções que privilegiam a adoção de TPA Contactless (terminais de pagamento automático com Contactless) têm crescido de forma exponencial nos últimos cinco meses.

De acordo com a REDUNIQ Insights, o peso dos pagamentos Contactless na faturação das empresas representava 13% do bolo total (+8% do que no período homólogo de 2019) em março deste ano, enquanto em julho, os números revelavam que a percentagem já tinha subido para os 26% (+20% do que em igual período de 2019). O mesmo aconteceu com o valor médio gasto em cada compra (ticket médio). Em janeiro, este indicador económico situava-se nos 14,46 euros, mais de 6 euros menos do que o valor registado em julho deste ano (dados até dia 18) que se cifrava nos 20, 75 euros. Neste caso, não será alheia a decisão de aumentar o valor máximo por transação através de um cartão Contactless de 20€ para 50€ sem que para isso seja necessário inserir o PIN no terminal de pagamento automático – TPA físico ou móvel.

Se a isto somarmos a comodidade, a rapidez e a higiene com que os pagamentos com cartão de crédito com Contactless se efetuam, encontramos a justificação para que a faturação das empresas de áreas tão diversas como a Restauração, as Farmácias, os Cabeleireiros ou a Decoração através desta tecnologia tenham crescido, em média, 30 pontos percentuais nos últimos meses.

Este aumento do peso do Contactless na faturação dos negócios portugueses ganha ainda maior importância quando se percebe que a faturação global das empresas ultrapassou, na segunda e terceira semanas de julho, os valores pré-pandemia estabelecendo uma conexão entre as transações “sem contacto”, ticket médio gerado e a recuperação financeira dos agentes económicos.

Vantagens de aceitar cartão de crédito

Do mesmo modo que os hábitos de consumo e os meios de pagamento adoptados pelos portugueses estão a modificar-se rapidamente, a transição tecnológica exigida às empresas para acompanhar estas mudanças está a processar-se a um ritmo elevado.

A adopção de um terminal de pagamento automático com tecnologia Contactless para a aceitação de pagamentos com cartão (ou smartphone ou wearables) Contactless e os ganhos em faturação, gestão e serviço ao cliente que daí advêm para o negócio são o catalisador de tudo isto.

Neste sentido, a REDUNIQ coloca à disposição das empresas uma solução TPA de última geração, isenta de custos de adesão e de fidelização e com um importante aporte de segurança, uma vez que a REDUNIQ é a única entidade em Portugal com a certificação PCI DSS, o que garante a confidencialidade e integridade dos dados e certifica que todo o processo de pagamento é verdadeiramente seguro em todas as suas dimensões.

Além de aceitar transações com cartões dos principais sistemas de pagamento internacionais, este TPA Contactless da REDUNIQ dá às empresas a oportunidade de uma gestão de pagamentos mais eficiente, através da integração do terminal de pagamentos com os principais softwares de faturação, tornando o processo de aceitação de cartões mais rápido e seguro, transações médias mais elevadas e a garantia de que o pagamento se realmente se efetua.

Se a empresa trabalha e/ou quer captar clientes estrangeiros, este terminal permite aos clientes escolher pagar por cartão (Visa ou Mastercard) na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura através do DCC – Conversão de Moeda. Este serviço pode, ainda, resultar em ganhos adicionais para o negócio pois prevê a entrega de incentivos financeiros mediante o volume de faturação convertida.

Como vemos colocar à disposição do cliente meios técnicos que permitam aceitar pagamentos com cartões de crédito, especialmente com Contactless, traz às empresas grandes vantagens não só no serviço que presta a um cliente que exige cada vez mais rapidez e segurança no ato de pagamento, como daí pode recolher ganhos na sua faturação e gestão dos processos contabilísticos e operacionais.

Vantagens de ter cartão de crédito

O cartão de crédito para empresas trata-se de um produto elaborado especialmente para empresas que tem, basicamente, as mesmas funções de um cartão de crédito e débito para particulares, mas com características específicas para atender às necessidades das organizações como pagamento de combustíveis, prémios, adiantamentos, viagens corporativas, etc.

Se as empresas colhem vantagens em aceitar cartões de crédito, o contrário não é menos frutuoso. Controlar, organizar e gerir as despesas profissionais com comodidade e segurança são algumas delas, mas não as únicas como veremos de seguida.

  • Centralização de contas:

A gestão financeira de uma empresa não é das tarefas mais fáceis, mas ainda pode ser mais complicada complicar se as despesas do negócio estiverem espalhadas entre diversas contas e cartões de crédito. Nesse sentido, o uso do cartão empresarial tem como objetivo simplificar a vida das empresas centralizando os gastos num único lugar.

  • Aumento do controlo do fluxo de caixa:

Por estar vinculado a apenas uma conta, torna-se mais simples fazer o pagamento de despesas e a análise de dados, o que se traduz em economia de tempo para os colaboradores e clareza sobre os recursos disponíveis na caixa. Além de facilitar o controlo e optimizar o fluxo de caixa, o cartão de crédito empresarial garante que as despesas da empresa passam a vencer em data programada.

  • Melhor planeamento financeiro:

O cartão de crédito empresarial permite gerir com maior precisão para onde vão os investimentos nos diversos domínios do negócio. Além de uma melhor operacionalidade, o acesso ao histórico de dados também melhora significativamente em termos de clareza e confiabilidade, o que facilita as previsões.

  • Flexibilidade no método de pagamento:

Juntamente com a função de crédito, a maioria dos cartões empresariais disponibiliza igualmente a função de débito. Desse modo, é possível utilizá-lo da forma que proporciona mais benefícios à empresa como, por exemplo, decidir quais os gastos que serão pagos à vista e quais podem ser parcelados. Além disso, os cartões empresariais não se limitam às funções de crédito e débito. Podem ser contratados para pagamentos relativos à frota ou para prémios, por exemplo.

  • Caracterização das despesas:

O registo das despesas pagas com o cartão de crédito empresarial também aumenta a segurança jurídica para a empresa. Isso porque não é possível alegar que uma despesa de alimentação paga em viagem de trabalho, por exemplo, deva ser incorporada como salário.

Enquanto, no universo da aceitação de cartões de crédito a REDUNIQ oferece uma solução de TPA Contactless que maximiza os ganhos e minimiza as despesas, o Unibanco faz o mesmo, mas do lado dos cartões de crédito para empresas.

Tome-se por exemplo o cartão de crédito Unibanco Business Classic que ajuda as empresas a reduzir os custos administrativos, separar as despesas pessoais e profissionais e a obter crédito sem juros de 20 a 50 dias com comodidade e segurança.

Para além destas vantagens, o Business Classic vem com tecnologia Contactless integrada, seguro de viagem, proteção contra roubo e dá acesso ao Portal Gestão de Empresas onde entre outras opções, as empresas podem controlar o número e os limites de utilização de cada cartão, controlar as despesas consolidadas da empresa e de cada colaborador, detetar em tempo real situações irregulares, consultar os setores de atividade e fornecedores mais utilizados e pedir alterações no limite de utilização.

No âmbito da sua política de digitalização dos serviços ao cliente, o Unibanco permite que as empresas já possam aderir a este cartão de crédito online, reduzindo as inconveniências das deslocações a um balcão físico e as resmas de papel.