Wine & Gastro Bar - como as soluções da REDUNIQ ajudam no dia-a-dia?

Desde o início do século XXI, temos vindo a assistir a uma rápida mudança nos hábitos dos consumidores, movimento que se acentuou e aprofundou nos últimos dois anos devido à pandemia.

Há, sobretudo, da parte do consumidor uma preocupação em priorizar a experiência, não só no que à qualidade do produto diz respeito, mas também um olhar especial e atento ao serviço de atendimento e, em particular, aos métodos de pagamento que se colocam ao serviço dos clientes.

Tágide Wine & Gastro Bar – um novo conceito de Gastro e Tapas Bar

Isto acabou por acontecer, com o Tágide Wine & Gastro Bar. Falando sobre o novo conceito de Gastro e Tapas Bar, temos numa entrevista ao responsável do novo espaço, o que está por detrás da criação do Wine & Gastro Bar, bem como a sua opinião sobre as maiores dificuldades que o setor atravessa e as expetativas relativamente ao turismo.

Como surgiu a ideia de criar um Wine & Gastro Bar?

“O Wine & Gastro Bar surge na sucessão do Tágide Wine & Tapas Bar. Com o mesmo conceito base, veio, no entanto, trazer inovação gastronómica ao restaurante, com petiscos de maior requinte e qualidade, que acompanham os produtos portugueses e internacionais sazonais, de modo a elevar a qualidade e experiência gastronómica deste novo nome.

A criação deste conceito de Gastro/Tapas Bar surge como resposta a uma procura dos clientes deste conceito. O Wine & Gastro Bar oferece então a mesma elevada qualidade gastronómica pela qual o Tágide é tão conhecido, da autoria do chef Luís Calixto, oferecendo ao cliente esta alternativa de um ambiente mais descontraído, que permite um desfrute calmo e sossegado da sua requintada refeição.

Localizado no mesmo sítio, redefinimos o conceito do espaço, que agora se chama Tágide Wine & Gastrobar. No lugar das tapas entraram petiscos mais gastronómicos, para provar com descontração.

Esta carta foi introduzida aquando da reabertura do espaço, na primavera, ao fim de dois anos de pausa, e é da autoria do chef Luís Calixto, que assume também a cozinha do Tágide (o restaurante clássico no piso de cima). Aqui, o chef mantém o foco nos produtos portugueses e sazonais, com recurso a pequenos produtores, e introduz, num prato ou outro, alguns toques asiáticos.

Igualmente profusa é a carta de vinhos, em constante atualização, e que privilegia colheitas de pequenos produtores e vinhos de baixa intervenção, com alguma predominância para a região do Douro. O Tágide Wine & Gastrobar mantém, de resto, o sistema Enomatic, que permite conservar e servir vinhos a copo com grande qualidade.

De terça a sábado ao almoço, existe um menu com prato, bebida e café pelo valor de €15,50.”

Quais as principais diferenças do Tágide e Gastro Bar?

“O Restaurante Tágide continua a ser um dos mais prestigiados restaurantes lisboetas. Trata-se de um emblemático restaurante situado no coração de Lisboa em pleno Chiado, possui uma das mais belas vistas sobre a cidade e rio Tejo.

A Tágide surpreende-nos pelas iguarias da sua cozinha de raiz portuguesa e influências internacionais, com um serviço requintado num ambiente único.

No mesmo edifício do restaurante Tágide, no piso inferior, este Wine & Tapas Bar é um espaço informal e descontraído onde pode desfrutar de uma seleção de petiscos gastronómicos, mas com um toque gourmet acompanhado com uma boa seleção de Vinhos.”

Quais as maiores dificuldades que o setor da restauração atravessa?

“Vivemos um momento de carência de mão-de-obra qualificada para trabalhar no sector da Restauração e esse é um dos maiores desafios do sector, em geral.

A Carência de mão-de-obra qualificada, a necessidade de formação, exigência e desgaste da profissão e dignificação da profissão, são os três grandes desafios que se identifica para o setor da Restauração.

O desafio da Formação: É um sector que exige formação contínua e diária, e esta tem que ser assegurada por cada empresa.

O desafio da exigência e desgaste da profissão: trata-se, provavelmente dos sectores mais intensos e exigentes, na medida em que implica, de uma forma geral, muitas horas em pé, com um elevado nível de concentração e foco, elevados níveis de pressão e stress. Estes factores levam a uma elevada taxa de rotatividade, acompanhada de uma grande dificuldade de atracção e retenção de pessoas.

O desafio da dignificação da profissão: é uma preocupação e prioridade do sector trabalhar a atração e retenção. O caminho a percorrer passa por mudar a perceção que as pessoas têm da profissão: atender clientes e cozinhar bem exige muita formação, treino e propósito.”

Quais as expetativas relativamente ao turismo?

“Segundo as contas do World Travel & Tourism Council (WTTC), o turismo em Portugal poderá ultrapassar os números obtidos em 2019 já em 2023, liderando, assim, a recuperação da economia nacional que deverá crescer 4,8%. Para 2022 e depois de dois anos “devastadores para o setor”, Portugal revela uma “forte recuperação”.

No entanto os estudos recentes apontam para a possibilidade de algumas mudanças de hábitos e preferências dos viajantes possam ser mais duradouras. Isto, conjuntamente com o período de escassez de mão-de-obra, pressões inflacionistas e tensões geopolíticas, poderá moderar a recuperação do setor.”

Como as soluções de pagamento da REDUNIQ ajudam no dia-a-dia?

Nascido no momento em que, o turismo em Portugal poderá ultrapassar os números obtidos em 2019 já em 2023, como referido anteriormente pelo responsável, o Wine & Gastro Bar decidiu enfrentar o que estudos recentes a apontam com a ajuda da REDUNIQ e dos seus métodos de pagamento inovadores que estão perfeitamente alinhados com os novos hábitos de consumo.

Esse é o caso do TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que este espaço de restauração aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxilia o negócio e lhe permite ser totalmente móvel e digital.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.

Aliás, o responsável em resposta à pergunta,

Porque escolheu a REDUNIQ como parceiro na área dos pagamentos e como ajuda o negócio?

Refere,

“a REDUNIQ é o parceiro ideal para empresas que procuram evoluir constantemente, ter soluções que se adequem às necessidades do setor, onde está presente na era dos pagamentos digitais, com pagamentos com cartão, smartphone, contactless oferecendo soluções de pagamento inteligentes e flexíveis para o negócio, funcionando 24horas / 365 dias ano”.